TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Contabilidade - Gol Linhas Aéreas

Por:   •  12/7/2019  •  Relatório de pesquisa  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACOM – Faculdade de Computação

Bacharelado em Sistemas de Informação

Contabilidade e Análise de Balanços

Empresa Objeto de Estudo: GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A.

Nome no Pregão: GOL

CNPJ: 06.164.253/0001-87

Classificação Setorial: Bens Industriais / Transporte / Transporte Aéreo

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes (GLA) é uma companhia aérea brasileira fundada e homologada em 2001 pela ANAC para operar. É uma das maiores companhias aéreas do Brasil em número de passageiros e em número de destinos oferecidos, operando em mais de 80 aeroportos nacionais e internacionais. Em 28 de março de 2007, a Gol comprou a marca Varig, pagando o equivalente a 275 milhões de dólares. A Gol manteve a duas empresas aéreas separadas até 2008, quando houve a fusão final das companhias. Desde 2012 a empresa é presidida por Paulo Kakinoff, que trouxe uma gestão mais aberta e dinâmica à empresa. Em 2014, a Gol fechou o ano com uma participação de mercado de 32% do total de assentos oferecidos em voos domésticos e é a companhia com mais participação no mercado doméstico. Em 2016 a empresa lançou uma nova identidade visual para a empresa e iniciou a modernização de suas aeronaves.

Em 2015 a empresa beirou o colapso, acumulando prejuízo de 4,29 Bilhões de reais, perceptível na DRE da empresa. O resultado foi influenciado pelas baixas receitas e pelos altos custos operacionais. Tais variações de receitas e custos se dão devido à queda da demanda total de voos domésticos no Brasil e também da redução da oferta de assentos pela aéreas em uma tentativa de diminuir os prejuízos ao longo do ano.

Para melhorar o cenário em 2016 a Gol reduziu o volume total de decolagens, mitigou o impacto da inflação do ano de 2015, que ficou na casa de 10,7%, e a variação cambial do dólar no ano. Tais ações só deram resultado positivo no último quadrante do ano de 2016, o que culminou na reversão de prejuízo para lucro anual de 1,10 Bilhões de reais, observados em DRE.

A composição não circulante do ativo é notoriamente superior à composição circulante do ativo. Esse fato se deve às participações da empresa em outras (ações), como a Gol Cargo, LuxCo e Gol Finance. No passivo, o não circulante também é superior ao circulante, sendo encorpado principalmente pelos empréstimos e pelas estimativas de perdas com investimentos.

Analisando o ativo da empresa, deparamos com a conta de estoque, constituído principalmente por peças e materiais para manutenção das aeronaves. Os custos do estoque são determinados pelo método de custeio médio (Custo Médio) e abrange também os custos de transporte até a localização atual do estoque na cidade de Belo Horizonte –MG, planta de oficinas da empresa.

A conta de depósitos da empresa concentra o pagamento antecipado em dólares aos arrendadores das aeronaves para custeio de manutenção dos motores e da fuselagem em si. Boa parte dos veículos aéreos da empresa são arrendados e os depósitos antecipados de valores servem como garantia para a companhia arrendadora.

Os integrantes do ativo imobilizado são registrados pelo custo de aquisição ou construção e incluem juros e outros encargos de financiamento. O valor residual e a vida útil dos ativos são revisados anualmente pela Companhia. Com exceção de aeronaves classificadas como arrendamento financeiro, os outros itens não possuem valor residual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (762.1 Kb)   docx (361 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com