TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SURGIMENTO DA CONTABILIDADE

Por:   •  25/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.854 Palavras (16 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 16

KARINE APARECIDA SOARES DE ARAUJO

TITULO

PATOS DE MINAS

2018


KARINE APARECIDA SOARES DE ARAUJO

TITULO

PATOS DE MINAS

2018


3 REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 SURGIMENTO DA CONTABILIDADE

A Contabilidade começou a evoluir antes mesmo do surgimento de moedas, na época dos pastoreios de ovelhas, o qual o pastor ao tosquiar as ovelhas, não tendo nada a fazer, começou a sentir curiosidade para saber, quanto o rebanho havia crescido desde o último inverno. Assim foi surgindo o interesse dele em saber a quantidade de bens que havia e avaliar o tamanho de sua riqueza.

A Contabilidade surgiu antes mesmo da era de Cristo, o qual alguns teóricos dizem que sua existência é de pelo menos 4.000 antes de Cristo.

Verifica-se que na Bíblia foi citada em alguns versículos que a contabilidade já existia naquela época. Constata-se isso no livro de Jó, que é considerado o livro mais antigo da Bíblia no qual, conta o quanto ele era rico e naquela época sua riqueza já estava sendo contabilizada, nos três primeiros capítulos do livro de Jó cita:

                 “E era o seu gado sete mil ovelhas, e três mil camelos, e quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas. ”  Jó 1:3

Esse era o patrimônio que pertencia a Jó, mas por questões espirituais esse perdeu toda sua fortuna e se tornou um homem pobre, sem nenhum bem. Logo mais no final do livro, relata as que mais uma vez por motivos espirituais Ele recupera todos os seus bens:

“E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; porque teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois e mil jumentas” (descrito no capítulo 42, versículo 12, do Livro de Jó).

Assim, através desses exemplos verifica-se que mesmo com suas limitações a contabilidade já havia sido descoberta.

Iudícibus (3/2017) discorre a esse respeito afirmando que:

Talvez na época de Jó, já se introduzisse o período da Contabilidade por meio de cuneiformes, ou seja, símbolos gravados em barro ou placa de argila, dando-se os primeiros passos para os registros, ressaltando que as próprias placas de argila serviam como relatórios. Outras evoluções da contabilidade foram observadas, principalmente nas escritas em papiro que foram descobertos pelos egípcios.

3.2 CONTABILIDADE

Contabilidade é a ciência que estuda as variações quantitativas e qualitativas que ocorrem no patrimônio que é o conjunto de bens, direitos e obrigações de empresas ou de qualquer pessoa física ou jurídica que possui um patrimônio. (Só contabilidade)

Segundo Orrú (1990, p. 12) “a Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades”.

Na visão de Sá (1998, p. 42) “Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidências e comportamentos dos mesmos, em relação à eficácia das células sociais”.

Já Marion conceitua contabilidade como:

A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões (MARION, 2002, p.27).

No conceito de Hilário Franco:

A Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, a demonstração expositiva, a análise e a interpretação desses fatos, com o fim de oferecer informações e orientação – necessárias à tomada de decisões – sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial. (FRANCO, 1997, p. 21).

Porém, a contabilidade nos leva a várias áreas de atuação para o profissional que tiver formação no curso de Ciências Contábeis.

3.3 ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

O campo de atuação para o profissional contábil é amplo e oferece oportunidades de emprego e de realização profissional, tanto independente, como na empresa, no ensino e em órgãos públicos.

Para Vieira (2004), o papel do contador na sociedade é, a cada dia, mais importante. A contabilidade como a maioria das pessoas pensão não é somente registrar e controlar fatos administrativos, gerar guias e escriturar livros.

Segundo SÁ (2007, p. 146):

 Entre os diversos campos profissionais, o Contabilista tem a seu dispor um dos maiores mercados, pois nenhuma empresa e nenhuma instituição podem dispensar sua assistência constante; por isso, proporcionalmente, se agigantam as responsabilidades e os deveres, mas também as dignidades e as recompensas pelo exercício.

Pode-se entender que não basta o contador atender apenas um tipo de necessidade, também preciso que o contador preste informações adequadas ao processo decisório, oportunizando aos empresários condições de como comandar com segurança as suas atividades econômicas. E cada vez vão se tornando mais relevantes as responsabilidades de um contador para que ele possa realizar todas as funções que são destinadas à sua área de formação.

Polacinski (2006) salienta,  que área de atuação do profissional contábil se divide em quatro segmentos quais sejam, empresa, independente, orgão público e  ensino. A sua atuação na empresa pode ser de: planejador tributário; analista financeiro; contador geral; auditor interno; contador de custos; contador gerencial e atuário. Como profissional independente (autônomo) destaca-se: auditor independente; consultor; empresário contábil; perito contabil e investigador de fraudes. Na esfera pública o mesmo poderá atuar como: contador público; agente ou auditor fiscal; tribunal de contas; oficial contador e outros cargos públicos. E no ensino como: professor; pesquisador; escritor; parecista e conferencista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (596.9 Kb)   docx (681.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com