TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.757 Palavras (12 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTABÉIS

LEANDRO DONIZETE BORDINI

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

[pic 3]

Rosário do Ivaí

2012

LEANDRO DONIZETE BORDINI

aspectos introdutórios em ciências contábeis

Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Contabilidade básica

Orientador: Prof. José Manoel da Costa

Rosário do Ivaí

2012


SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------------4

2- DESENVOLVIMENTO---------------------------------------------------------------------5

3- CONCLUSÃO-------------------------------------------------------------------------------11

4-REFERÊNCIAS------------------------------------------------------------------------------12

5-APÊNDICES        ----------------------------------------------------------------------------13

                                                                                      4

                       Introdução

Baseada em pesquias nos livros e na internet apresento através deste trabalho um pouco do conhecimento adquirido sobre os temas propostos neste portfólio do primeiro semestre de Ciências Contábeis.

Podemos ter uma visão mais ampla ao conteúdo proposto, pois é de suam importância os assuntos relatados no contexto do trabalho o qual ira trazer conhecimentos fundamentais para os alunos que estão cursando contabilidade.

Com base nos conceitos de grandes contabilistas e das principais escolas contábeis foi adquirido parte desse conhecimento que abrange toda a história do contador com suas funções.

                                       Desenvolvimento         5                               

A contabilidade é um campo que possui diversos conceitos sobre sua existência com objetivos e objeto dentre eles destaca-se os conceitos do professor Francisco D´Áuria, Hendriksen e de Fayol podemos ter os seguintes conceitos.

Para D’Áuria (apud PADOVEZE, 2000, p. 49) a “contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”. Lembrando que D’Áuria faz parte da escola patrimonialista e, portanto seus estudos sobre a contabilidade têm com enfoque no patrimônio da entidade, deixando bem clara sua posição sobre o patrimônio, pois é o principal autor da escola.

Segundo o conceito de Hendriksen (apud PADOVEZE, 2000, p. 49)  “a contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos”.

               Para finalizar a base de pensamentos não posso ficar sem citar o conceito de Fayol (1994, p. 25) para ele a contabilidade “deve revelar, a qualquer momento, a posição e o rumo do negócio. Deve dar informações exatas, claras e precisas sobre a situação econômica da empresa”.

Baseado nestes conceitos pode-se obter varias conclusões com um só objetivo, que a contabilidade é uma ciência que fornece informações para as tomadas de decisões. A maior ênfase da contabilidade é fazer o controle do objeto da contabilidade que é o patrimônio, fornecendo informações a respeito de sua composição e suas variações, apurando todo o resultado obtido em suas atividades econômicas com fins lucrativos ou sociais. Aos objetivos da contabilidade destaca-se: Analisar, Mensurar (impor valor aquilo que você tem), Registrar e controlar o principal objeto da contabilidade o “patrimônio”; Fornecendo-lhe sempre informações sobre o patrimônio e seus usuários em cada tomada de decisão.

6

Escrituração contábil faz a representação do registro de todas as movimentações que ocorrem na empresa segundo o método das partidas dobradas (criado pelo Frei Luca Pacioli), Plano de contas e outras normas contábeis que envolvem o processo de escrituração. Toda escrituração contábil é feita no Livro diário ou Livro razão, cabe-se o registro em qual livro pela ocorrência do fato contábil. O Livro Diário é um livro obrigatório para a empresa onde ela faz todos os lançamentos dos fatos ocorridos, encadernamentos, registros, todos feitos de ordem cronológica. Já o Livro Razão está sendo obrigatório nos dias de hoje, nele são realizadas todas as contas individuais da empresa para que haja sempre o controle das contas (MARION, 1998, p. 146). Também faz parte do agrupamento dos valores de contas de mesma natureza com uma forma racional. Para fins didáticos o Razonete recebe uma representação gráfica em forma de T, tornando-se instrumento mais pratico ao raciocínio contabilista. (MARION, 1998, p. 111).

A contabilidade tem fundamental importância para a empresa, pois através da contabilidade é feito toda a organização empresarial, mesmo estando em tempos de tecnologia ainda existe empresários que dizem que a contabilidade só serve para a prestação dos tributos e obrigações, que tudo não passa de burocracia para a empresa, mais, no entanto esquecem que a contabilidade tem uma essência fundamental para as decisões a serem tomadas na empresa em diversas áreas. Sempre o empresário vai a um escritório contábil quando precisa fazer alguma obrigação com o Fisco, fazer a efetuação de algum cadastro empresarial em órgãos necessários. Acreditam que são capazes de fazer a administração seu negócio sozinho, sem assessoria de um contador, pedindo uma orientação para uma tomada de decisão. Pode acontecer que está empresa consiga sobreviver por um tempo sem a utilização destas informações, só que com o passar do tempo pode surgir certa falta de conhecimento na área contábil levando o negócio a falência. Assim como é fundamental para a empresa para o gestor também é indispensável, pois através da contabilidade o gestor pode fazer toda a organização na empresa desde a área administrativa como a  contratação e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (130.6 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com