TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA: OBSTÁCULOS, INTERPRETAÇÕES E DOAÇÕES

Por:   •  3/5/2022  •  Monografia  •  4.205 Palavras (17 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 17

NATHALIA DOS SANTOS BUENO

TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA: OBSTÁCULOS, INTERPRETAÇÕES E DOAÇÕES

São Paulo

2022

Universidade Nove de Julho


NATHALIA DOS SANTOS BUENO

TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA: OBSTÁCULOS, INTERPRETAÇÕES E DOAÇÕES

Monografia apresentada ao Curso de Biomedicina da Universidade Nove de Julho - Uninove.

Nome do Professor(a): Prof. -------

São Paulo

2022

Universidade Nove de Julho

Agradecimentos

RESUMO

Através da medula-óssea são concebidas todas as células que formam o sangue, sendo fundamentais para a sobrevivência do ser humano. O transplante de medula é um tratamento com bons resultados e grandes chances de sucesso no tratamento de múltiplas doenças, como por exemplo a leucemia. No mais, são necessários doadores compatíveis, o que ocorre por meio de um formulário nacional de pessoas com disposição em se tornarem doares de medula óssea. O objetivo deste trabalho é encontrar métodos efetivos de divulgação sobre o tema que devem ser realizados, modificando a realidade atual e aumentando o número de doadores. Conhecer as razões que levam as pessoas a não se cadastrarem é um indicador essencial na transição do cenário brasileiro, sendo o financiamento primário para a compreensão dos desafios e perspectivas que envolvem a realidade dos cadastros de doadores de medula óssea no Brasil.

Palavras-Chave: Transplante de Medula Óssea, Doadores, Medula Óssea.

ABSTRACT

Through the bone marrow are conceived all the cells that form the blood, being fundamental for the survival of the human being. Bone marrow transplantation is a treatment with good results and great chances of success in the treatment of multiple diseases, such as leukemia. In addition, compatible donors are needed, which occurs through a national form of people willing to become bone marrow donors. The objective of this work is to find effective methods of dissemination on the subject that must be carried out, modifying the current reality and increasing the number of donors. Knowing the reasons that lead people not to register is an essential indicator in the transition of the Brazilian scenario, being the primary funding for understanding the challenges and perspectives that involve the reality of bone marrow donor registrations in Brazil.

Keywords: Bone Marrow Transplantation, Donors, Bone Marrow.

ABREVIATURAS E SIGLAS

CT-Células Tronco

IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

INCA-Instituto Nacional do Câncer

REREME Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea

SCU-Sangue do Cordão Umbilical

SUS-Sistema Único de Saúde

TMO-Transplante de Medula Óssea

SUMÁRIO

1 NOME DA SEÇÃO PRIMÁRIA  INTRODUÇÃO)        10

1.1 NOME DA SEÇÃO SECUNDÁRIA (EXEMPLO: OBJETIVO PRINCIPAL)        10

1.1.1 Nome da seção terciária (EXEMPLO: Objetivos secundários)        10

2 NOME DA SEÇÃO (EXEMPLO: CAPTAÇÃO DE AGUA DA CHUVA)         12

2.1 NOME DA SEÇÃO SECUNDÁRIA (EX: CAPTAÇÃO DE AGUA DA CHUVA)        12

2.1.1 Nome da seção terciária (Ex: Reservatorio em comunidades)        12

3 NOME DA SEÇÃO PRIMÁRIA (EXEMPLO: ASPECTOS CONSTRUTIVOS)        13

3.1 NOME DA SEÇÃO SECUNDÁRIA (EX: CONDIÇÕES DO TERRENO NO LOCAL)        13

3.2 NOME DA SEÇÃO SECUNDÁRIA (EX: DIMENSIONAMENTO DA local)        13

3.3 NOME DA SEÇÃO SECUNDÁRIA (EX: MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

UTILIZADOS)        13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        Erro! Indicador não definido.

  1. INTRODUÇÃO

A medula-óssea é intitulada como um tecido gelatinoso que integra o interior dos ossos, é comumente afamada como “tutano”. Nela são concebidas todas as células que formam o sangue, sendo fundamentais para a supervivência do homem (SBTMO, 2012).

O Transplante de medula óssea, ou Transplante de células hematopoiéticas, é categorizado como transplante de “aspiração” de células hematopoiéticas da medula óssea de um concessor (transplante alogênico) ou do paciente em questão (transplante autólogo) ou de um doador irmão gêmeo (transplante singênico), com a finalidade de predeterminar a atribuição normal medular (KALINKE, 2013).

O Instituto Nacional do Câncer – INCA, órgão, criado em 13 de janeiro de 1937, tem assessorado o Ministério da Saúde em suas diferentes execuções de auxílio a população de forma gratuita através do Sistema Único de Saúde SUS. Operando em vários setores como; prevenção, detecção precoce, formação de novos profissionais, desenvolvimento de pesquisas que possam beneficiar o avanço do cuidado prestado aos pacientes portadores de diversas patologias provenientes de disfunções medulares (INCA, 2017).

Fora do INCA existe o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea - REDOME, fundado em 1993. Refere-se ao terceiro maior banco de voluntários à doação de medula óssea do mundo, tendo como objetivo articular cadastros de todo o mundo na busca por doadores para pacientes do Brasil e o Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea REREME, sistema de cadastro de receptores de medula óssea; criado pelo INCA para facilitar na busca. (REDOME, 2017; SBTMO,2019).

Mesmo o Brasil possuindo hoje o mais abrangente sistema de transplantes do mundo, com 87% por meio de sistema público, ainda é classificado como o terceiro no ranking de banco de dados do mundo comparado ao transplante de medula óssea; perdendo para os Estados Unidos da América e Alemanha (INCA, 201 George 7).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (181.5 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com