TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tratamento dos Subprodutos

Por:   •  12/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 5

ESTRUTURA DO TRABALHO

  1. Introduçao ao subproduto

INTRODUÇÃO

A produção múltipla pode ser conjunta ou disjunta. Diz-se conjunta se da mesma matéria-prima resultam necessariamente e em simultâneos dois ou mais produtos. Se esses produtos tiverem valor económico semelhantes dizemos que da produção conjunta resultaram co-produtos, frequentemente, um dos produtos conjunto tem um valor económico muito superior ao outro. No plano geral de contabilidade, o produto principal é contabilizado na conta produtos acabados e intermédios, e o produto secundário é contabilizado na conta subprodutos, desperdícios, resíduos e refugos.

Subproduto

São produtos que decorrem de um processo de produção conjunta, apresentam quantidade ou valor relativamente baixo, em comparação com os produtos principais, um produto secundário recuperado no decorrer da fabricação de um produto primário. Não constituem o objecto principal da actividade de empresa, sendo obtidos por arrastamento da fabricação dos produtos principais.

Exemplos: Serragem e cacos de madeira são subprodutos da produção de madeira serrada; querosene é um subproduto da produção de gasolina. Indústria de refinação de óleos alimentares, em que a matéria-prima é o óleo bruto, produto principal é o óleo refinado, e o subproduto é a oleínas que serve de matéria-prima nas indústrias de sabões e de margarinas.

Os subprodutos destinam-se a vendas, utilização na própria empresa ou transformação, e é de importância muito reduzida. Para os subprodutos, a imputação dos custos que correspondem a parte dos custos conjuntos dá-lhe um custo que deve ser igual ao valor das suas vendas, não havendo assim neles quaisquer lucros, estando já deduzidos os custos específicos do valor das vendas.

Contabilização

A receita de vendas de subprodutos é registada como receita separada, quando a quantia da receita é tão pequena que tem pouco impacto sobre os custos, ou as vendas totais. Em vez de listar a receita do subproduto com outras receitas, ela pode ser tratada como uma dedução do custo do produto principal, em que o principal objectivo determinar o resultado e o estoque para propósitos de relatórios financeiros,

Contabilização Método 1: o valor realizável líquido da venda dos subprodutos é deduzido do custo do produto principal.

 Método 2: o resultado da venda dos subprodutos é tratado como ‘outras receitas.

Exercício

Suponha que a By-Product Company tenha um processo de produção de que resultem o produto C, como produto principal, e o produto D, como subproduto. Ambos os produtos foram vendidos no período corrente: o produto C, por $ 200.000; o produto D, por $ 1.100. Os custos de processamento até o ponto de separação foram de $ 80.000. Os custos conjuntos, contudo, não são rateados aos produtos – são atribuídos integralmente ao produto C, o produto principal. Suponhamos também que o produto D exija $300 de custos adicionais de processamento, para que seja colocado em condições de ser vendido; consequentemente seu valor realizável líquido é $800

Resolução o valor realizável líquido do subproduto é deduzido do custo do produto principal. O valor realizável líquido do subproduto é tratado como outras receitas $800corresponde ao valor realizável líquido do subproduto ($1100 do preço de venda menos $300 de custos específicos de processamento de subproduto).tab a

Critério de repartição dos custos conjuntos pelos subprodutos

Existem dois critérios de repartição dos custos conjuntos pelos subprodutos, consoante eles tenham ou não valor comercial:

  • Critério do lucro nulo, consiste em atribuir ao subproduto um resultado nulo. Para tal, os custos conjuntos a imputar aos subprodutos devem ser iguais ao valor de venda da produção do subproduto deduzido de todos de todos os custos específicos industrias e não industrias que lhe estão associados, sendo assim, ao valor dos custos do coproduto terá de se deduzir o valor da venda dos subprodutos. Este tende a ser o mais utilizado, pois os subprodutos têm geralmente valor comercial, (Produto principal=custos conjuntos-valor do subproduto) (exemplo)…

  • Critério do custo nulo, que consiste em assumir que os subprodutos não têm qualquer custo, sendo os custos industrias imputados na totalidade aos produtos principais. Utilizar-se-á este critério no caso de o subproduto não ter valor comercial. Neste caso, os co-produtos repartem todos os custos conjuntos e o valor da venda dos subprodutos é um lucro bruto para a empresa. (Produto principal=custos conjuntos). (exemplo)…

Exercício

A empresa FRANGOLANDIA dedica-se a criação e comercialização do frango para abate.

O processo produtivo deste empresa resume-se no seguinte:

  • Na secção de Engorda, os pintos adquiridos aos criadores são sujeitos a um período de engorda, através do recurso e rações;
  • Na secção de abate e separação, e após o processo de engorda se encontrar concluído, os frangos são mortos e separados em quatro produtos principais (pernas, peito, coxas, asas) e um subproduto (Miudezas). Considerados resíduos, que originam custos de remoção e que esporadicamente são vendidos a empresas produtoras de fertilizantes (o sangue e os ossos), para empresas produtoras de artigos desportivos (as penas ).

Da contabilidade do mês de Fevereiro do ano N retiraram-se os seguintes elementos:  

a)…produção e vendas

b)custos industrias…

c) custos não industrias...

Durante o mês de Fevereiro não foram vendidos resíduos.

Tendo por base a informação prestada, pretende-se que:

1.valorize o subproduto:

Desperdícios, resíduos e refugos

Todos os restos que resultam da preparação das matérias-primas e/ou do processo produtivo juntamente com o produto principal, sendo, no entanto, o seu valor económico muito reduzido, podendo originar custos adicionais, como, por exemplo, custos de remoção e de transporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (111.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com