TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS EFEITOS DA GESTÃO TRIBUTÁRIA E DE CUSTOS NA CONTINUIDADE DAS EMPRESAS

Por:   •  7/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.245 Palavras (13 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 13

EFEITOS DA GESTÃO TRIBUTÁRIA E DE CUSTOS NA CONTINUIDADE DAS EMPRESAS

Gestão de custos e efeitos tributários

Maria Aparecida Bezerra de Araújo¹

Rafaela Gonçalves Sousa

Stephani da Silva Gomes

Taís Hellwig Kath

Edison Sousa Lessa²

RESUMO

Assim com o intuito de fundamentar e apresentar a pesquisa sobre os efeitos da gestão tributária e gestão de custos na continuidade das empresas, realizou-se como atividade prática a aplicação de questionário de entrevista com o gestor Antônio Barros Araújo da empresa Barros & Araújo ME. Foi percebido os efeitos da carga tributária sobre a gestão de custos nas organizações e formação do preço da mercadoria ou serviço, e com isto as empresas encontram dificuldades em incluir os custos diretos, indiretos e a tributação no sistema de custeio para formação do preço de venda. Diante disto, pode-se enfatizar que com a alta competitividade de preços no mercado as organizações desenvolvem estratégias que englobam o planejamento tributário e a gestão de custos para reduzir o impacto dos impostos sobre os resultados financeiros e econômicos da entidade. Uma série de fatores devem ser levados em consideração pelas empresas na hora de formar o valor final de um produto: impostos, custos diretos, indiretos. E tudo isso quem paga é o consumidor final, que é o contribuinte de fato. Este estudo se propôs também a tratar dos regimes tributários, quais são os mais utilizados e quais empresas se enquadram melhor em cada tipo.

Palavras-Chaves: Custos. Tributos. Despesas. Gestão.

  1. INTRODUÇÃO

Manter uma empresa em bom funcionamento e com a saúde financeira estável não é uma tarefa tão simples atualmente. Nesse mundo globalizado, em constante evolução, e com a alta carga tributária existente, principalmente aqui no Brasil, é fundamental que se tenha conhecimento das leis que regulam e tratam dos tributos que incidem nos processos de produção e venda de mercadorias, além de todos os processos que envolvem a produção, mais precisamente todos os gastos incorridos na produção de um bem ou realização de um serviço.

Segundo Ortega (2021) o Brasil ocupava em 2018 o 15° lugar no ranking de países com maior incidência de tributos com 35,21%, segundo levantamento feito pelo IBPT (Tabela do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), utilizando dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Dessa forma, não é fácil para que uma empresa se mantenha firme no mundo dos negócios pois a incidência de tributos é muito alta, ainda mais se os gestores possuem dificuldades em fazer o planejamento e possuem desconhecimento burocrático.

Diante disso, é notável que os tributos incidentes sobre as empresas afetam relativamente a formação do preço de venda dos produtos. Estes devem ser incluídos em seu valor de venda, assim como todos os outros gastos envolvidos no processo produtivo até que o produto chegue ao consumidor final, que é o contribuinte de fato. Pode-se enfatizar que com a alta competitividade de preços no mercado as organizações desenvolvem estratégias que englobam o planejamento tributário e a gestão de custos para reduzir o impacto dos impostos sobre os resultados financeiros e econômicos da entidade.

Assim com o intuito de fundamentar a presente pesquisa sobre os efeitos da gestão tributária e gestão de custos na continuidade das empresas, realizou-se como atividade prática a aplicação de questionário de entrevista com o gestor Antônio Barros Araújo da empresa Barros & Araújo ME, empresa do ramo comercial que revende mercadorias de diversas variedades, investigando sobre a gestão de custos e gestão tributária na organização, onde se realizou as seguintes indagações: Quais os tributos que a empresa paga? Qual regime tributário ela está enquadrada? Como a empresa realiza a gestão dos custos diretos e indiretos? Com a empresa realiza a gestão tributária?

Com relação a aplicação do questionário se evidenciou que os impostos pagos pela empresa Barros & Araújo ME englobam ICMS sobre a mercadoria adquirida, PIS, COFINS e IRPJ, sendo a empresa optante pelo Simples Nacional, dessa forma não se beneficia de crédito fiscal. A empresa gerencia despesas como aluguel, seguros, mão de obra direta e indireta, comissões, depreciação etc. Por fim, a gestão tributária da empresa em evidência na atividade prática é o planejamento tributário através da contabilidade fiscal e tributária.  

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Nos dias atuais, em meio a globalização e o mercado cada vez mais competitivo, o mercado como um todo (indústrias, comércio e serviços) devem investir em uma boa gestão de custos capaz de ajudar no gerenciamento e controle dos reais gastos que a empresa tem. Com base no exposto Strutz (2016, p. 22) afirma que:  

Na guerra pela sobrevivência no mundo dos negócios e ainda com a globalização, rapidez nas negociações e transportes, é imprescindível o gerenciamento dos custos para tornar a empresa cada vez mais competitiva, sendo que a importância desse estudo se aplica aos produtos industrializados, ao setor de serviços, ao comércio e demais atividades.

Dessa forma investir em ferramentas eficazes colabora para uma correta gestão e armazenamento de informações, ajudando e controlando as finanças e colaborando para que a saúde financeira seja alcançada. Conforme o SEBRAE (2020) “Quando não tem uma gestão de custos eficaz, a empresa pode cobrar valores que não condizem com a realidade, podendo prejudicar margens de lucro, volume de vendas ou o andamento geral do negócio.”

Quando se fala em custos, não nos referimos apenas aos custos alocados diretamente na produção de determinado produto, mas toda a cadeia até que este produto chegue a seu destino. Englobando custos de frete, mão de obra direta e indireta, custos fixos, comissões, energia na produção, entre tantos outros gastos. Sobre os custos fixos Coelho et al (2008, p. 23) afirma:

São aqueles cujos valores serão os mesmos independente do volume de produção e de vendas das empresas, é o caso por exemplo do aluguel da fábrica. Este será cobrado pelo mesmo valor qualquer que seja o nível de produção, inclusive no caso da fábrica não produzir nada. Observe que os custos fixos são fixos em relação ao volume de produção, mas pode variar no decorrer do tempo até o limite da capacidade do ativo gerador do custo fixo.

Os custos podem ser fixos ou variáveis, diretos ou indiretos. Custo segundo Scottini (2009, p. 106) é “o que se paga por uma aquisição, valor em moeda.”. Custos variáveis diretos são aqueles que estão diretamente ligados ao produto, como por exemplo a madeira na produção de uma cadeira, a tinta, os parafusos e a mão de obra utilizada para fabricá-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (275.7 Kb)   docx (185.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com