TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Contábeis

Por:   •  21/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório

Na 2ª semana do Universitário Anhanguera tivemos a palestra com Valmor Leandro Biason. Os assuntos abordados, nos fizeram entender mais sobre a antiga contabilidade, a evolução, no que ela se transformou hoje.

A evolução contábil registra a utilização de diversas técnicas de controle de patrimônio. No final da idade média, tivemos as partidas dobradas, que foi onde a contabilidade passou a ser uma ciência. Hoje chamada de Ciências Contábeis.

A contabilidade digital – ERP, foi um grande avanço, pois tudo que era papel, passou a ser sistema, pelo desenvolvimento da Tecnologia da Informação – TI. A contabilidade digital deve grande parte de sua evolução a engenharia de sistemas (software), pois foi através dela que se criou a possibilidade de manuseio dos dados. Tudo está ligado ao Banco de Dados.

O B2B – Business to business é um padrão digital, onde existe uma forma de relacionamentos por dados entre as empresas. As empresas se relacionam a partir de arquivos de dados e não mais a partir de documentos físicos.

O SPED – Sistema Público de Escrituração Digital pretende estabelecer um canal exclusivamente digital no relacionamento com as empresas. Este modelo as empresas entregam dados para fiscalização tributária através de arquivos, dispensando informações em papel ou outros meios físicos.

Contabilidade é uma ciência aplicada que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades (ou a azienda, que é o patrimônio mais a pessoa que o administra),[1] seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira. "Contabilidade" deriva do termo italiano contabilità,[2] numa referência ao uso das contas contábeis.

Conclusão

A área contábil, assim como tantas outras, está em grande desenvolvimento. O cenário atual permite prever que a contabilidade está se transformando em uma Engenharia de Dados. Análise de dados, processos e conexões representam o papel do novo contador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (712.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com