TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DE CASO: A EMPRESA CREDITUDO E ZAPPIN

Por:   •  28/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.275 Palavras (10 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 10

ESTUDO DE CASO: A EMPRESA CREDITUDO E ZAPPIN

HISTÓRICO:

Sr. Soprano quando veio da Europa na década de 70, constituiu empresas no Brasil, sendo elas pequenos supermercados, onde comercializava produtos não duráveis, porém, com o passar dos anos suas empresas acabaram se transformando em grandes supermercados que deixaram de comercializar apenas produtos não duráveis e passaram a ter em seu mix produtos das mais diversas naturezas.

Na década de 90, Sr. Soprano resolveu investir juntamente com outros investidores em um novo segmento, uma empresa de operações financeiras que cobrava juros de mercado, sendo que essa empresa financiava a compra de produtos duráveis que o executivo vendia em suas lojas Zapinn e também passou a oferecer empréstimos consignados por meio dessa nova empresa, denominada Creditudo.

Como principal executivo das empresas o Sr. Soprano acabou adotando algumas estratégias de administração, que a princípio apresentava trazer muitos benefícios, contudo, essas estratégias acabaram não se mostrando tão eficientes.

ANÁLISE ESTRÁTEGICA DOS CONTROLES DA EMPRESA ZAPPIN E CREDITUDO:

Analisando os controles internos da empresa Zapinn fica evidente que a mesma não tem todas as suas compras de sua cadeia B2B contabilizadas, o que deixa muita margem de erro em seus registros fiscais e contábeis, prejudicando assim a ação da controladoria e de toda a empresa, pois os números apresentados não refletem a realidade da mesma. É possível notar que a empresa possui problemas de gerenciamento também, pois comparando o faturamento de 2018/2017, houve queda, o ROI, também em queda, a inadimplência aumentou de forma considerável e o número de clientes em queda, todos esses fatores acabam refletindo de forma grosseira que algum problema está presente e os investidores acabam deixando de investir e confiar na empresa.

Já na empresa Creditudo fica evidente que todos os controles contábeis da empresa era feito de forma amadora em planilhas de Excel, sem o suporte de um bom sistema de gerenciamento, também é claro o descasamento do contas à pagar e à receber, o que gera um grande impacto no estoque da empresa, uma vez que seu estoque é o seu caixa. A análise do ciclo financeiro e operacional expõem que ambos estão descasados e muito extensos e que o prazo médio de recebimento está acima do de mercado.

Além disso, é notável que a Credituto não realizou gerenciamento de risco do negócio, não analisou os possíveis riscos que estaria exposta e nem suas possíveis ações para neutralizar tais riscos. Riscos são necessários a todos os negócios, porem a empresa precisa analisar quais riscos a trará ganhos e compensa aceitar o risco e quais o trará percas e deve ser negado, pois o mesmo não é viável para o negócio.  

A Creditudo apresentou um alto índice de inadimplência de 13,5% em 2018, uma vez que o aceitável pelo mercado era de 1,5%, portanto ela teria 12,0% de perca a mais que o restante do mercado. Além disso, ela possui 7,5% de perca da receita anual vinda de problemas judiciais. Portanto, a empresa já teria uma perca de 19,5%, um valor que já não voltaria mais e teoricamente torna o negócio insustentável. Outra questão é a falta de uma política de credito bem definida e ajustada de acordo com as estratégias de seu négocio.

MODELO DE CONTROLADORIA PROPOSTO:

A controladoria em uma empresa pode ser representada da seguinte forma:

                                                       Controladoria

Planejamento e Controle                                               Estruturação Contábil e Fiscal

                                              Sistema de Informações Gerenciais

Sendo que a controladoria ela precisa garantir o planejamento e o controle que estão relacionados as tomadas de decisão da empresa, gestão do negócio, planejamento orçamentário, análise de desempenho, gestão de riscos.

A estruturação contábil e fiscal a controladoria também deve garantir, garantir que a escrituração fiscal seja realizada, que seja gerado informações e relatórios, que se tenha um controle patrimonial, processos de auditoria e compliance.

A controladoria ela tem um papel fundamental no controle e monitoramento das empresas, ela tem a missão de assegurar a otimização do resultado econômico da organização para garantir um futuro positivo fluxo de caixa para a mesma.

Toda empresa deve ter bem elaborado e definido três documentos essenciais para auxiliar o trabalho da controladoria: São eles:

- Balanço Patrimonial: é a representação gráfica do patrimônio de uma empresa. Ele possui duas colunas, a do Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. E tem como finalidade apresentar a situação financeira de uma empresa, geralmente, ao final de um ano.

- DRE – Demonstração do resultado do exercício: A DRE tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses

- DFC – Demonstração de fluxo de caixa: A Demonstração do Fluxo de Caixa indica quais foram as saídas e entradas de dinheiro no caixa durante o período e o resultado desse fluxo.

 Esses documentos devem ser elaborados de forma correta e responsável, pois refletem os números, a solidez e a confiabilidade da empresa.

   

Tanto a empresa Zapinn quanto a  Creditudo, precisam que seja implantado uma área de controladoria, onde em primeiro plano seria necessário uma mudança no comportamento humano da organização, em todos seus colaboradores, para que todos entendam a importância de se ter a presença dessa área. Todas as operações precisam ser registradas para que seja possível elaborar de forma correta e confiável toda a documentação contábil e fiscal. Registrar todas as saídas e entradas de dinheiro para que a DFC, seja um espelho da real situação da empresa, e para que dessa forma se possa equilibrar ter o fluxo de caixa real da empresa e consequentemente planejar o contas à pagar e à receber da empresa, não gerando prejuízos financeiros e gastos inesperados. É importante que o ciclos operacionais e financeiros da organização também estejam alinhados e bem planejados, para isso a Creditudo precisa captar recursos de terceiro ou reduzir o prazo de pagamento para gerar caixa, elaborar uma boa política de crédito, para reduzir a inadimplência e as fraudes. Outra alternativa seria personificar os CPF com reatings, para assim definir as taxas de juros a serem aplicadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com