TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DE UM SETOR DE CONTABILIDADE DENTRO DA EMPRESA

Por:   •  14/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

Benefícios e malefícios de um setor de contabilidade dentro da empresa

Uma grande dúvida que surge em determinado momento no dono ou gestor de uma empresa é a tomada de uma decisão muito importante, que pode influenciar drasticamente os resultados dela, se contratará uma empresa terceira para tomar conta de sua contabilidade ou terá um setor próprio. Muitos quesitos têm que serem levados em consideração como o custo total da escolha, o tamanho da receita, a estrutura física da empresa e a escolha de uma empresa confiável para prestar esse serviço.

As vantagens e desvantagens de ter um setor interno de contabilidade

Vantagens:

Exclusividade: Essa é a principal vantagem de se ter um setor interno, a empresa terá o recurso humano e estrutural a sua disposição, terá uma pessoa ou equipe acompanhando as rotinas diárias, conhecendo suas necessidades em tempo real, tirando dúvidas e fornecendo informações constantes para a tomada de decisão do gestor.

Desvantagens:

Menor economia: Haverá empresa que verá esse gasto como um investimento, outras gasto como despesa. Contratação de contadores e assistentes implicará em gastos trabalhistas, INSS, FGTS, 13° salário, férias, sem contar no custo da demissão caso o profissional não se adeque ao esperado. Caso a empresa opte por contratar esses profissionais ela terá que investir em equipamentos para melhor proveito desse recurso, montar uma infraestrutura inteira acaba tendo um custo bem elevado.

Desinformação: O que muitos escritórios de contabilidade veem como desvantagem é que muitos profissionais internos acabam ficando um pouco desatualizados do mercado por ficarem focados apenas em setor, o que não acontece em escritório terceirizado, pois seu contado é diversificado trabalhando em diferentes setores da economia.

Há no mercado hoje uma opção chamada insourcing contábil, é uma modalidade na qual se tem o melhor das duas opções (interna ou externa), uma equipe bem informada e capacitada trabalhando dentro da empresa com toda a estrutura necessária fornecido por uma terceirizada e oferecendo um serviço exclusivo sem ter que  pagar todos os encargos trabalhistas.

Referencias:

https://tripleaie.com.br/blog/post/contabilidade-interna-vale-mesmo-a-pena

http://www.planwork.com.br/blog/contabilidade-interna-ou-externa-o-que-e-melhor-para-a-minha-empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com