TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Zappin e Creditudo

Por:   •  1/8/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.457 Palavras (10 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 10

FGV

MBA Executivo em Finanças: Controladoria, Auditoria e Compliance

Estudo de caso: Empresas Creditudo e Zappin

Turma: 24

Módulo: Compliance

Professor: Marcelo Borowski Gomes

Aluna: Karina Lima e Silva Lisboa

São Paulo 2021

Sumário

1. Introdução 3

2. Contratação do Compliance Officer 3

3. Tone at the top 4

4. Análise de Riscos 4

4.1 Junto aos donos 4

4.2 Mapa de risco 5

4.2.1 Riscos avaliados 5

4.2.2 Mapa de calor 6

5. Plano de ação 6

6. Canais de denúncias 8

6.1 Ombusdsman 9

6.2 SAC/Ouvidoria 9

7. Programa de integridade 9

7.1 Código de conduta 9

7.1.1 Aos funcionários 10

7.1.2 Aos cliente 10

7.1.3 Sanções disciplinares 10

8. Treinamento 10

9. Governança Corporativa Clássica – Organograma 11

10. Conclusão 11

11. Bibliografia 12

1. Introdução

Venho fazer o estudo de caso das empresas Creditudo e Zappin, uma empresa fundada desde a década de 70, vinda da Europa, no ramo de supermercados, com muitos produtos sendo eles de bens duráveis e não duráveis aqui no Brasil.

Essa empresa teve diversas mudanças significativas no decorrer dos anos, uma delas foi se associar a empresa Creditudo, porque inicialmente só existia a Zappin.

Além dessa associação percebe-se que a empresa vem sofrendo alguns problemas, principalmente por não ter uma estrutura adequada para passar credibilidade aos seus funcionários e para os seus consumidores.

Vou apresentar um plano de ação para essa empresa começar a fazer tudo com responsabilidade, ética, obrigações e prestação de contas para um futuro promissor.

2. Contratação do Compliance Officer

Tabela retirada dos slides da apostila de Compliance da FGV, ministrada pelo prof. Marcelo Borowski Gomes.

Com a volta do filho do senhor Soprano, que terminou seu curso de MBA, ele veio com a mente aberta de conhecimentos para a empresa de seu pai, podendo fazer o compliance office, para a Creditudo e Zappin poder se reestruturar. Conforme tabela, ele adquiriu conhecimento, teve a atitude de mudar o ponto de vista dos demais, e o respeitos dos sócios da empresa para uma implantação para o bem da mesma.

3. Tone at the top

Tabela retirada dos slides da apostila de Compliance da FGV, ministrada pelo prof. Marcelo Borowski Gomes.

Conforme a lei da empresa limpa, decreto 8.420/15 , seu primeiro compromisso é o “Tone at the top” que diz que para uma empresa dar certo o compromisso tem que começar pelos donos, administradores e conselheiros seus executivos. Essa expressão também pode ser explicada por “O exemplo vem de cima” (conforme o site da Compliance Total).

A empresa Creditudo e Zappin, nesse momento precisa começar a implantar o “Tone at the top” para começar uma nova cultura na empresa, tudo tem que começar de cima para baixo, seguindo a tabela acima, com a sua prevenção, detecção e respostas para conseguir fazer a empresa começar pelo caminho certo.

4. Análise de Riscos

Hoje grandes empresas estão adotando esse método de análise de risco, para tentar avaliar circunstâncias para a suas empresas, assim podendo trazer eventuais impactos que possam representar ameaças e oportunidades, podendo gerar investimentos e projetos para a Creditudo e Zappin.

Portanto, com essa ferramenta, podemos analisar os riscos para trazer melhorias para a empresa, podendo assim entender melhor os custos dos dois ramos da empresa, além de prever alguma ameaça ou oportunidades que podem mudar o resultado. (Conforme site Totvs).

4.1 Junto aos donos

Primeiramente devemos reunir os donos da empresa Creditudo e Zappin, para implantar uma área de gerenciamento de risco da empresa.

Com ela vamos conseguir mostrar para eles como a empresa vem sendo tratada e o que devemos melhorar para ir em busca de resultados significativos para tomada de decisão, ampliação dos nossos negócios e redução dos nossos custos. Quando uma empresa esta alinhada, não temos custos de retrabalhos com o nosso consumidor final.

No primeiro momento, vamos ter dificuldades para todos da empresa entender por que vamos mudar toda a estrutura, curto prazo precisamos começar a implantação do Decreto 8.420/15 – Lei da empresa limpa, mas ao longo prazo, os executivos verão que a análise de risco garantirá a veracidade da empresa e de resultados duradores.

4.2 Mapa de risco

Será utilizada a matriz de riscos, que faz uma análise da probabilidade versos impacto que pode causar esse risco. Junto com o levantamento de acordo com o ramo da empresa Creditudo e Zappin, que vem ao decorrer os anos não levando a sério a políticas de integridade, para uma empresa com ética acima de tudo.

4.2.1 Riscos avaliados

Impacto Probabilidade Índice

Risco de a empresa não conhecer seus riscos de Compliance e, por isso, manter brechas importantes para a ocorrência de má conduta e infrações das leis. 9 9 81

Risco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com