TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS EFEITOS DA GESTÃO TRIBUTÁRIA E DE CUSTOS NA CONTINUIDADE DAS EMPRESAS

Por:   •  27/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.411 Palavras (6 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 6

EFEITOS DA GESTÃO TRIBUTÁRIA              E DE CUSTOS NA CONTINUIDADE DAS EMPRESAS

Patricio Cavalcante Guedes¹

Lanna Roberta Barreto da Silva²

Rayse de Deus do Nascimento³

Tutor: Denys Phillipe Pimentel²

        
                      RESUMO

Este Paper tem como objetivo proporcionar aos leitores a necessidade de se implantar uma gestão tributaria e de custos a fim de mostrar que uma boa gestão tributária garante menos dispêndio de recursos com tributos. Diante de um mercado competitivo, alta carga tributária e eficácia nos órgãos governamentais que fiscalizam e aplicam tributos. A gestão adequada garante economia e sossego perante o fisco, pois se utiliza de escolhas feitas dentro dos limites das normais tributárias. Cabe aos gestores e contadores aplicar de forma planejada e organizada a gestão tributaria e de custos para que se controle e administre seus gastos, despesas e receitas, prosperando tendo um lucro satisfatório. Apresentamos através de pesquisas, a maneira de como se chegar ao resultado esperado diante da elaboração e prática de sua gestão. A pergunta é: Que efeitos trazem uma boa gestão tributaria e de custos na continuidade das empresas? E a resposta apresentaremos neste Paper. Utilizando recursos como livros, artigos e demais publicações sobe o assunto, sempre relacionando com citações dos respectivos autores para na sua totalidade, este Paper alcançar seu objetivo.

  1. INTRODUÇÃO


É comum que empresários negligenciem a gestão tributária e de custo em seus negócios, panorama esse que se aplica principalmente em empresas menores e muito se perde ao não se aproveitar os benefícios que estas poderiam proporcionar, acarretando em perda de competitividade no mercado e perda de lucratividade devido às ineficiências. Nesse sentido, a existência da gestão tributária e de custos se faz necessária para dar suporte ao controle financeiro, para que assim o empreendimento seja lucrativo, competitivo e tenha continuidade de suas atividades segura.

Dada a complexidade da legislação tributária do Brasil, suas constantes modificações, e altas despesas com tributos a gestão tributária surge com a proposta de administrar o pagamento de tributos dentro de uma empresa em conformidade com a regularidade fiscal e buscar alternativas legais para reduzir despesas com tributação.

A gestão de custos é um instrumento de administração, contabilização, mensuração de gastos, custos e despesas, permitindo avaliar desempenho, lucratividade real, e a alocação dos recursos ao longo do processo produtivo, servindo de base também para o orçamento empresarial.

Ter êxito em um empreendimento vai muito além de ter uma grande ideia, é necessário se manter competitivo perante a concorrência e ter uma boa gestão, para que não venha a ter problemas com o fisco ou negligência o controle de gastos, sendo então fundamental discutir sobre o tema e levar a informação adiante.

Todos os anos são abertos inúmeros empresas no Brasil, porém a maioria não sobrevive além de seus primeiros 5 anos, em muitos casos o problema não está na ideia por trás do empreendimento mas sim na gestão ineficaz ou inexistente. Quais seriam os efeitos da gestão tributária e de custos na continuidade das empresas?

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

         
[pic 1]
Dados:SEBRAE/Fonte:Trend2b


Como mostra o Gráfico acima, controle financeiro, principalmente referente à tributos, custos de produção, despesas administrativas e juros são os motivos mais recorrentes que levam a empresas a falência, apontando para a importância de gerir estes elementos financeiros e da necessidade da existência da gestão tributária e de custos para que possam fazer planejamentos e manter as portas abertas e contas pagas com maior tranquilidade.


Para pequenas empresas de vendas, alcançar um balanço correto entre estoque de vendas pode aumentar e muito a sua lucratividade, sendo importante ter controle sobre quais produtos são os mais vendidos para que sejam comprados em maior quantidade para o estoque ao passo que os que vendem menos devem ser comprados em menor quantidade, observação óbvia que escapa de pequenos empresários. Ao comprarem menos que o necessário para repor e usar o dinheiro para outros fins iram lentamente diminuir seu faturamento, enquanto que se comprarem mais que o necessário podem ver seu custo de estoque aumentar e sua lucratividade cair com adiantamento de pagamentos, juros de empréstimos e financiamentos, piorando o cenário cada vez mais (ANTUNES,2015)











Uma boa administração tributária desde o início pode fazer a diferença no sucesso do negócio. Não é incomum ouvir dizer que o Brasil é o "país dos impostos " e esse é um desafio para muitas pessoas quando decidem abrir seu negócio: Uma empresa com problemas fiscais tem dificuldades desde acrescentar um sócio a impedir a venda ou fechamento da empresa. Portanto não só deve ser feita separação de parte da receita para pagar os impostos em dia, como também é prudente considerar essas despesas já na formação de preços e nas projeções de margem de lucro, para evitar vendas com lucratividade real nula ou negativa e problemas financeiros ou fiscais futuramente.
















Outro risco referente a falta de uma gestão de custo seria a possibilidade de desconhecer qual a margem de contribuição de cada produto, que nas palavras de Padoveze (2009, p. 370) “é a diferença entre preço de venda unitário do produto e os custos e despesas variáveis por unidade de produto”. De acordo com Wernke (2005), a margem de contribuição pode ser conceituada como o valor (em $) que cada unidade comercializada contribui para, inicialmente, pagar os gastos fixos mensais da empresa e, em um segundo momento, é o valor que cada unidade contribui para gerar os lucros de um determinado período. Ter conhecimento da margem de contribuição dos produtos auxilia na tomada de decisões de que produtos merecem maior foco nas vendas, se determinado produto deve voltar ou ser retirado do portifólio e identificar a contribuição de cada produto para pagamento dos custos fixos e formação de lucro.


Outro ponto sobre a importância da gestão tributária se dá na elisão fiscal, que é a conduta de optar por escolhas que geram menos tributos a serem cobrados, e consequentemente economia com impostos dentro da legalidade. No Brasil a legislação tributária é imensa, existem dezenas de tributos em vigor, administradores, contadores e advogados reúnem conhecimentos para estudar todas as possibilidades e fazer as melhores escolhas que levam para a redução de encargos tributários, existem diversos regimes tributários, isenções, imunidades e outros elementos a serem levados em consideração e que podem ser aproveitados para se alcançarem maior lucratividade em uma empresa





























[pic 2][pic 3][pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (269.3 Kb)   docx (78.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com