TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Estatística

Por:   •  17/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO FEI

Ignácio Citta

Pedro Toyoshima

Vinícius Moura


 

        

TRABALHO DE ESTATISTICA

São Bernardo do Campo

2018


CENTRO UNIVERSITÁRIO FEI

Ignácio Citta

Pedro Toyoshima

Vinícius Moura


TEMA: O fator sustentabilidade agrega valor diretamente no preço final do produto?

Trabalho apresentado ao Centro Universitário da FEI, como parte dos requisitos necessários para aprovação na disciplina Introdução de Projeto e Controle de Sistemas de Produção II (PR7330), orientado pelo professor Drº JOÃO CHANG

São Bernardo do Campo

2018


LISTA DE TABELAS

Tabela 1 -        9

Tabela 2 -        10

Tabela 3 -        11

Tabela 4 -        13

Tabela 5 -        14

Tabela 6 -        15

Tabela 7 -        15

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................5

2 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA...............................................................................6

 2.1 Escala..................................................................................................................6

 2.2 Análise de Correspondencia..............................................................................6

 2.1 Tamanho da Amostra..........................................................................................7

 2.2.2 Escolha das variáveis......................................................................................7

3 Metodologia.......................................................................................................8

 3.1 Definição do Problema........................................................................................7

 3.1.1 Amostras e Fontes de informação..................................................................7

 3.2 Definição do Problema......................................................................................16

4 CONCLUSÃO.........................................................................................................17

REFERENCIAS..........................................................................................................18

1 INTRODUÇÃO

A preservação ambiental por muitos anos não foi levada tão a sério, mas nos tempos de hoje está em evidência e está sendo bem vista por parte dos consumidores. O fator sustentabilidade está presente em boa parte das empresas e em algumas têm esse tema como diferencial de seus produtos. Além da conscientização ambiental foi observado um aumento no valor final.

Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo verificar se os consumidores estão dispostos a desembolsar uma maior quantia monetária para adquirir produtos de origem sustentável. Para isso foram analisados os dados da pesquisa de mercado do projeto Bioneta, uma caneta sustentável.

Para podermos verificar essa hipótese foi utilizado a ferramenta do SAPD 3.5, analisando as variáveis presentes nas respostas da pesquisa dividindo o mercado em cinco classes de consumidores.  

        

2 fundamentação teórica

2.1 Escalas

Os dados qualitativos também chamados de métrico representam a informação que identifica alguma qualidade, categoria ou característica, assumindo várias modalidades, ou seja, não são quantificáveis. Os dados qualitativos são divididos em nominais, por exemplo o gênero do indivíduo, e ordinais, exemplo nível de preocupação ambiental.

        Os dados quantitativos representam informações possíveis de serem medidas numericamente podendo ser descontínua ou contínua. Os dados quantitativos, ou métricos, podem ser classificados em discretos como por exemplo o número de canetas que um indivíduo perde ao ano ou contínuos como o preço disposto a ser pago por uma caneta.

Segundo Hair (2009), a escala nominal designa números para identificar indivíduos ou objetos e não possuem nenhum significado qualitativo além da indicação da presença ou ausência característica sob investigação. Já a escala ordinária, as variáveis podem ser ranqueadas em relação a quantia do atributo possuída.

2.2 Analise de Correspondência

A análise de correspondência é uma ferramenta estatística que tem por objetivo agrupar dados de variáveis qualitativas em classes a fim de observar a relação entre eles. As classes são heterogêneas entre si com grupos homogêneos pertencentes a cada uma delas.

Segundo Greenacre (2007), a análise de correspondência é uma técnica de análise multivariada adequada para dados qualitativos, ou seja, categóricos, permitindo fazer a análise gráfica das relações dos termos associados através de uma redução dimensional. Esse tipo de análise possibilita determinar o grau de associação global entre as linhas e colunas.

Muitas vezes precisamos avaliar o grau de relacionamento entre duas ou mais variáveis, pesquisadores são constantemente defrontados coma necessidade de quantificar os dados qualitativos encontrados em variáveis nominais (HAIR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman. 2009.). Com o uso desta ferramenta é possível descobrir com precisão, o quanto uma variável interfere no resultado de outra.

O método baseia-se na decomposição matricial, formado através de uma tabela de contingência a representação gráfica dos vetores. Os vetores obtidos também são caracterizados como mapa percentual, e cada posição dos vetores representa a similaridade dos objetos ou variáveis analisadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (288.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com