TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.588 Palavras (27 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 27

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2. GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS.......................................................................5

2.1 NOVA VISÃO CONTÁBIL ....................................................................................6

2.2 MERCADO CONSUMIDOR ...............................................................................12

2.3 GLOBALIZAÇÃO E ASPECTOS ECONOMICOS NO BRASIL .........................13

2.4 PRODUTORES X CONSUMIDORES ................................................................16

3.CONCLUSÃO........................................................................................................19

4.REFERENCIA BIBLIOGRAFICA...........................................................................20

1. INTRODUÇÃO

Em resumo, consumir é uma forma de ter, e talvez a mais importante da atual sociedade abastada industrial. Consumir apresenta qualidades ambíguas: alivia ansiedade, porque o que se tem não pode ser tirado; mas exige que se consuma cada vez mais, porque o consumo anterior logo perde a sua característica de satisfazer. O indivíduo que cresce nesse ambiente consumista dificilmente aprende valores subjetivos que o edificam como ser pensante e emotivo. Decorre disso a dificuldade de se preencher o vazio interior, o que é buscado no consumo de bens concretos e superficiais. Tais bens são dispensáveis à felicidade? Difícil saber. Eles trazem a realização pessoal buscada pelo homem? Agora, na era da informática, esse consumo foi até facilitado, por meio da internet. No cotidiano, o consumismo é estimulado e vendido como felicidade. A globalização é um fenômeno moderno que surgiu com a evolução dos novos meios de comunicação cada vez mais rápidos e mais eficazes, pode ser descrita como um processo de defusão de idéias e valores de formas de produção e de trocas que atravessam e rompem as fronteiras nacionais. A Contabilidade está diante de novos desafios causados pelas constantes mudanças no cenário econômico mundial onde a economia globalizada, o desenvolvimento do mercado de capitais internacional e o aumento dos investimentos estrangeiros geram a necessidade de utilização de normas e procedimentos que contribuam para reduzir as diferenças das informações contábeis entre os países. Num mundo globalizado, cujas culturas se diluem umas nas outras, transformando-se ininterruptamente; em que se evidenciam sociedades compostas não de um, mas de muitos povos de diversas origens, trabalhar em prol do resgate de identidades culturais é um desafio. Neste cenário de transformações, há uma tendência de dominação por parte de certas culturas em detrimento de outras, há também uma grande fascinação das sociedades pela diferença e existe uma espécie de contracorrente se o assunto é globalização.

No Brasil, também persistem incertezas em relação à condução da política econômica e à capacidade de reativação da economia, Ao mesmo tempo em que tem que fazer ajustes de curto prazo, o Brasil se depara com questões de longo prazo: aumento da produtividade e da mão-de-obra qualificada, para que o Brasil volte acrescer e aumentar a sua competitividade internacional.

2.GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS

Mas, quando surgiu a Globalização?

Para muitos historiadores a Globalização surgiu não na nossa era, mas remontam da época das grandes descobertas no século XVI com a descoberta de novos mundos e com o comércio entre estes novos mundos e o velho mundo (que até para época foram bem intensos). Outros historiadores afirmam que a Globalização remonta da segunda metade do século XIX quando as grandes economias capitalistas iniciaram a primeira grande onda de investimentos no exterior o que foi chamado de imperialismo. Já os historiadores modernos afirmam que globalização remonta dos anos 1980 quando os governos passaram a implantar programas econômicos neoliberal abrindo às portas de seus países para a entrada de capital e das mercadorias estrangeiras. Independente de quando começou ou não a globalização alguns efeitos da mesma podem ser percebidos como os avanços tecnológicos, a interligação, a interdependência dos mercados financeiros na escala mundial e com encurtamento das distâncias que unificaram e baratearam a informação que está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Por isso, diz-se que mundo está uma aldeia global, com estas informações em larga escala, as grandes empresas se instalando em vários países, os avanços cada vez maiores na informática e nas tecnologias, o grande fluxo de mercadorias, intercambio de informações entre outras características presentes em nosso cotidiano. A conclusão sobre a globalização é que ela traz muitos benefícios, mas também traz algumas consequências não tão agradáveis que temos observado atualmente como desempregos em larga escala que tem atingido não só os países em desenvolvimento como também os países desenvolvidos da América do Norte, Europa e da Ásia. Mas, os efeitos Globalização é diferentes em cada país e traz consequências sociais de diferentes formas em cada realidade. Vejam quais são os efeitos da Globalização:

• Integração entre países

• Diluição das fronteiras

• Aumento do comércio mundial

• Crescimento e desenvolvimento da Economia dos Estados

• Desigualdade e desemprego aumenta

2.1. NOVA VISÃO CONTABIL

A globalização é um processo de integração cultural, socioeconômico, político e social visando diminuir as barreiras existentes entre os países. Dentro deste contexto pode-se observar que a forma como a Contabilidade é tratada, depende também dos aspectos citados acima. Desta forma a globalização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.4 Kb)   pdf (103.7 Kb)   docx (34.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com