TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE

Por:   •  15/10/2015  •  Monografia  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIA CONTABÉNS

Catiuce Klein

        

FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE

                        

[pic 5]

Quilombo - SC

2015[pic 6]

Catiuce Klein

                

FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contabéis  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Educação a Distância, Contabilidade Geral,Fundamentos da Administração,Economia ,Homem, Cultura e Sociedade,Seminário Interdisciplinar I.

Orientador: Profs. Vania de Almeida Silva Machado,

Alcides José da Costa Filho, Suzi Bueno de Almeida, Clevia Israel Faria Franca, Maria Eliza Correa Pacheco,  Marco Ikuro Hisatomi.

Quilombo – SC

 2015[pic 7]

SUMÁRIO[pic 8][pic 9]

1 INTRODUÇÃO

        A contabilidade tem como objetivo básico, informar a posição patrimonial e financeira das instituições. As informações devem ser produzidas de forma confiável a fim de serem utilizadas tanto para a avaliação do desempenho como para projeção por parte dos usuários internos e externos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE

A Contabilidade surgiu das necessidades que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam, gastavam ou deviam. Sempre procurando encontrar uma maneira simples de aumentar suas posses. Logo com as primeiras administrações, surge a necessidade de controle, que seria totalmente impossível sem a aplicação dos registros.

O Objetivo da Contabilidade é prestar informações relacionadas ao patrimônio de uma pessoa física ou jurídica para tomada de decisões. Contabilidade é a ciência (ou técnica, segundo alguns) que estuda, controle interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômicas. A principal finalidade da Contabilidade é permitir a obtenção de informações econômicas e financeiras das entidades. As informações sobre a posição e as variações patrimoniais, bem como o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alavancar seus fins, que podem ser lucrativos, sociais culturais, esportivos, beneficentes ou, no caso das sociedades cooperativas; econômico-social.

2.2 LIVROS CONTÁBEIS

2.3 Livros Diários:

Os registros contábeis devem obedecer ao método das partidas dobradas que considera que toda causa tem um efeito, o que equivale dizer que para todo crédito existe um débito de igual valor. Todos os registros devem ser feitos em dois formatos, que gerarão dois livros: diário e razão.

O Livro Diário contém os registros de todas as operações contabilizáveis de uma entidade, em ordem cronológica.

É indispensável à utilização do livro Diário em toda e qualquer empresa, nele contém todos os registros contábeis em ordem cronológica de data.      

É obrigatório pela legislação comercial e contábil em todos os casos e pela legislação tributária para empresas que apuram o Imposto de Renda pelo Lucro Real. Apenas as microempresas e as de pequeno porte, são dispensadas da escrituração apenas para fins de comprovação junto ao fisco federal.

O Livro Diário é uma memória da empresa. É obrigatório o uso do Livro Diário encadernado com folhas numeradas seguidamente, em que serão lançados, dia a dia.

Livro Razão:

O Livro Razão é o detalhamento, por conta, dos lançamentos realizados no Diário.

A tributação com base no lucro real somente será admitida para as pessoas jurídicas que mantiverem, em boa ordem e segundo as normas contábeis recomendadas, livro ou fichas utilizadas para resumir e totalizar, por conta ou subconta, os lançamentos efetuados no Diário (livro razão), mantidos as demais exigências e condições previstas na legislação. Quanto às dispensas do uso do Livro Razão também não existe. Assim como o Livro Diário, as microempresas e as de pequeno porte são dispensadas de escrituração apenas para fins de comprovação junto ao Fisco Federal.

Ambos os livros, são de muita utilidade para o dia a dia da empresa, pois; neles encontram-se todos os registros contábeis. O Livro Razão contém os registros de todas as operações contábeis realizados pela entidade cronologicamente, mas; lançados conta a conta, para facilitar o acesso para uma pesquisa futura da necessidade da empresa e também pela suposta procura por um lançamento errado para fechar o Balanço Patrimonial.

2.2 Os Princípios de Contabilidade são os seguintes:

1. O da Entidade

2. O da Continuidade

3. O da Oportunidade

4. O do Registro pelo Valor Original

5. O da Competência

6. O da Prudência o critério de menor valor para os itens do ativo e da receita e de maior valor para os itens do passivo e da despesa, com efeitos no patrimônio líquido, serão adotados para registro, diante de opção na escolha de valores.

        

        Ativos estão representados por todos os bens e direitos que uma instituição econômica possui e que possam ser valorizados em termos monetários.

 Passivos representam todas as obrigações e dívidas contraídas pela entidade econômica com pessoas físicas ou jurídicas e também os serviços que devem ser prestados por já ter recebido pra isso. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (162.3 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com