TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE

Por:   •  2/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.958 Palavras (16 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

A globalização é um processo de integração cultural, socioeconômico, político e social visando diminuir as barreiras existentes entre os países. Este processo é impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. Sendo assim, esse fenômeno global atingiu o cenário internacional da contabilidade, fazendo com que fosse necessária a criação de um padrão contábil e uma tendência à adoção do mesmo, pela maioria dos países.

 No meio deste processo do cenário internacional é implantado o Brasil. Através de comparações da situação contábil brasileira com as internacionais, e como forma de ganhar confiabilidade no meio internacional, surge à necessidade da adoção das normas contábeis internacionais. Pois com uma maior confiabilidade internacional, haverá um motivo a mais para atrair os investimentos.

A globalização trouxe alterações no mercado consumidor, causando uma mudança drástica. O consumidor de anos atrás não possui nenhuma semelhança considerável com o atual mercado consumidor. Isso fez com as empresas mudassem alguns métodos na hora de agradar ao indivíduo para que seus negócios possam continuar no mercado.

O Brasil foi um dos países afetado por esse fenômeno global, esse processo interferiu diretamente na economia do país. Sendo assim, surge a necessidade de implantar novas políticas econômicas para que o país consiga se manter no comércio internacional sem sofrer com a globalização, estando apto para acompanhar esse processo.

Este trabalho acadêmico tem como objetivo mostrar o processo da globalização e o que este afetou na contabilidade internacional e na contabilidade brasileira, quais as modificações causadas. Também apresentar as mudanças ocorridas, em virtude desse fenômeno global, nos países e na sociedade, considerando a linha de pensamento do sociólogo polonês Zigmunt Bauman, descrevendo-as.


  1. DESENVOLVIMENTO

A globalização é um assunto que se encontra em destaque principalmente, nos livros de Geografia sem falar nos meios de comunicação.  No entanto, são pouco esclarecedoras as analises feitas relacionadas ao tema e isso acaba gerando certa dificuldade de compreensão acerca do assunto. Alguns estudiosos traçam as origens desse processo mundial ao terceiro milênio A.C, outros trazem sua história muito antes da era das descobertas e viagens ao Novo Mundo pelos europeus. Vários situam a origem da globalização em tempos modernos, mas o que se pode afirmar é que no final do século XIX e início do século XX, a conexão das economias e culturas do mundo cresceu muito rapidamente.

Considerada por alguns, oriunda das evoluções ocorridas, como principalmente, a entrada dos grandes sistemas de telecomunicações, da Internet de banda larga e do desenvolvimento nos transportes, a globalização fez com que as distâncias entre os países “encurtassem”. Este fenômeno social de escala global que consiste em um processo de integração de caráter econômico social, cultural e político entre diferentes países, interferiu diretamente na economia e consequentemente na Contabilidade desses.

Em virtude de a globalização afetar a contabilidade internacional no que tange um padrão para as demonstrações dos resultados contábeis foi criado o International Financial Reporting Standards (IFRS), sendo traduzido como Normas e Padrões Internacionais de Contabilidade. O objetivo dessas é desenvolver um modelo padrão de normas contábeis internacionais, criando uma transparência e comparabilidade adequada para o entendimento das demonstrações contábeis a todos os seus interessados, ou seja, pode-se afirmar que o IFRS surge para criar uma contabilidade padrão entre os países.

Através da globalização houve uma disseminação do conhecimento contábil, pois países pequenos e em desenvolvimento através desse processo global puderam ter acesso a esse conteúdo. O motivo para este ocorrido é que a globalização dos mercados obriga os profissionais, alunos, professores e pesquisadores a se manterem atualizados para poderem se adaptar as novas normas e conceitos contábeis. A dispersão desse conhecimento traz um grande benefício à economia desses países, pois através da adoção dos padrões internacionais de contabilidade se permite uma maior integração dos mesmos com a economia mundial.

O Brasil é um dos países o qual o processo da globalização trouxe alterações na Contabilidade, isso fez com que o país mudasse os padrões e adentrasse a realidade da internacionalização das normas contábeis nacionais. Esse fenômeno social causa uma influência direta nas atividades contábeis tanto de forma positiva quanto negativa.

Inúmeros investidores, por meio da globalização, vieram ao Brasil e muitos destes, através da Bolsa de Valores, participam da economia. O detalhe é que quando há uma queda nos mercados mundiais, o país sai bastante prejudicado. Isso acontece em virtude do outro lado da globalização, pois ela interliga os países. As variações cambiais e as oscilações do mercado afetam a economia brasileira, mostrando que por falta de uma solidificação na economia, esta é comprometida por fatores externos.

O Brasil como os demais países precisou modificar sua contabilidade para as normais contábeis internacionais. A partir da Lei 11.638/2007 houve, no país, a convergência das normas brasileiras aos padrões internacionais. Entre os objetivos dessa lei está à alteração da Lei 6.404/1976 e providenciar uma maior transparência nas atividades das empresas brasileiras.

Considerando as modificações na contabilidade oriundas da Lei 11.638/2007, percebem-se avanços relacionados às práticas contábeis e na adequação do Balanço Patrimonial, neste último, alterando componentes de sua estrutura. As mudanças causadas pela lei trouxeram alterações na área societária, a busca da relação do principio da essência sobre a forma, além de trazer impactos na gestão de custos das empresas brasileiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (240.3 Kb)   docx (76.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com