TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Participação Individual

Por:   •  21/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de

Participação Individual

Rol 1

Elaborado por: XX

Disciplina: Métodos quantitativos aplicados a corporate finance

Turma: 1

Iniciamos a disciplina com a primeira ROL em 08/12/2020, onde a Professora Tutora Marlene Kraus nos apresentou a plataforma do eClass e deu dicas para sua melhor utilização.

Explicitou-nos que a disciplina irá abordar conteúdo de matemática financeira, visto que os cálculos são essenciais para análise de viabilidade de um investimento, e que o conteúdo apresentado será de forma prática.

Foi debatido o conceito de Valor do dinheiro no tempo, onde entendemos que a sua alteração de valor não tem a ver apenas com inflação e sim custo de oportunidade.

Se tratando da modificação do valor do dinheiro, podemos ainda levar em consideração a taxa mínima de atratividade ou ainda o risco de crédito.

A Taxa Mínima de Atratividade é um retorno mínimo exigido pelo investidor para que o investimento justifique o risco assumido.

Ou seja, se o investidor pode deixar o dinheiro na poupança e receber 0,11%a.m., com risco de perda baixíssimo, seria inviável um investimento, que possui risco, com rendimento próximo a poupança.

Já o Custo de oportunidade tem relação com um outro investimento que o investidor deixou de fazer para optar em realizar determinado investimento.

Discutimos sobre juros, que conceitualmente são taxas pagas pela utilização do recurso por um determinado prazo. Elas incidem, por exemplo, sobre o valor investido, no caso de aplicações, e sobre o valor tomado de um empréstimo.

Cabe ressaltar que os juros cobrados nos empréstimos possuem spread bancário, que é a diferença de juros pagos pelo valor captado com relação aos juros cobrados no empréstimo, e nessa diferença entram riscos de crédito, lucro, custos administrativos, entre outros.

Debatemos que o mercado atua na maior parte das operações com juros compostos, que é utilizado, em sua maioria das vezes, nas operações com prazo maior.

Juro simples é quando aplicamos juros apenas sobre o valor principal.

Fórmula: FV = PV (1 + i * n)

FV sendo o valor futuro ,PV o valor presente, i os juros e n o prazo

Como exemplo, vemos o exercício passado na rol:

Já os juros compostos, aplicamos os juros sobre o valor principal e sobre o juros gerados no período.

Fórmula: PV = FV/(1+i)n

Com a HP é bem mais simples de calcular.

Foram realizados exercícios de juros simples e compostos.

Referências Bibliográficas

FEUSER , Carlos E.P. Métodos Quantitativos aplicados a Corporate Finance. Rio de Janeiro, 2020. 102 p. Apostila do Curso de Métodos Quantitativos aplicados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com