TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antiguidade Clássica refere-se a um período da História Humana

Por:   •  8/5/2017  •  Resenha  •  7.109 Palavras (29 Páginas)  •  835 Visualizações

Página 1 de 29

NTIGUIDADE GREGA

 Antiguidade Clássica refere-se a um período da História Humana, que se processou especificamente na Europa, portanto, quando falamos em Antiguidade Clássica, estamos nos referindo aos acontecimentos que se desenrolaram na Europa, na Grécia e em Roma. Este período compreende aproximadamente do século VIII a.C. (antes de Cristo) e se estende até aproximadamente o século V d.C (depois de Cristo). Esta periodização, que é feita muito mais no sentido didático, coloca como marco do inicio deste período o surgimento, na Grécia da poesia de Homero e como marco do final do período a queda do Império Romano no ano de 476 já da era cristã. Como podemos perceber o período intitulado de Antiguidade Clássica Grega é muito longo, portanto a educação bem como a sociedade assumiu formas diferentes no decorrer deste tempo. Em Esparta, por exemplo, a educação assume um papel de preparação para a guerra, enquanto que em Atenas assume um papel mais intelectual.

Como já indicamos anteriormente, o Egito foi o berço cultural de nossa civilização que por sua vez é herdeira dos ideais greco-romanos no que se refere ao conhecimento, á ciência e á cultura. Dos povos da Antigüidade, foram os gregos e os romanos que tiveram maior influência na formação da civilização ocidental. Portanto é fundamental entendermos estas civilizações.

Para entendermos o pensamento educacional na Grécia classica é fundamental que possamos vislumbrar os traços característicos de sua cultura e sociedade. Luzuriaga, nos indica alguns valores gregos fundamentais tais como: Descobrimento do valor humano independente de autoridade religiosa ou política; Reconhecimento da razão, da inteligencia crítica fora de dogmas; Criação da ordem, da lei, do cosmos, tanto na natureza como na humanidade; Criação da vida cidadã, do Estado, da organização política; Criação da liberdade individual e política dentro da lei e do Estado; Invenção da poesia épica, da história, da literatura dramática da filosofia e das ciencias físicas; Reconhecimento do valor decisivo da educação na vida social e individual; Consideração da educação humana em sua integridade: física, intelectual, ética e estética; O princípio da competição e seleção dos melhores, na vida e na educação.

A História da Educação Grega pode, didaticamente, ser dividida da seguinte maneira:

1) Educação Heróica/ Cavalheiresca: que ocorre no Período Homérico (1100-800 a.C.) e corresponde á fase retratada pelos poemas de Homero: Ilíada e Odisséia.

2) Educação Cívica: que ocorre no Período Arcaico (800-500 a.C.): fase da formação das cidades-estado (polis), introdução da escrita, da moeda, da lei. Corresponde a. (Atenas e Esparta)

3) Educação Clássica, Humanista que ocorre no Período Clássico (500-400a.C): fase correspondente ao apogeu da civilização grega. Representada especialmente por Sócrates, Platão e Aristóteles

4) Educação Helenística, Enciclopédica que ocorre no Período Helenístico (336-146 a.C.): fase da decadência da Grécia.

Vejamos mais detalhadamente como se processou a educação nestes diferentes períodos:

A Educação Heróica Ou Cavalheiresca e o Período Homérico

A Educação Heróica ou Cavalheiresca do Período Homérico tem sua origem e base em dois poemas épicos atribuídos a Homero: Ilíada e Odisséia

Os gregos deste período não tinham ainda o domínio da escrita, portanto o processo educativo se realiza através da tradição oral, especialmente através das rapsódias Ilíada (narra a guerra de Tróia) e Odisséia (narra a volta de Ulisses á Grécia). Estes dois grandes poemas épicos influenciaram de forma marcante toda a educação e cultura clássica, grega e romana. Leitura e estudo obrigatórios na educação básica da Grécia e, mais tarde, também no Império Romano. Estes poemas influenciaram os autores clássicos do mundo todo e podem ser considerados como fundadores da literatura ocidental.

Este poemas dominam o processo educativo na Grécia divulgando ideais que atravessam a cultura grega atingindo o patrimonio romano. Mas o continham este poemas de tão especial? Que ideais são estes que se espalham pela cultura grega e romana?

Na verdade estes poemas tratam das venturas e desventuras de heróis que servem de modelos permanente para a juventude. Seus heróis mais importantes como Aquiles e Ulisses atravessaram os séculos. Estes heróis são modelos de virtude, honra, superioridade, conquista dos objetivos apesar dos mais temidos obstáculos, coragem, perseverança, cumprimento do dever. Os feitos heróicos destes personagens são aprendidos de memória pelas crianças a detalhadamente anlisados pelos jovens.

Como esta é uma sociedade de tempos herócos e guerreiros o ideal da educação desta época se estabelece em estreita relação com os ideais e as aspirações da sociedade. Assim, neste periódo a educação, chamada de Heróica ou Cavalheiresca, é fortemente alicerçada nos conceitos de honra e valor, no espírito de luta e sacrifício, bem como nas capacidades e feitos individuais. Aqui se percebe mais claramente o ideal educativo grego “Arete”.

Podemos encontrar em Luzuriaga algumas importantes referencias acerca da educação do jovem no período homérico. Destacamos o seguinte:

Largos espaços para exercícios físicos, o que devia cultivar não só a força, mas ainda a beleza; jogos festivos nos quais elas se demonstravam; ensino de poesia e canto, acompanhado de instrumentos musicais; relatos e memórias de Homero; as leis, a sabedoria vital depositada em poesias morais; tais os elementos com os quais se cultivava o jovem grego para estar preparado para a guerra e para a eloqüência das assembléias. (LUZURIAGA, 2003:36)

Consultar: LUZIRIAGA, Lorenzo. História da Educação e da Pedagogia. 19° ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2001.

A sociedade grega dos tempos homéricos valorizava o espírito de superioridade, habilidade de falar, de se expressar e a valentia para agir, portanto, a educação tinha a função e o objetivo de fazer com que o jovem assimilasse estes valores

Educação Cívica e o Período Arcaico

No final do período homérico, por volta de 800 a.C. ocorreram grandes mudanças na vida política, social, cultural e econômica dos gregos. Dentre estas mudanças podemos citar:

O desenvolvimento das chamadas Cidades-Estado, as Polis;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.2 Kb)   pdf (132.9 Kb)   docx (33.7 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com