TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O VALOR JUSTO

Por:   •  10/4/2017  •  Dissertação  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 2

Valor Justo

Valor Justo ou Fair Value, é definido pelo preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de passivo em uma transação não forçada entre os participantes do mercado, na data de sua mensuração.

Uma transação não forçada não deve considerar uma venda de emergência para liquidar uma dívida.

Outro ponto importante, é que a avaliação deve privilegiar produtos similares no mercado ao invés de uma análise interna da empresa.

Para se determinar um valor justo, temos que identificar:

  • Quais são os ativos e passivos envolvidos, que serão mensurados;
  • Mais a frente, para os ativos não financeiros, como Estoques, imobilizados e Intangíveis, temos que verificar qual melhor método financeiro;
  • Identificar qual mercado mais vantajoso. Determinar cenários futuros, onde muitos defendem de que o termo “justo”, não é o mais adequado, pois é impossível prever com certeza o que poderá acontecer a longo prazo.

As vantagens de se aplicar o valor justo seriam, entre outras, demonstrar informações mais interessantes para investidores, exibindo o preço pelo qual os ativos poderiam ser negociados, como também, não haver a necessidade de utilizar fatores específicos de nenhuma entidade na hora de avaliar o “valor justo” do ativo, pois estariam avaliados tendo o mercado como parâmetro, existindo assim, uma condição de comparação entre diferentes entidades.

Por ter muitos pontos de complexidade de uma mensuração do valor justo, geralmente sua mensuração é feita com base nas evidencias do mercado, quando o item negociado tem um mercado para ele, vinculando assim o valor do mercado ao valor justo, assim propriamente dito.

REFERÊNCIAS:

  • GIUNGU, A. Consultora da área de Impostos Federais, Legislação Societária. Dificuldades de Mensuração do Valor Justo de Ativos e Passivos, CPA em 19 de Julho 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com