TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Seminário Interdisciplinar

Por:   •  2/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

  1. Aline Jessica Mendes Martins¹

Carlos Henrique de Sousa Junior²

Ádila Verônica

  1. INTRODUÇÃO

       O processo da Recuperação Judicial é o meio utilizado para evitar que a empresa vá a falência, permitindo assim a renegociação das dívidas que foram acumuladas durante o período em crise, evitando a demissão ou a falta de pagamentos.

        Esse trabalho tem por objetivo mostrar o funcionamento do processo da Recuperação Judicial nas empresas que passam por dificuldades financeiras.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

       

    A Recuperação Judicial é um acordo entre a empresa e seus credores e tem por finalidade a negociação das dívidas e a suspensão dos prazos de pagamentos dos fornecedores que a empresa possui.

“Este plano determinará a ordem dos pagamentos, priorizando os trabalhistas, poderá ser apresentado a homologação judicial, passando a obrigar todos os credores, mesmo os dissidentes.” (ABRAM; DOROW, P 184, 2009).

         A recuperação poderá acontecer de duas formas: Judicial e Extrajudicial. A recuperação judicial tem por objetivo um acordo firmado entre o devedor e seus credores, já na extrajudicial é um procedimento voluntário, e pode ser feito a partir de um acordo entre o devedor e seus credores, dispensando a Lei.

Segundo Dorow Abram:

Este plano, determinará a ordem dos pagamentos, priorizando os trabalhistas, poderá ser apresentado a homologação judicial, passando a obrigar todos os credores, mesmo os dissidentes (ABRAM; DOROW, P 184, 2009). Os juízes devem relutar em decretar falência, para evitar desemprego e destruição de ativos. Se o plano for rejeitado pelo juiz, devolve-se aos credores signatários o direito de exigir seus créditos. (2º do art. 165 da Lei de Falência, BRASIL,2018).

 

Segundo Profª Gabriela Wolf (2019), a empresa irá peticionar ao juiz, solicitando a recuperação e declarando as razões da crise em que a empresa está passando. O devedor deverá apresentar um plano de recuperação em juízo.

Imagem 1: Recuperações Judiciais e Falências

[pic 2]

Fonte: Disponível em: https://www.poder360.com.br/justica/brasil-teve-1-239-recuperacoes-judiciais-e-falencias-em-2021/

A imagem 1 representa os dados em valores absolutos com relação a solicitação de recuperação judicial e falência nos anos de 2020 e 2021.

Dentre os dois anos, percebe-se uma queda nos pedidos de recuperação judicial.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Toda e qualquer empresa que esteja passando por problemas financeiros, ela pode entrar com recurso de Recuperação Judicial e Extrajudical conforme a necessidade e o que seja o melhor para a empresa.

A empresa entrará com um pedido juntamente ao órgão responsável, fará o passo a passo que se deve e aguardar o processamento das exigências legais cabíveis.

  1. REFERÊNCIAS

ABRAM, Dorow. Direito Tributário Empresarial. Indaial: UNIASSELVI 2019.

CARDOSO, Lorena. Recuperações Judiciais e Falências. Disponível em: https://www.poder360.com.br/justica/brasil-teve-1-239-recuperacoes-judiciais-e-falencias-em-2021/. Acesso em: 05 jun. 2022.

WOLF, Gabriela. Direito Tributário Empresarial. Indial: UNIASSELVI 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (373.9 Kb)   docx (531 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com