TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SEDENTARISMO, EXERCÍCIO FÍSICO E DOENÇAS CRÔNICAS

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.459 Palavras (6 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 6

ESCOLA SÃO JOÃO BATISTA – 3º Ano do Ensino Médio

CLEUDEILSON DA SILVA OLIVEIRA

SEDENTARISMO, EXERCÍCIO FÍSICO E DOENÇAS CRÔNICAS

Rio Branco – Acre

2014

Sedentarismo e as suas consequências

Resumo: O Sedentarismo e denominado por um termo aplicado a cultura nômade. Que consequentemente nos dias de hoje e empregado em pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade física. Ressaltando que essa atividade física não é diretamente a prática de esportes, mas sim qualquer atividade física regular. Como no caso o habito simplesmente de limpar uma casa, já e caracterizado como uma atividade física.

Palavras-chave: sedentarismo, atividade física, doenças, qualidade de vida.

Introdução

Este artigo tem como finalidade abordar e alertar as pessoas sobre as conseqüências que o sedentarismo pode causar na vida do ser humano. Estudos comprovam que a falta da prática de atividade física está relacionada as confortos da vida moderna.

    As consequências que o sedentarismo pode causar são graves, pois pode provocar uma regressão funcional, perda de flexibilidade articular. Também ela pode comprometer de forma sistemática o funcionamento de vários órgãos associado à hipotrofia de fibras musculares.

   

* Artigo elaborado pelos alunos do 3º ano D, Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar de Goiás - Unidade Ayrton Senna. Disciplina de Educação Física, Prof. Paulo Menezes. Goiânia, 2011.

E para prejudicar ainda mais a saúde do indivíduo esse mau hábito poderá acarretar doenças como: hipertensão arterial, obesidade, aumento do colesterol. E podendo chegar o caso mais extremo, sendo o infarto miocárdio que levará o indivíduo á morte.

    Para que o indivíduo possa livrar-se dessa doença e consiga obter um grau satisfatório para sua saúde, é preciso que ele procure primeiramente um profissional qualificado. Pois assim ele receberá uma boa orientação, que consequentemente irá ajudá-lo a conseguir livrar-se dessa doença.

    E no caso o profissional adequado tem que ser um nutricionista e um personal trainer. E a partir dessa etapa inicial ele será orientando a mudar seu hábito físico, especificamente passará a manter uma nutrição em pratica de exercícios.

Desenvolvimento: O sedentarismo é a falta de atividade física suficiente para alterar a normalidade do corpo, e que também acaba afetando a saúde e atrofiando os músculos. Esta sendo considerado a doença do próximo milênio, pois com a modernidade ela esta acomodando nas pessoas.

Assim se as pessoas não praticam nenhuma atividade física consequentemente haverá uma diminuição do seu metabolismo, e ao longo dos anos seu corpo começara a perder músculos e acumular gorduras.

Com o avanço da tecnologia, as pessoas estão se acomodando e se esquecendo que a atividade física é essencial para suas vidas, sendo que podem lhe causar doenças verenas como Hipertensão, doenças respiratórias, crônicas e distúrbios cardíacos.

O comodismo que leva a pessoa a não se exercitar e devido ao uso do computador, games de ultima geração, o acesso à internet, DVD, televisão, telefone entre outros aparelhos eletrônicos que interagem atraindo toda a atenção e facilitando de certa a forma a rotina.

Não pode se dizer que uma pessoa que pratica atividades físicas regulares como limpar a casa, caminhar para o trabalho ou até mesmo subir as escadas é sedentária, esta só pode ser considerada se não gasta calorias suficientes na semana.

    A atividade física pode se tornar um obstáculo em grandes centros urbanos, onde não há locais suficientes para esta pratica. Segundo estudiosos uma atividade física de no mínimo 30 minutos é suficiente para melhorar sua a sua qualidade de vida.

Pesquisam revelam dados assustadores do Brasil, pois foi constatado que somente 13% dos brasileiros praticam exercícios, mais de 60% da população brasileira é completamente sedentária.

E também foi comprovado que o sedentarismo aumenta em 54% os casos de infarto e em 50% do risco de morte por derrame cerebral e por ano, morrem mais de 300 mil brasileiros pela falta de atividade física.

O problema da população brasileira é que as maiorias das pessoas só buscam ajuda quando surge algum problema grave de saúde, ou melhor, quando este problema está muito grave.

Assim pode ser que ao procurar essa ajuda seja tarde de mais, e o quadro do individuo possa ser irreversível. É preciso durante toda a vida se exercitar para evitar problemas futuros.

A pessoa que estiver disposta a combater a doença do milênio (sedentarismo) é recomendada que primeiramente procurem um nutricionista e o personal trainer especializados. Pois a partir disso o individuo será orientado a submeter mudanças no habito de sua vida de acordo com a orientação do profissional.

O profissional recomendará para as pessoas sedentárias indicações como: subir escadas em vez de utilizar elevadores, caminhar, andar de bicicleta ou mesmo passear com o cachorro são atividades que estimulam o bem estar físico e mental e reduzem, de forma eficaz, as consequências ligadas à inatividade.

Essas atividades que são recomendadas são consideradas como esforço leve e então e indicada principalmente para pessoas idosas, obesos e que apresentam problemas nas articulações. Assim a atividade física recomendada especificamente para esse grupo de pessoas oferecerá um grau baixo de risco de lesões e ainda fornecerá alto gasto calórico.

Já se a pessoa sedentária quiser optar por uma prática esportiva ou uma outra atividade específica para emagrecimento, deve procurar um profissional na área de Educação Física para receber orientações adequadas, seguras e assim obterá melhores resultados.

Os indivíduos sedentários também podem melhorar sua saúde através de moderadas formas ativas regulares. Assim as pessoas não se precisam exaltar de forma extenuante para alcançar benefícios à saúde. Os melhores benefícios à saúde podem ser alcançados aumentando a quantidade (duração, frequência, ou intensidade) da atividade física. Devemos praticar alguma atividade física regular na maioria dos dias da semana, pois assim estaremos diminuindo as incidências de desenvolver várias doenças associadas ao sedentarismo, como já citadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (141.6 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com