TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrador Iv: Projeto Empresa Grupo

Por:   •  28/3/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE SANTO AMARO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Ana Paula Miranda RA: 4122071

PROJETO INTEGRADOR IV: PROJETO EMPRESA GRUPO BIG

São Paulo

2023

     

Ana Paula Miranda RA 4122071

PROJETO INTEGRADOR IV: PROJETO EMPRESA GRUPO BIG

Projeto integrador apresentado ao curso de Ciências Contábeis da Universidade Santo Amaro.

Orientador: Rubens Feitosa de Souza

        

São Paulo

 2023

O presente projeto integrador, discorre sobre o projeto empresa, onde a organização selecionada, foi o Grupo Big, antigo Walmart. E pelo projeto integrador ser voltado para a área de ciência contábeis, merece uma atenção especial em relação a sua execução. E para isso, apresentou-se como objetivo geral, analisar o Grupo Big, define-se como objetivos específicos, apresentar a empresa, abordar as estratégias financeiras e direcionadores de valor, salientar os resultados e informar o parecer da situação da empresa. E fazendo uso da pesquisa de campo, consultando informações da própria empresa selecionada, para tornar possível a elaboração do projeto integrador.

Palavras-chaves: Projeto. Empresa. Grupo Big.

  1. INTRODUÇÃO        5
  2. DESENVOLVIMENTO        5
  1. Apresentação da empresa        5
  2. Setor de atuação da empresa        6
  3. Estratégias financeiras e direcionadores de valor        6
  4. Resultados da empresa        7
  5. Parecer sobre a situação da empresa        7
  1. CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8

  1. INTRODUÇÃO

Para a elaboração do Projeto Integrado IV: Projeto Empresa,, selecionou-se o Grupo Big, antigo Walmart, detalhando as particularidades da rede varejista de grande porte, com presença em diversos países, somente no brasil há 550 unidades e 50 mil funcionários em 18 estados.

E tem-se como objetivo geral, analisar o Grupo Big, define-se como objetivos específicos, apresentar a empresa, abordar as estratégias financeiras e direcionadores de valor, salientar os resultados e informar o parecer da situação da empresa, adotando o estudo de caso como metodologia utilizada.

Quanto a estrutura do artigo, estipula-se 3 capítulos para sua elaboração, onde após o capítulo referente a introdução, tem-se o segundo capítulo tratando do desenvolvimento, mostrando suas particularidades da empresa selecionada, enquanto, o terceiro capítulo trata da conclusão do projeto.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Apresentação da empresa

O Walmart, foi fundado em 1962, por Sam Walton e iniciou suas atividades em 1995 no Brasil. E conta com lojas espalhadas por 186 municípios e centros de distribuição. Atualmente, a empresa é chamada de grupo Big e tem com denominação e forma de constituição, a sociedade limitada (LTDA).

Durante seus anos de atuação a empresa varejista lançou sua própria marca, tem uma rede de farmácia, comprou outros mercados, criou o Instituto Walmart, passou a atuar no e-commerce, recebeu o Selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, devido seu criterioso monitoramento das carnes além de disponibilizar desde produtos alimentícios até eletrônicos e eletrodomésticos.

É classificada como uma empresa de grande porte, que 556 lojas espalhadas por 186 municípios e 16 centros de distribuição. Sendo 118 hipermercados, 100

supermercados, 45 atacadistas, 31 clubes de compras, 118 mercados de bairro, 131 farmácias e 13 postos, empregando mais de 50 mil colaboradores.

Entre os colaboradores   da   rede,   observa-se   os   mais   variados   perfil

relacionados a força de trabalho, onde tem-se desde colaboradores com ensino médio completo, estagiários de ensino superior, especialistas pós-graduados, até doutores em seus cargos, preenchendo toda a hierarquia, do topo (alta gerência) a base (atividades operacionais)

  1. Setor de atuação da empresa

A empresa é uma varejista do país, composta por diversas unidades e trabalha com bandeiras em outros formatos, onde sua atuação estende-se a hipermercados, supermercado, varejo, atacado e clube de compras.

  1. Estratégias financeiras e direcionadores de valor

Com relação as funções do setor financeiro e suas estratégias, é necessário observar o quadro a seguir, onde tem-se:

Quadro 1: Apresentação das estratégias financeiras e direcionadores de valor.

Estratégias financeiras

Objetivos estratégicos

Direcionadores de valor

Operacionais

Profissionais competentes, com formação adequada as necessidades operacionais

Gestão de pessoas

Financiamento

Estabelece metas baseadas nos dados, oportunidades e recursos disponíveis para a organização, buscando melhor o desempenho no mercado, aumentar o lucro, impulsionar as vendas e etc.

Planejamento financeiro

Investimento

Captar os investidores e apresentar as contas da organização, para que os mesmos avaliem e determinem se é adequado, investir naquele momento.

Relação com investidores

Fonte: Autor (2023).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (209.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com