TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Logística

Por:   •  8/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 8

RUMO LOGÍSTICA S/A

                                                    RESUMO        

A Rumo oferece serviços integrados de transportes multimodal, de armazenagem e de embarque dos produtos. As instalações da Companhia no Porto de Santos, oriundas da fusão dos terminais de açúcar da Cosan Portuária e do Teaçu, em 2008, contam com uma capacidade de embarque anual de 10 milhões de toneladas e outros granéis sólidos, além de uma capacidade de armazenagem estática de 380 mil toneladas a granel e de 55 mil toneladas de açúcar ensacado. Essa capacidade faz o terminal da Rumo a maior instalação portuária especializada no embarque de açúcar no mundo.

A empresa busca relacionamentos comerciais sustentáveis e de longo prazo através da transparência e eficiência em suas operações, assegurando a seus clientes informações em tempo real, segurança e confiabilidade nas atividades de recepção, manuseio e embarque de produtos de origem vegetal, ensacado e a granel.

INTRODUÇÃO

A Rumo Logística é uma empresa do Grupo Cosan que oferece um sistema logístico multimodal confiável, flexível e eficiente para a exportação de açúcar e outros granéis sólidos. A Companhia leva a carga desde os centros produtores até suas instalações portuárias localizadas no Porto de Santos.

OBJETIVO DO GRUPO

        O grande objetivo do trabalho em grupo é o de promover a troca de conhecimentos entre os integrantes, onde os mesmos exercitam suas capacidades de comunicação em busca de um objetivo. Ao se realizar uma atividade em que várias pessoas trabalham juntas, é comum o surgimento de uma inclinação para a dispersão. Para que isso não ocorra, o planejamento e a organização são essenciais para que o trabalho em equipe seja produtivo. Durante o processo de produção deve-se constantemente fazer uma verificação entre os objetivos a que o grupo se propôs e o que está sendo alcançado.

JUSTIFICATIVA

O grupo entende que as empresas desenvolveram um processo de integração interna de todas as suas operações, o que também não é suficiente para uma efetiva gerencia do processo logístico atual, sendo extramente necessário criar mecanismos e normas que assegurem a eficiência, e que tivessem o retorno da capacidade de respostas ás exigências de fornecedores e do mercado.

Atuar de maneira sustentável é um desafio que a Rumo Logística procura vencer a cada dia. Desde que iniciou suas atividades, a companhia vem aperfeiçoando a maneira de interagir com o meio ambiente e com seus públicos, oferecendo serviços seguros e de qualidade.

A visão que norteia este compromisso é a mudança de modal, do rodoviário para o ferroviário. O projeto de negócios da Rumo visa realizar quase que 100 % de suas atividades logísticas através da ferrovia. Em dados de 2010, este esforço possibilitará uma redução no fluxo de caminhões que circulam nas estradas brasileiras em até 30 mil veículos/mês, contribuindo para diminuir as emissões de CO2 na atmosfera.

VIABILIDADE

O grupo se propôs a realizar pesquisas em sites, revistas e jornais, assim como foi feita uma visita técnica ao Terminal da Rumo Logística, afim de aprimorar conhecimentos e esclarecer dúvidas na operação de recebimento e embarque do açúcar e grãos. Também foi feita uma visita na área administrativa da empresa, onde foram disponibilizados acessos às informações de controle de estoque, emissão de notas fiscais, programação de embarque e desembarque e conferência de documentos.

 Para assegurar a consistência e aperfeiçoamento de processos e serviços e ainda alcançar padrões de excelência, a Rumo implementou o SIG – Sistema Integrado de Gestão. Como estrutura para o desenvolvimento, seguimos normas reconhecidas e aceitas internacionalmente.

NBR ISSO 9001 : Sistema de Gestão de Qualidade

NBR ISSO 14001: Sistemas de Gestão Ambiental

OHSAS 18001: Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho

PDV – GMP: Quality Control of Feed Materials.

IN 33: Instrução Normativa MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)

METODOLOGIA DO PROJETO

A Rumo Logística anunciou, na última semana de fevereiro, a adoção de uma solução de rastreamento e gerenciamento da NEC Latin America, baseada na tecnologia RFID (dispositivo de identificação por radiofreqüência), com o objetivo de aumentar o controle da frota de vagões da transportadora ferroviária de açúcar e grãos.

Com a solução, a companhia busca ampliar a capacidade de gestão relacionada ao processo de transportes de cargas, com maior confiabilidade e exatidão. Para isso, a NEC desenvolveu um sistema integrado, fornecendo hardware, software e suporte necessários para a operação do cliente.

Foram implantadas tags de RFID em mais de 730 vagões para proporcionar maior visibilidade e aproveitar melhor os recursos em toda a malha ferroviária. Dispositivos remotos de leitura de dados processam e transmitem as informações em tempo real, disponibilizando métricas precisas sobre a movimentação dos trens.

A consolidação do projeto ajuda a Rumo a contar com relatórios mais específicos sobre a movimentação da frota, dispondo de estatísticas detalhadas que definem questões de localização e horário de cada vagão. Com respostas em tempo real, é possível analisar desvios de processos, necessidade de manutenção na malha ou no trem, subutilização ou sobrecargas de trechos e horários, além de erros e atrasos.

GARGALOS LOGÍSTICOS

Podem ser entendidos como as deficiências estruturais legais encontradas no país. Neste sentido, tanto as empresas que atuam no mercado doméstico quanto as atuantes no exterior sentem os efeitos negativos desses gargalos. Dentre os principais gargalos logísticos     destacam-se:

  • Ausência de política que alinhe as ações do governo e da iniciativa privada;
  • Desequilíbrio         nas disponibilidades dos modais de transportes;
  • Armazéns com estruturas inadequadas;
  • Burocracia;
  • Ações tímidas para utilização de outros modais além de rodoviário para escoamento das exportações;
  • Péssima condição das estradas;
  • Alta idade média frota brasileira de caminhões que gira em torno de 17 anos;
  • Pouca utilização da malha ferroviária;
  • Falta de investimentos em composições ferroviárias, trilhos e pelo tráfego em áreas urbanas;
  • Baixa capacidade operacional dos portos. Necessidade de manutenção e dragagem;
  • Pouca utilização no transporte hidroviário. Grande potencial de utilização;
  • Baixo investimento de tecnologia de informações para viabilizar sistemas dinâmicos de relacionamentos entre fornecedores, prestadores de serviços logísticos e clientes;
  • Poucos profissionais com competência para fazer a gestão de logística nas empresas.

DESENVOLVIMENTO - ANÁLISE SWOT

SWOT é a sigla dos termos ingleses Strenghs (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (ameaças). Em administração de Empresas, a Análise SWOT é um importante instrumento utilizado para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (180.5 Kb)   docx (267.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com