TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE

Por:   •  16/10/2015  •  Dissertação  •  3.123 Palavras (13 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

ARIQUEMES

2015

               

                           

               

 

Nome

FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para obtenção de aprovação interdisciplinar no curso de CIÊNCIAS CONTÁBEIS, na UNOPAR – União Norte do Paraná de Ensino Ltda.

ARIQUEMES

2015

SUMARIO

INTRODUÇÃO        

1 FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE        

2. O Impacto Da Globalização Sobre As Informações Da Contabilidade, Quais As Mudanças Foram Introduzidas Na Contabilidade Devido À Lei Nº 11.638/2007 Para Adequar A Contabilidade Brasileira Às Normas Internacionais De Contabilidade.        

3. Fazer Um Comparativo Do Mercado Consumidor Atual E O Da Época Das Teorias Clássicas E Cientifica E Relatar De Que Forma A Mudança Desse Mercado Consumir Influenciou Na Globalização.        

4. Descreva Os Aspectos Econômicos No Cenário Da Globalização E Explicar O Que Mudou No Ambiente Dos Negócios Bem Como As Políticas Que Deverão Ser Implantadas No Brasil Para Que O País Esteja Apto Economicamente Para Atuar No Contexto De Economia Globalizada.        

5. Descreva As Diferenças (Culturais, Econômica E Política) Segundo Bauman, Entre Os Comportamentos E As Concepções Da Sociedade Dos Produtores De Consumidores.        

Conclusão        

Referencia        


INTRODUÇÃO

Nos últimas décadas os brasileiros assistiram à abertura da nossa economia e inserção no cenário da globalização. Como consequência dessa abertura, as empresas passaram a viver com uma nova realidade que afetou os seus negócios.

A internacionalização da economia tem levado cada vez mais empresas nacionais a buscarem parceiros nos quatro cantos do planeta. O conhecimento das condições e das oportunidades de negócios pode ser determinante para a sobrevivência nesse cenário já consolidado.

A capacidade das organizações de sobreviver e crescer dependerá, fundamentalmente, da sua habilidade em compreender e dominar esse novo ambiente por meio de uma boa gestão contábil e uma eficiente estratégia de negócios.

1 FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE

A história da Contabilidade é tão antiga quanto à própria história da civilização. Está ligado ás primeiras manifestações humanas da necessidade de sobrevivência.

Esta necessidade fez com que o homem buscasse meios de produção mais sofisticados que garantissem a este uma maior segurança na sua existência.

Com isso, o homem passou a produzir excedentes, e isto de alguma forma, fez com que este passasse a ter necessidade de manter algum tipo de controle, ainda que de forma rudimentar em pedra e argila.

Deixando de viver da caça e da pesca, o homem passou a dedicar-se à agricultura. Com isto também veio a necessidade da vida comunitária, logo a exigência da organização da propriedade. Nasce aqui o patrimônio, objeto final de controle da Contabilidade.

A Contabilidade tem sua origem na necessidade de registro dos atos e dos fatos ocorridos dentro de um determinado período.

Com o passar do tempo, as operações econômicos foram se tronando mais complexos, exigindo maior controle por parte dos negociantes.

Já no ano 200 a.C, no Império Romano, a Contabilidade já trazia índices em sua escrita de valores ligados a receitas e a caixa, classificadas como rendas e lucros, despesas, compreendidos nos itens de salários, perdas e diversões.

Na Idade Média surgem diversas inovações na Contabilidade, introduzidas por seus usuários, mais especificamente pelos governos a Igreja. Mas é somente na Itália que surge o termo “Contabilita”.

A Contabilidade no Brasil surge somente por volta dos anos de 1770 quando se cria a primeira regulamentação da profissão Contábil em terras brasileiras, por meio de um instrumentos de lei expedida pelo então rei Portugal Dom Jose.

Como devemos ver a Contabilidade vem em constante evolução, saindo do campo da observação, desde então a mesma passou a ser de obrigatoriedade para todas as empresas. O Contador está presente em todos os segmentos sociais e econômicos do país.

As informações no dia de hoje tornaram-se refinadas, precisas, e a cada vez mais o Contador passou a ser um personagem indispensável no contexto da elaboração desta informação.

Com o passar do tempo a Contabilidade saiu do campo empírico e passou a ser uma ciência, cumprindo os requisitos básicos para ser considerado desta forma.

Passou a ser reconhecida como ciência, ainda que para muitos a mesma seja considerada uma arte técnica de fazer lançamentos, porém os requisitos da Contabilidade para ser considerando uma ciência são muitos, conforme explanamos abaixo.

É uma ciência porque é o conjunto de dados e de conhecimentos certos verdadeiros e gerais, referentes a um determinado adjetivo, já definidos e obtidos de pensamentos racionais.  

A Contabilidade é uma ciência, uma vez que apresenta os seguintes requisitos básicos para assim ser considerada: ter objeto de estudo definido; utilizar-se de metodologias racionais, estabelecer uma correlação entre os eventos e os elementos patrimoniais; apresentar-se de maneira metafórica, ou seja, estar sempre em evolução; ser um conhecimento da legislação seus conteúdos evidenciaram generalidade esta vinculada aos demais segmentos de estudos e conhecimentos cientifico possuir uma construção lógica, com pensamentos, fundamentos e que ensejarem os conteúdos das doutrinas e apresentar o caráter de certeza na afirmação de seus enunciados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (174.1 Kb)   docx (72 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com