TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Índice de Sustentabilidade Industrial (ISE)

Pesquisas Acadêmicas: O Índice de Sustentabilidade Industrial (ISE). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.171 Palavras (9 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

LUANA ARDENGHI BINELO

CONTABILIDADE APLICADA

Frederico Westphalen

2013

LUANA ARDENGHI BINELO

CONTABILIDADE APLICADA

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para todas as disciplinas do semestre.

Frederico westphalen

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

2 ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE INDUSTRIAL 5

3 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL 6

4 AGRONEGÓCIO, CONSTRUÇÃO CIVIL E O TERCEIRO SETOR 8

4.1 Agronegócio 8

4.2 Construção civil 9

4.3 Terceiro setor 10

5 CONCLUSÃO DA PESQUISA 11

6 CONCLUSÃO 12

7 REFERÊNCIAS 13

INTRODUÇÃO

A contabilidade é sem sinal de dúvida muito importante para todos os setores da economia. Pois o profissional de contabilidade é capacitado para realizar a contabilização das atividades econômicas dentro dos mais diversos negócios, e ainda mais importante dentro das normas fiscais e legais que cada vez se apresentam mais rígidas para as empresas, o agronegócio, e o terceiro setor.

A contabilidade aplicada se revela muito mais complexa do que se aparenta, e dispõe também de um leque de ramos disponíveis a gestão financeira, ao conhecimento do faturamento e a contabilização dos fatos contábeis.

2 ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE INDUSTRIAL

O Índice de Sustentabilidade Industrial (ISE) é uma iniciativa pioneira na América Latina que tem por objetivo criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações.

O ISE foi lançado em 2005, pela Bolsa de valores de São Paulo (Bovespa), ele oferece um indicador para as ações de empresas comprometidas com a responsabilidade social e sustentável e que promovam boas práticas de governança corporativa.

A sustentabilidade empresarial é indispensável para que as grandes empresas cresçam em harmonia com a sociedade, meio ambiente e corpo de funcionários. Com isso, ela vem conquistando seu espaço dentro da gestão empresarial, inclusive se tornando uma exigência de muitos investidores do mundo inteiro.

As participações das corporações no ISE chamam a atenção dos investidores que procuram empresas responsáveis, sustentáveis e rentáveis para aplicar seus recursos. Essas aplicações consideram que empresas sustentáveis geram valor para o acionista em longo prazo, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais devido à sua estrutura voltada para o desenvolvimento sustentável.

O valor de participar de iniciativas voluntárias em sustentabilidade é percebido por meio dos ganhos intangíveis que essas experiências proporcionam como reputação e compartilhamento de experiências na comunidade empresarial ou por ganhos tangíveis ainda pouco conhecidos, mas já abordados em estudos que consideram o valor de mercado, a relação entre desempenho financeiro e desempenho socioambiental ou reações do mercado financeiro às ações de companhias mais sustentáveis. Dentre os benefícios intangíveis apresentam-se:

• Capacidade de inovar;

• Atuação internacional;

• Envolvimento da alta gestão;

• Envolvimento histórico com as questões ambientais;

• Vantagem competitiva como first mover;

• Ganho reputacional;

• Possibilidade de exercer influência no ambiente regulatório;

• Acesso ao conhecimento.

O processo seletivo das empresas dá-se através da metodologia desenvolvida pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV, e tem como base o desempenho das empresas a um questionário-base, bem como a avaliação de documentos encaminhados para a comprovação das respostas. O questionário e revisto anualmente por meio de processo participativo com as principais partes interessadas do Índice em oficinas, consulta pública online e audiência pública.

Atualmente a BM&FBOVESPA divulgou a oitava carteira do ISE que vai vigorar de 07 de janeiro de 2013 a 03 de janeiro de 2014. Essa nova carteira reúne 51 ações de 37 companhias, elas representam 16 setores. O quadro abaixo traz a relação das companhias participantes da carteira de 2013 do ISE BOVESPA

Das 37 empresas da carteira atual, 35 foram selecionadas também para a nova. Duas novas companhias ingressaram. Em constante evolução o processo do ISE passou a contar neste ano, com a auditoria e Asseguração da KPMG, o que contribui para conferir ainda mais credibilidade aos seus procedimentos.

3 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF),é uma lei complementar de nº 101/2000, essa legislação impõe regras ou limites para a gestão dos recursos públicos, estabelecendo normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal.

Essa lei brasileira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com