TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.254 Palavras (22 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO................................................................................................ 03

2. DESENVOLVIMENTO..................................................................................... 04

2.0. AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NA

LEI DAS SOCIEDADES POR AÇÕES

INTRODUZIDAS PELA LEI 11.638/2007........................................................... 04

2.1. MARKETING COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA............................... 06

2.2. O CONSUMO E A SUA INFLUÊNCIA

NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING............................................................... 07

2.3. O MERCADO CONSUMIDOR  E A MODA:

FATORES RELEVANTES.................................................................................... 09

2.4. O novo papel das políticas e regulações.................................................. 11

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................   14

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................16



1. INTRODUÇÃO

 A apresentação da produção textual tem como objetivo melhor esclarecer as mudanças principais introduzidas pela nova lei, bom como seu alcance e importância e, também sobre as necessidades de suas futuras regularizações e ajustes. Com o intuito de esclarecer um pouco melhor as mudanças que vem ocorrendo na contabilidade brasileira nos últimos anos, além de destacarmos a lei 11.638 e suas mudanças significativas, vamos buscar um pouco o histórico da contabilidade nacional e alguns pontos importantes que fazem parte destas transformações. Podemos destacar que a lei 11.638/07, promulgada em 28 de dezembro de 2007 que entrou em vigor em primeiro de janeiro de 2008 que altera e introduz novos dispositivos à lei das sociedades por ações (lei nº 6404/76), cujo principal objetivo é a alteração das regras contábeis. Ela trouxe algumas mudanças em relação à lei das sociedades por ações, que será objeto de discussão deste trabalho. Assim, com a nova lei, o país visa à adoção de padrões contábeis iguais aos outros países, estendendo essa uniformidade para as empresas.

O panorama atual está sendo moldado por duas grandes forças, a tecnologia e a globalização. Estas favorecem mudanças significativas no ambiente mercadológico, e para as empresas se diferenciarem tendo um bom desempenho em meio à competitividade desse mercado sem barreiras culturais é necessário administrar seus recursos de maneira eficiente e gerenciar suas ferramentas de marketing, resgatando a confiabilidade dos consumidores através de marcas e produtos autênticos e criativos, que supram as necessidades dos clientes e que auxiliem e beneficiem de alguma forma na transformação do meio em um lugar melhor e ideal de se viver.

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial até aproximadamente o começo dos anos 1970, desenvolvimento confundia-se com crescimento econômico, pois era entendido, fundamentalmente, como o processo pelo qual o sistema econômico criava e incorporava progresso técnico e ganhos de produtividade no âmbito, sobretudo, das empresas.

 O consumo, que pode ser compreendido como o ato ou o efeito de consumir, é um elemento de sobrevivência biológica que se situa entre as mais básicas e remotas atividades do ser humano (BAUMAN, 2008).


2. DESENVOLVIMENTO

 Com a necessidade de uniformizar as regras contábeis brasileiras com as internacionais, e com o proposito de atender principalmente aos usuários internos e externos, foi aprovada a Lei 11.638/07, a qual muda algumas práticas contábeis, e que, associada a novas regras emitidas, possibilitam alinhar a contabilidade brasileira com a internacional (MARTINS; SANTOS, 2008).

A lei 11.638/2007 produziu alterações fundamentais na lei das sociedades por ações (Lei 6.404/1976) de modo especial no que se refere ao conteúdo e formato das demonstrações financeiras, a serem realizadas pelas empresas brasileiras atualizando e contribuindo para convergência e harmonização da contabilidade brasileira ás normas internacionais de contabilidade. As mudanças na estrutura e organização das demonstrações contábeis iniciam com a necessidade da modificação do plano de contas.

2.0. AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NA LEI DAS SOCIEDADES POR AÇÕES INTRODUZIDAS PELA LEI 11.638/2007

As dúvidas sempre emergem quando das mudanças nas regras ou normas que institui as organizações. Não foi diferente quanto as inovações proferidas na Lei 11.638/07, cujo movimento estabelece algumas dúvidas que foram surgindo, a partir do momento em que a essa Lei passa a colocar a contabilidade brasileira já emparelhada com as normas internacionais.

A Lei 11.638/07, apenas ajusta determinadas disposições que impediam a adoção dessas normas, introduzindo, assim, algumas outras diretrizes já alinhadas com as normas internacionais. Portanto salienta que em publicações posteriores referendadas aos registros contábeis, as novas regras elucidadas emitidas pela CVM sejam convergentes a tais normas internacionais. Porém, isso não significa de maneira absoluta, que a completa obediência à Lei das SA's, de acordo com todas as suas ponderações introduzidas nas relações financeiras como novidade, passe a ser suficiente. É importante, mencionar que o bom caminho ainda percorre para a completa convergência. Dentro do processo de harmonização das normas contábeis, citam-se alguns órgãos que muito tem contribuído para seu desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (259.7 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com