TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR – EDUCAÇÃO: PROJETOS E VALORES

Por:   •  18/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.482 Palavras (18 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADES OPET

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

PROJETO INTEGRADOR 2ª PARTE – EDUCAÇÃO: PROJETOS E VALORES

- NÍLSON JOSÉ MACHADO

CURITIBA

2015

CRISTIANA CONCEIÇÃO SEVERINO DOS SANTOS

DANIELA CRISTINA DANIEL ZACARIAS

LAILA DALAQUA EADI STRINGARI

MOSEANE RIBEIRO DA SILVA MORAES

RISONARA SILVA E SOUZA

RITA DE CÁSSIA MOREIRA ANDRADE

PROJETO INTEGRADOR – EDUCAÇÃO: PROJETOS E VALORES – NÍLSON JOSÉ MACHADO

Projeto Integrador do 3º semestre apresentado como requisito Parcial do Curso de Licenciatura em Pedagogia sob a orientação da Professora Cintia Cargnin Cavalheiro Ribas.

CURITIBA

2015

Sumário:

1. Introdução.................................................................................................................4

2. Leitura e análise fundamentada do livro: ¨Educação: projetos e valores¨- Nílson José Machado.

2.1 Alfabetização e Letramento através dos projetos..................................................5

2.2 Educação por projetos............................................................................................6

2.3 O uso da didática para formar futuros cidadãos.....................................................9

2.4 O brincar livre e o brincar dirigido.........................................................................11

2.5 Libras sua historia e suas conquistas na sociedade............................................13

3. Considerações Finais.............................................................................................16

4. Referências Bibliográficas......................................................................................17


Introdução:

O trabalho a seguir tem por objetivo um conhecimento mais aprofundado sobre a importância de projetar, bem como demonstrar os eficientes resultados através do trabalho por projetos no desenvolvimento cognitivo dos estudantes.
Cada ser humano é colocado no mundo com o objetivo de projetar sua vida, sonhar, traçar metas e por fim realizá-las. Desse modo cada ser humano deve ter um objetivo a ser alcançado, pois é natural do homem fazer projetos, pois é isso que nos motiva a viver dando sentido a vida. Desse modo, quando conseguimos atingir um objetivo, logo procuramos outro para alcançar e continuar vivendo.

Na educação, os projetos também são essenciais, pois queremos formar cidadãos críticos e de valores, capazes de defender seus ideais, fazer projetos, defini-los, etc. Dessa forma, precisamos “traçar caminhos” para fazer com que nossa meta seja alcançada.

Através do trabalho poderemos perceber como o professor deve proceder em suas aulas para fazer de seus alunos sujeitos do seu próprio conhecimento, levando em conta que organização do trabalho é fundamental para qualquer planejamento.

 Veremos a importância da LIBRAS e todas as mudanças que aconteceram no decorrer dos anos e através dessas mudanças qual foi o espaço alcançado pelos alunos surdos.

Os projetos também fazem parte na prática da alfabetização e o letramento influenciando em suas práticas conduzindo o aluno a aprender. Lembrando que o lúdico deve estar sempre presente nas práticas pedagógicas, pois é através dele que conseguiremos fazer com que as crianças se interessem pelas aulas que queremos lecionar e que tenhamos em mente a importância do brincar na vida dessas crianças.

Para termos uma sociedade de valores também se faz necessário uma educação de qualidade na qual a criança desde pequena saiba respeitar o próximo, reconhecendo-o como diferente de si e entendendo que as diferenças formam a sociedade. É fundamental que as crianças entendam também que ser diferente não significa ser melhor e nem pior do que ninguém, mas que com as diferenças podemos compartilhar conhecimentos.

2. Leitura e análise fundamentada do livro: ¨Educação: projetos e valores¨- Nílson José Machado.

2.1. Alfabetização e Letramento através dos projetos.

A ideia de projeto está presente em tudo ou associada, a todo tipo de trabalho profissional ou pessoal. Constituímo-nos como pessoas na medida em que realizamos nossos projetos, com isso o autor nos lança a ideia de que é natural para o homem ter metas, porque estas o vão defini-lo como são.

Assim como é importante discernir o que vem antes dos projetos, é reconhecer á necessidade de associa-los com procedimentos que visem á implementação das ações em busca de metas antecipadas, bem como de instrumento de avaliação e trajetórias que busque novas metas. A realização do que se projeta exige certo nível de organização, de planejamento das ações.

Tendo por base a presente perspectiva, onde a ideia de projeto representa o fio condutor para a organização das ações, a educação tende a transformar-se mais do que nunca. A fim de verificar suas concepções de sujeito, objetos de ensino e didática, do ponto de vista teórico, partimos de uma concepção de aprendizagem construtivista, de um modelo de ensino por resolução de problemas e de uma concepção de linguagem interacionista e dialógica.

Entendemos que o objeto de ensino das aulas de língua não se restringe a aquisição da língua escrita como um objeto em si mesmo, mas ao desenvolvimento de comportamentos. Em outras palavras, alfabetizar envolve não apenas o ensino do sistema de escrita, mas a apropriação, por parte dos alunos, neste sentido, os projetos didáticos são uma alternativa para se conciliar os propósitos didáticos e comunicativos, e que a escola não abra mão de sua função de ensinar, nem descaracterize a escrita e suas práticas sociais ou socioculturais, os mecanismos de transposição didática e os desafios de transformação.

Buscamos a transformação, a criação, o novo, ainda que a ideia de uma educação transformadora tenha um grande apelo, no terreno educacional, não existe transformação sem conservação inerente a toda ação.

De modo algum a concepção do conhecimento como uma rede de significações, implica a eliminação ou mesmo a diminuição da importância das disciplinas. Na construção do conhecimento, sempre serão necessário a disciplina, ordenação, procedimentos algorítmicos, ainda que tais elementos não bastem.

A interdisciplinaridade, que indica a integração entre as disciplinas do currículo mudança de atitude metodológico do docente na prática pedagógica e, em consequência, transforma o processo de ensinar- aprender entre professor e aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (163.4 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com