TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma breve visão geral da essência da liderança e o papel de líder em qualquer setor da empresa

Artigo: Uma breve visão geral da essência da liderança e o papel de líder em qualquer setor da empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/1/2015  •  Artigo  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 3

Administração

* Traz ordem e consistência por meio da elaboração de planos formais, do projeto de rígidas estruturas organizacionais e da monitoração dos resultados.

Liderança

* Estabelecem direções através do desenvolvimento de uma visão do futuro; depois engajam as pessoas comunicando-lhes essa visão e inspirando-as a superar os obstáculos.

Administração

O administrador utiliza a autoridade natural de sua posição na organização para obter o comprometimento dos membros.

A administração consiste na implementação da visão e da estratégia oferecidas pelos líderes, coordenando e suprindo de pessoal a organização, além de tratar dos problemas do dia-a-dia.

Liderança para o Funcionário

Aquele que enfatiza as relações interpessoais. Interesse pessoal nas necessidades das equipes.

Liderança para a produção

Aquele que enfatiza os aspectos técnicos e práticos do trabalho. Preocupação com a execução das tarefas.

As teorias comportamentais obtiveram um sucesso modesto na identificação de relações consistentes entre o comportamento de liderança e o desempenho do grupo.

O que parece estar faltando é a consideração dos fatores situacionais que influenciam o sucesso ou fracasso.

Exemplo: parece pouco provável que Martin Luther King pudesse ter sido o mesmo líder na luta pelos direitos civis se tivesse vivido nas primeiras décadas do século xx.

INTRODUÇÃO

O presente projeto de pesquisa irá nos mostrar como obter e fazer acontecer uma boa liderança dentro de uma organização, trazendo resultados positivos, otimistas e sucesso para ambas as partes (empresa e colaboradores). Tendo como tema principal “O Poder da Liderança Eficaz no desempenho dos colaboradores na empresa Tam Tubos da Amazonia Ltda., onde se torna necessário a fazer um breve estudo sobre a essência da liderança e o papel do líder diante de qualquer setor de uma empresa.

Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.

Tam Tubos da Amazonia Ltda., é uma empresa que tem como seu ramo de atividades Artefatos de concretos, compreende num total de 80 colaboradores e a maioria desses colaboradores são operacionais, e trabalham em determinados galpões que ficam localizados no pátio da empresa, os quais estão divididos em equipes e sendo liderados por dois encarregados.

A maneira que esses encarregados lideram suas equipes, é de forma incorreta e, que ao nosso ponto de vista não é adequada de uma boa liderança, pois sabemos que o líder sabe criar o ambiente necessário para realização das atividades, motivando, incentivando e valorizando sua equipe, buscando a satisfação de ver seus colaboradores desempenhando bem suas atividades e suas funções, saber o momento e o jeito certo para estabelecer objetivos e, esse foi o verdadeiro motivo que nos levou a escolher tal tema deste projeto.

Para se ter uma boa liderança é preciso conhecer as necessidades de sua equipe, o líder deve estar sempre preocupado com as necessidades da equipe, não foi à toa que Maslow criou a Hierarquia das Necessidades Humanas, mas que necessidades o líder deve se preocupar? Todas, por exemplo, é necessário que reconheçamos a produção alcançada no final do dia e parabenizar os colaboradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com