TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS EFEITOS DO AVANÇO TECNOLÓGICO PARA A PROFISSÃO CONTÁBIL

Por:   •  10/2/2021  •  Seminário  •  1.754 Palavras (8 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

  • Contabilidade x Escrita.

A contabilidade surgiu concomitantemente à evolução da civilização. Antes mesmo do surgimento da escrita ela já estava presente na sociedade, sendo um meio de controle do homem no crescimento patrimonial. Com o passar do tempo, a evolução alcançada pelo homem influenciou diretamente na maneira como as tarefas contábeis são realizadas. O avanço tecnológico é um exemplo desta influência sobre a Ciência Contábil.

  • Principal função da profissão contábil -  registro das informações e geração de relatórios fiscais.

A profissão contábil tinha como principal função o registro das informações e geração de relatórios fiscais. Entretanto, com o desenvolvimento da informática, os contadores passaram ser exigidos a não só prestar o controle fiscal, mas também oferecer ferramentas gerenciais ágeis e coesas, para que os gestores obtenham informações precisas no processo decisório.  

  • Desenvolvimento da informática - ferramentas gerenciais ágeis e coesas para que os gestores obtivessem informações precisas.

O avanço tecnológico trouxe progressos para a sociedade. Na contabilidade não é diferente, eles contribuem para a valorização do profissional, que se beneficia da quantidade de informações que pode disponibilizar. Aqui podemos destacar o papel do contador frente a essas evoluções, pois ele precisa acompanhar essas mudanças e se adequar a esse novo cenário em que está inserido.

  • O contador precisa acompanhar essas mudanças e se adequar a esse novo cenário em que está inserido.

O objetivo deste trabalho foi analisar como o avanço tecnológico tem influência nas atividades contabilísticas, avaliar se o profissional está preparado para encarar os novos desafios, visto que a informática sistematizou boa parte do seu trabalho manual.

  • A profissão contábil pode estar ameçada de ser extinta?

A profissão contábil dificilmente será extinta, pois o papel desempenhado pelo contabilista frente ao atendimento individualizado e personalizado ao seu cliente não pode ser substituído por ferramentas ou programas desenvolvidos através dos avanços tecnológicos.

OBJETIVO GERAL

  • Analisar os efeitos do avanço tecnológico para a profissão contábil.

Os avanços da tecnologia têm modificado as atividades, a estrutura e as relações comerciais de uma organização com os mercados e o mundo. Os impactos da inserção da tecnologia nas atividades da contabilidade são registrados em todas as áreas de uma organização, assim, servem como relevante ferramenta para facilitar as operações e os processos da organização. A tecnologia da informação atua diretamente na transformação das organizações e das economias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Entender o papel do contador frente ao desenvolvimento tecnológico.

O profissional que atua nesta área deve fornecer informações muito rápidas e se adaptar às mudanças que ocorrem no mercado e alterações das legislações. Com o advento da tecnologia da informação como ferramenta de trabalho no campo da contabilidade, foram proporcionadas mudanças na forma de executar tarefas do profissional contábil. Diante deste contexto, pode-se dizer que a atuação do profissional contábil foi modificada.

  • Avaliar se o avanço tecnologia pode ocasionar o fim da profissão contábil.

A tecnologia de informação facilitou aos contadores, de forma rápida, a busca de soluções mais eficientes que possibilitem agilizar as decisões a serem tomadas. Ela demonstra sua importância no segmento contábil, onde fornece informações contábeis de alta qualidade atrelada às análises e interpretações do contador, tornando-o fundamental no processo. Nota-se, portanto, que o trabalho do contador não está perdendo espaço e nem tão pouco tende a desaparecer. Este pensamento pode surgir de profissionais não capacitados, que se limitam a técnica de “debitar e creditar”, esquecendo-se do aspecto científico que a contabilidade possui.

REFERENCIAL TEÓRICO

A informática vem ganhando espaço em todos os ramos da sociedade, ou seja, vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas e das empresas. Sua atuação no meio social vem aumentando de forma rápida e sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem.

  • A Tecnologia da Informação
  • Atualmente é necessária na manutenção de uma empresa ou segmento no mercado.

Atualmente, toda empresa e todo segmento precisa ser informatizado para se manter no mercado, bem como acompanhar as novas tecnologias. O setor contábil é uma das áreas que mais ganha com as novas tecnologias, já que são utilizadas desde programas criados especificamente para as operações de registro até programas contábeis onde são gerados todos os relatórios legais e gerenciais que as empresas necessitam. Os avanços da tecnologia têm modificado as atividades, a estrutura e as relações comerciais de uma organização com os mercados e o mundo. Os impactos da inserção da tecnologia nas atividades da contabilidade são registrados em todas as áreas de uma organização, assim, servem como relevante ferramenta para facilitar as operações e os processos da organização. A tecnologia da informação atua diretamente na transformação das organizações e das economias.

  • Vem introduzindo uma nova maneira de visualizar os procedimentos contábeis.

A tecnologia da informação na contabilidade vem introduzindo uma nova maneira de visualizar os procedimentos contábeis. O profissional que atua nesta área deve fornecer informações muito rápidas e se adaptar às mudanças que ocorrem no mercado e alterações das legislações. Com o advento da tecnologia da informação como ferramenta de trabalho no campo da contabilidade, foram proporcionadas mudanças na forma de executar tarefas do profissional contábil. Diante deste contexto, pode-se dizer que a atuação do profissional contábil foi modificada.

  • Tem proporcionado melhorias na operacionalização dos serviços e no atendimento aos clientes.

Com o avanço das novas tecnologias, a contabilidade vem criando novas técnicas de identificação e mensuração dos acontecimentos econômicos e financeiros, os quais afetam o patrimônio das organizações. Contudo, as organizações precisam cada vez mais de um bom sistema de informação contábil para a aplicação de técnicas inteligentes na tomada de decisão. Os avanços exigem mais dos sistemas operacionais e não simplesmente daqueles com a finalidade de realizar processamento de transações. A tecnologia utilizada nos hardwares e nos softwares permite não somente o processamento de dados, como também, sistemas que processam informações e compartilham conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com