TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que são Recompensas financeiras e não-financeiras

Artigo: O que são Recompensas financeiras e não-financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Artigo  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  1.253 Visualizações

Página 1 de 3

01. O que são Recompensas financeiras e não-financeiras

Recompensas financeiras

Os sistemas de recompensas devem trazer algum retorno à organização, além de incentivar as pessoas a fazer contribuições à organização. Elas podem ser financeiras ou não financeiras.

Segundo Chiavenato (2008), as recompensas financeiras se subdividem em diretas e indiretas. As diretas correspondem ao salário direto, prêmios e comissões. O salário consiste no elemento mais importante das recompensas financeiras. Ele é a retribuição em dinheiro paga ao empregado em função do cargo que este exerce e dos serviços que presta durante determinado período de tempo. A recompensa indireta é o salário indireto decorrente de acordos de trabalho e do plano de benefícios e serviços sociais oferecido pela organização. São as férias, gratificações, gorgetas, horas extras, décimo terceiro salário, adicionais e decorrências financeiras dos serviços concedidos.

As recompensas financeiras são dessa forma muito importantes para a manutenção do empregado em uma empresa, pois estão relacionadas a dinheiro, benefícios e serviços que este recebe pelo seu trabalho e desempenho. No entanto elas não são as únicas maneiras de motivar os funcionários dentro de uma empresa, pois somente uma recompensa financeira não é o suficiente. Araujo e Garcia (2009) alegam que a recompensa apenas de natureza financeira tem um efeito limitado, ou seja, seu efeito será por um espaço de tempo não muito interessante.

As recompensas não financeiras dizem respeito a oportunidade de desenvolvimento, reconhecimento e auto-estima, qualidade de vida no trabalho, orgulho da empresa e do trabalho, promoções e liberdade e autonomia no trabalho (CHIAVENATO, 2008). Afetam, portanto, diretamente o desempenho do

02. Qual a diferença entre o salário nominal, salário real e o salário mínimo

O Salário Nominal é o salário que recebe mensalmente pelo funcionário,que considera a parte fixa do salário base em sua forma bruta, sem ter os descontos aplicados, O Salário real representa o poder aquisitivo de uma pessoa, e o quanto ela realmente pode comprar com volume de dinheiro que recebe, E o Salário mínimo é o menor salário que a empresa oferece ao funcionário, ele é reavaliado todos os anos e ocorre reajuste com base no custo de vida dá população.

03. Conceitue administração de salários e explique de que forma a organização busca o equilíbrio interno e externo

Em uma organização, cada cargo tem o seu valor individual. A administração de salários é um assunto que abarca a organização como um todo,repercutindo em todos os níveis e setores, a administração de salários se define em um conjunto de procedimentos que visam manter estruturas de salários equitativas e justas na organização e normas.

O objetivo dá administração de salários:

- Pagar cada empregado de acordo com o cargo que ocupa.

- Recompensá-lo pelo desempenho e toda dedicação.

- Atrair os candidatos para os cargos.

- Ter flexibilidade, dando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com