TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Contabilidade

Por:   •  3/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 2

Atividades

  1. Faça um resumo de 10 linhas sobre as principais características de um ativo.

Para ser considerado um ativo não basta apenas possuir como características a apresentação se de um bem ou direito e/ou simplesmente ser entendido como a aplicação de recursos de uma entidade. Mas também, principalmente, o ativo deve trazer benefícios econômicos futuros para a empresa, no sentido de contribuir para o fluxo de caixa, serem usados na produção de bens (estoques) ou serviços vendidos pela entidade; trocados por outros ativos; serem usados para reduzir um passivo; ou ainda serem distribuídos aos proprietários da entidade. Além disso, o ativo deve ser de propriedade, posse ou controle da entidade, seja por direitos legais (mesmo quando não houver controle legal), seja pela essência da operação e por ter o controle efetivo sobre o bem; ser resultante de um evento que ocorreu no passado, associado à compra ou produção do bem ou ainda gastos incorridos ou não e por fim, ser mensurado monetariamente a valores justos, sendo que o dinheiro é o ativo por excelência, pois é o meio de troca da economia e sua liquidez é plena.

https://www.socontabilidade.com.br/conteudo/BP_ativo.php

http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/ativo-um-conceito-amplo.htm

  1.  deve ser considerado um ativo? Justifique.

Sim. Sob a ótica do arrendatário (Cliente), segundo o CPC 06 (R2), não há distinção entre o Arrendamento Mercantil Financeiro e o Arrendamento Mercantil Operacional. Nesse sentido, será adotada somente a nomenclatura de Arrendamento Mercantil, que por hora passará a ser contabilizado no ativo, exceto em arrendamentos de curto prazo (até 12 meses) ou de baixo de valor que são opcionais, podendo ser contabilizados como despesas.

E para atender à classificação de ativo o arrendatário deve:

- Controlar o ativo durante o contrato;

- Ter a habilidade de determinar como o ativo será         usado        e como gerará benefícios (mesmo com restrições impostas pelo arrendador); e

- Possuir o controle decorrente de eventos passados (início do contrato e disponibilização do ativo pela duração do período não-cancelável).

É importante salientar que o arrendatário não possui a propriedade do ativo, ele possui apenas a posse num determinado período de tempo, podendo usufrui-lo de acordo com as cláusulas contatuais, a não ser que assume o poder de compra deste. Portanto, o ativo deve ser reconhecido em seus informes contábeis, pela essência da operação e por ter o controle efetivo sobre o bem.

http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/arrendmercantil.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (40.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com