TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Índice de liquidez seca refere-se que para cada unidade monetária do passivo circulante

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Para a ampliação de suas instalações e admissão de mais empregados na empresa Comercio de brinquedos Céu Dourado Ltda, a sra. Marta Souza solicitou a gerente sra. Julia Maria um financiamento no valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), antes disso conversou com sua contadora, sra. Rosa Guedes, e explicou que esta interessada na importação de brinquedos, mas para que isso se tornasse viável, precisaria fazer as mudanças já citadas em sua loja, e pediu que ela elaborasse a analise financeira das Demonstrações Financeiras dos dois últimos exercícios sócias: 2015 e 2014 para passar a gerente.

No decorrer desse trabalho será apresentado um relatório com analises de cada índice com os dados disponibilizados pela contadora.

RELATÓRIO

Analisando-se a tabela resumo dos índices de liquidez da empresa comercio de brinquedos Céu dourado verifica-se que do ano de 2014 para 2015 houve uma ligeira diminuição da capacidade de saldos das obrigações, conforme especificado abaixo.

Índice de liquidez imediata tem como finalidade demonstrar a capacidade de pagamento das obrigações de curto prazo, considerando a disponibilidade (que se refere à caixa e banco) dividida pelo passivo circulante. No quadro ocorreu uma diminuição de 0,20 no índice de liquidez imediata, o que demonstra que a empresa dispõe de menos capacidade de quitação das dividas no curto prazo.

Índice de liquidez corrente refere-se a quanto ela tem de ativo circulante, para pagar cada unidade do passivo circulante. Quanto mais alto esse índice, melhor para a empresa, pois evidencia sua capacidade de pagamento. No quadro o índice era de 2,18 em 2014, em 2015, caiu para 1,22, o que mostra a diminuição dessa capacidade.

Índice de liquidez seca refere-se que para cada unidade monetária do passivo circulante, indica quanto a empresa possui de ativo, semelhante a liquidez corrente, só que a seca não considera os estoques. Em 2014 para cada R$1,00 tinha recursos financeiros de 1,48, e em 2015 diminui para 0,98. Índice de liquidez geral leva em consideração também todas as previsões de médio e longo prazo, incluindo no cálculo os direitos e obrigações a frente de 12 meses, como vendas parceladas, aplicações de longo prazo e empréstimos a pagar. Ativo circulante mais o não circulante para cada unidade monetária de divida geral (passivo circulante e não circulante). No quadro, em 2014 apresentava 2,72, já em 2015 diminui para 1,55.

Composição das exigibilidades – grau de dependência que os ativos da empresa têm aos capitais de terceiros. Quanto menor, mais favorável. O que ocorre no quadro, pelo contrário é um aumento sendo 2,76, em 2014, para 3,48 em 2015.

Participação no capital de terceiros é o índice que mostra quanto tem de capital de terceiros na empresa, comparado ao capital próprio. No quadro mostra que esse índice também aumentou, o que evidencia uma maior defasagem da empresa com o capital próprio.

Imobilização do patrimônio líquido, ou capital próprio, refere-se a quanto esta investido no ativo permanente, evidenciando quanto foi investido para cada real de patrimônio liquido. Esse índice mostra a capacidade de geração de capacidade produtiva, que também sofreu diminuição de 2014, quando estava em 2,15 para 1,04

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com