TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS CULTURAIS DESENVOLVIDOS PELO CHAMADO “HOMEM PRIMITIVO”

Por:   •  12/2/2016  •  Resenha  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 3

Do contexto geral, depreendemos por cultura, todos os aspectos e ações que constroem a realidade social de seus integrantes, a exemplo de hábitos, crenças, técnicas, costumes e padrões de comportamento, que dão forma as relações, instituindo valores e normas.

Os documentários abordam a evolução do “homem primitivo” e, consequentemente, o desenvolvimento da sua cultura, demonstrada na constante mudança que ocorre de acordo com os acontecimentos vividos por seus integrantes, evidenciada nas transformações e processos adaptativos ocorridos ao longo dos séculos. Dentre estes, destacamos a migração das árvores para o chão, o andar ereto apoiado em duas pernas, em vez de deslocar-se com pés e mãos no solo e, deixar de comer sobras dos animais (carniças), para buscar seu próprio sustento, sobrevivendo da caça, pesca e coleta de raízes e frutas.

Percebemos que, desde os primórdios, objetivando garantir sua sobrevivência o homem organizava-se em grupos, posto que, enfrentar as adversidades em conjunto concedia mais segurança do que isoladamente. Conviviam e disputavam com animais selvagens, a habitação em cavernas e o alimento, cuja escassez e falta de ambiente propicio para sobrevivência, os tornavam nômades, pois deslocavam-se de um lado para o outro, sem morada fixa, a busca de melhores condições de vida.

Com a descoberta e controle do fogo conseguiram defender-se dos animais selvagens; enfrentar e dominar presas; cozinhar carne e outros alimentos, melhorando o processo digestivo; iluminar a habitação e aquecerem-se, o que foi primordial para o futuro da espécie.

Observamos o claro desenvolvimento cultural humano, na produção e uso de utensílios confeccionados com ossos e arcadas de animais. Na confecção e utilização de ferramentas e instrumentos, tais como agulha, machados e flechas, utilizados na caça e na pesca, empregando pedra lascada, depois pedra polida, madeira, ossos e dentes de animais. No aprimoramento de aptidões, como trabalhar o couro para construir moradia, confeccionar vestes, calçados, bolsas e de adornos, tais como enfeites para pescoço, cabelo e pinturas no rosto e corpo. No progresso na comunicação, a princípio gesticulada e através das pinturas rupestres, seguida por uma linguagem pouco desenvolvida, baseada em sons, sem a elaboração de palavras, e por fim com a criação de idiomas. Nas danças, crenças e rituais pautados na necessidade de demonstrar bravura, como forma de conquistar espaço e respeito. Na elaboração das leis e aplicação pelo conselho de julgamento, e até, na evolução biológica, com o aumento do volume do crânio em relação ao tamanho do corpo.

Criaram táticas para a caça em equipe, inclusive, com a preparação dos meninos, para serem futuros caçadores. Organizaram estratégias e delegaram funções aos componentes, conforme as habilidades demonstradas. Passaram a disfarçar o cheiro humano ungindo o corpo ervas, a estudar o comportamento animal e a utilizar instrumentos que imitavam seus sons, para atraí-los. Desenvolveram, assim, a caça em grande escala, abatendo centenas de animais de uma só vez, dividindo o resultado entre membros do grupo e trocando o excedente.

Nessa época, foi estabelecido o gênero humano e a divisão do trabalho por sexo nas comunidades. Enquanto o homem era responsável pela proteção e sustento das famílias, a mulher ficou encarregada de criar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com