TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Contabilidade

Por:   •  3/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.681 Palavras (19 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Etapa 1 4

3 SEGUNDA ETAPA – TRIBUTAÇÃO 6

4 CONTROLADORIA 9

5 ASSESSORIA FINANCEIRA E EXECUTIVA 11

5.1. Aconselhamento sobre a elaboração do orçamento 11

5.2. Elaboração de análises financeiras 12

5.3. Reporte de resultados financeiros 12

5.4. Regulação das taxações fiscais 12

6. AUDITORIA INTERNA 13

7. AUDITORIA EXTERNA 14

7.1. Obrigatoriedade 15

8. AUDITORIA CONTÁBIL 15

8.1. Vantagens da auditoria contábil 15

8.2. Limitações da auditoria contábil 16

9. AUDITORIA FINANCEIRA 17

9.1. O que é uma auditoria financeira? 17

9.2. Para que serve uma auditoria financeira? 17

9.3. Quais são os seus principais benefícios? 18

CONCLUSÃO 19

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como temática interdisciplinar as Áreas de Atuação da Contabilidade integrando diversas disciplinas com o objetivo de desenvolver a capacidade de pensamento voltado ao planejamento tributário e as implicações decorrentes dos tributos e de um planejamento tributário bem realizado ou não, situação relevante ante ao contexto empresarial atual, assim como as articulação com as disciplinas de perícia e auditoria; direito tributário; contabilidade e planejamento tributário; Controladoria e tópicos especiais de contabilidade.

Esta temática é desenvolvida no trabalho através de etapas levando em consideração o objeto de estudo proposto no portfólio, a Empresa LOGG1.

A primeira etapa do trabalho aborda espécies societárias e mercados de capitais. É imprescindível que na profissão de contador, tenha-se conhecimento sobre as naturezas jurídicas, e o melhor enquadramento da empresa que se trabalha frente aos seus anseios, necessidades e restrições.

Em seguida apresenta-se a resolução da segunda etapa do trabalho que fala sobre as tributações e impactos tributários relacionados as naturezas jurídicas. Sabe-se que cada tipo de empresa possui tributos relacionados ao seu enquadramento, onde alguns possuem mais outros menos benefícios. É preciso que o profissional saiba balancear essas informações e esteja sempre atualizado.

A terceira etapa do trabalho fala sobe o ramo da controladoria que dentro de uma empresa, tem o objetivo de garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório e que esteja sempre pronta a apoiar a diretoria da entidade no processo de gestão.

Por fim, a quarta etapa do trabalho traz a vista o tema perícia e auditoria, segmento de fundamental importância dentro da área contábil visto que garante informações confiáveis.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Etapa 1

O mercado de valores mobiliários é uma forma financeira que foca a transferência de recursos de maneira direta entre os agentes econômicos. O risco de um possível descumprimento de obrigação, como uma inadimplência, dos tomadores de recursos e dos próprios investidores. As operações são, em geral, de médio e longo prazo, e os títulos negociados são valores mobiliários. As operações que ocorrem no mercado de valores mobiliários, bem como seus participantes, são reguladas pela (CVM). As companhias abertas, por exemplo, precisam de recursos financeiros para fazer investimentos produtivos, tais como: construção de novas plantas industriais, inovação tecnológica, expansão da capacidade, aquisição de outras empresas ou mesmo o alongamento do prazo de suas dívidas. Nesse mercado, as instituições financeiras atuam como prestador de serviço. Os investidores, por outro lado, possuem recursos financeiros excedentes, que precisam ser aplicados de maneira rentável e valorizar-se ao longo do tempo, contribuindo para o aumento de capital do investidor.

Há companhias de diferentes portes, grande, média e pequena, com necessidades financeiras variadas. Ao mesmo tempo, investidores podem aplicar com o objetivo de obterem retorno financeiro no curto, médio ou longo prazo, e com diferentes níveis de risco.

Se por acaso a LOGG1 realmente opte pelo mercado de capitais, vários procedimentos jurídicos e administrativos para a abertura do capital serão necessários. O primeiro estágio para isso é a obtenção do registro de companhia aberta junto à CVM. A companhia irá solicitar e deverá apresentar uma série de documentos que são especificados pela CVM, entre eles os principais atos societários, as últimas demonstrações financeiras, parecer de auditor independente, entre outros.

O registro de companhia aberta junto à CVM, à empresa pode, por exemplo, emitir títulos representativos de seu capital, as ações, ou títulos representativos de dívida da companhia, como debêntures e notas comerciais (" commercial papers"), através de uma operação de oferta pública de valores mobiliários. Diante o caso da empresa LOGG1, onde a mesma quer abrir o seu capital para o mercado de ações, se faz necessário que ela tenha a sociedade anônima. Sociedade anônima é um modelo de companhia com fins lucrativos, caracterizada por ter o seu capital financeiro dividido por ações. Os donos das ações são chamados de acionistas e, neste caso, a empresa deve ter sempre dois ou mais acionistas.

No Brasil, a Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, conhecida como & quot; Lei das Sociedades por Ações & quot; regulamenta as sociedades anônimas no país. O artigo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com