TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: A EMPRESA CREDITUDO E ZAPPIN

Por:   •  30/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.477 Palavras (10 Páginas)  •  1.895 Visualizações

Página 1 de 10

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

MBA GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA & AUDITORIA

CONTROLADORIA – TURMA GFCA23

ESTUDO DE CASO: A EMPRESA CREDITUDO E ZAPPIN 

Bruno

Jessica Almeida

Jessica Lacerda

João Henrique Machado Caetano

Lucinete Braz

Lyz Michelly B. Rios Lobo

Marlon Vasconcelos

Goiânia, 2016.

SUMÁRIO

1        DIAGNOSTICO        3

2        CONTAS A PAGAR E A RECEBER        3

2.1        Contas a Pagar        3

2.2        Contas a Receber        4

3        CICLO FINANCEIRO E CICLO OPERACIONAL        4

4        GESTÃO DE RISCO INTEGRADO        5

5        GOVERNANÇA CORPORATIVA        5

6        BALANCED SCORECARD        5

  1. DIAGNOSTICO

O presente estudo de caso teve por objetivo realizar um diagnóstico de como estavam os controles da empresa Zappin e Creditudo assim como suas obrigações contábeis básicas.

A Zappin foi constituida por volta da decada de de 70 e trabalhava com venda de bens de consumo duraveis e não duráveis. Com o tempo, o negocio foi ampliando e a empresa constituiu um novo braço comercial para realizar operaçoes financeiras cobrando juros de mercado. Mais tarde, constituiu uma nova empresa denominada Creditudo para atuar nesse segmento de empréstimos consignados.

Verificamos que a tomada de decisão por parte do Sr. Soprano na forma de condução da empresa foi equivocada, pois o mesmo não detinha de informações e controles, em função de uma estratégia de informalidade para uma redução de custos que o mesmo desejava. Conforme dados apresentados abaixo, podemos inferir que alguns indicadores sofreram mudanças negativas para a companhia comparando os anos de 2013 e 2014:

ZAPPIN

ANO

Faturamento

ROI

Inadimplência

Número de Clientes

2013

13.000.000

21%

3%

1.000.000

2014

11.500.000

17%

4,50%

620.000

  • ZAPPIN – Diminuição de 1,5 milhão além de redução de 4% do ROI. Aumento da inadimplência e diminuição drástica do número de clientes.

CREDITUDO

ANO

Faturamento

ROI

Inadimplência

Número de Clientes

2013

11.750.000

11%

7,25%

17.000

2014

21.320.000

8,5%

13,15%

29.000

  • CREDITUDO: apesar do aumento de 9,5 milhão no faturamento e expansão do número de clientes (12 mil novos clientes), tivemos uma diminuição de 2,5% do ROI, aumento de 5,9% da inadimplência.

Assim podemos verificar de forma negativa alguns fatores:

  • Elevado índice de inadimplência de 13,15% a.a. mais uma perda de 7,5% a.a. totalizando 20,65% a.a. influenciando negativa e diretamente os seus estoques, isto porque não havia critério na concessão de crédito, pois o mesmo era realizado por terceiros chamados de “pastinhas”.
  • Possível fraude na concessão de empréstimo, já que vários consumidores passaram a reclamar no órgão fiscalizador BACEN e na imprensa o não recebimento de crédito.
  • O controle da tesouraria, era realizado em planilhas eletrônicas Excel, o que pelo porte da empresa deixava a desejar em todos os aspectos de informação de gestão econômica (GECON).
  • A imagem da empresa estava vulnerável perante o mercado em função das reclamações dos clientes e também pelo atraso de salários dos funcionários.

Em suma, a empresa CREDITUDO não possui um modelo de gestão profissional e sim, familiar, o grande desafio é profissionalizar a mesma implantando o modelo de gestão no sistema de informação de gestão econômica (GECON).

Tendo em vista a situação atual da empresa Creditudo, a sugestão é a implantação de um sistema de Informação e Gestão Econômica (GECON). Segundo Catelli, GECON significa administração por resultado, tendo como objetivo a otimização dos resultados por meio da melhoria da produtividade e eficiência operacional. Este modelo foi desenvolvido por um grupo de pesquisadores liderados pelo professor Catelli, que criou uma linha de pesquisa no departamento de contabilidade e administração no final dos anos 70. Este modelo visa o gerenciamento por resultados econômicos objetivando a eficácia empresarial e compreendendo os elementos integrados de modelo de gestão empresarial, modelo de decisão, mensuração e informação do resultado econômico.

  1. CONTAS A PAGAR E A RECEBER

  1. Contas a Pagar

O departamento de contas a pagar é responsável por programar e efetuar as obrigações financeiras da empresa na data do vencimento. Essas obrigações surgem a partir das necessidades da empresa em comprar bens ou serviços. Podemos observar pelo case apresentado que tanto a Creditudo como a Zapping não estão honrando suas obrigações em dia.  

Um importante indicador para medir a eficácia da operação do departamento de contas a pagar é a liquidação dos débitos em suas respectivas datas de vencimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (334 Kb)   docx (86.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com