TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O homem primitivo no ano de 3000 A.C

Por:   •  2/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

Passo 3

A contabilidade desde a antiguidade sempre esteve na vida do homem, nos tempos mais primitivos, ela encontra se por uma de suas vertentes, o controle.

O homem primitivo no ano de 3000 A.C,  ao contar seus rebanhos, e instrumentos de pesca e caça, praticava uma forma rudimentar de contabilidade. No entanto há que se reconhecer que o controle é a premissa básica e abrangente. Ao longo dos anos a contabilidade vem se destacando com um papel fundamental na vida das pessoas, e administração de riquezas geradas pelas empresas.

Desde os tempos remotos, os reis, faraós, comerciantes, agricultores e etc, utilizavam técnicas de registro para avaliar, mensurar e controlar seus bens pessoais.                                    Conforme o homem começava a aumentar seus bens preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentá-los, pois quando já em maior volume estas informações não eram de facíl memorização necessitando de registros.

Para se estabelecer um controle das inúmeras riquezas, registros que o novo mundo representava a contabilidade tornou-se uma necessidade. As primeiras cidades comercias eram dos Fenícios, já sendo praticadas nas principais cidades da antiguidade, as operações econômicas foram se tornando cada ves mais complexas, refinando o seu controle. Na República Romana, nos registros governamentais já eram utilizadas as receitas de caixa que eram classificadas como rendas e lucros e as despesas compreendidas nos itens salários perdas e diversões.                                                                                                      

No périodo do Renascimento Cultural surge Frei Luca Bartolomeo de Pacioli, precursor da obra do métedo das partidas dobradas, consagrou-se como uma das maiores mentes de seu tempo. Com o desenvolvimento cultural, econômico e social, a contabilidade passou a evoluir.

Algumas das inovações que surgiram nos novos tempos trazidas pela propagação da escola americana, nos útimos séculos ocorreu uma grande evolução das técnicas contábeis, o surgimento da auditoria o desenvolvimento da contabilidade de custos e o aumento da importância da contabilidade como ferramenta gerencial.

À medida que o comércio se expandia e a riqueza era acumulada a negociação individual ia sendo substituída pelo comércio por meio de representação e associações, a importância da sociedade comercial para a evolução da contabilidade se dá pelo reconhecimento da sociedade como uma entidade pessoa jurídica, segregando - a da pessoa física do proprietário da sociedade. As empresas de capital eram formadas pela junção de pessoas para financiar um determinado empreedimento.

Com o sugimento das grandes empresas, como as multinacionais, onde são requeridos grandes capitais, e com um grande número de acionistas, foi a primeira causa da utilização das teorias e praticas contábeis, pois permitiam a correta interpretação das informações, por qualquer acionista ou outro interessado. As empresas através de balanços e DRE, auxilia na tomada de decisão, informações vitais para o sucesso dos empreendimentos. Visando seu aprimoramento, qualidade e resultado, extraindo informações concisas, sendo elemento fundamental na gestão empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com