TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.254 Palavras (14 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 14

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo apresentar a visão de Zygmunt Bauman na Sociedade Contemporânea sobre o impacto da globalização sobre as informações da Contabilidade e as mudanças introduzidas devido a Lei nº 11.638/2007 e a adequação da Contabilidade Brasileira as Normas Internacionais de Contabilidade.

Também comparando o mercado consumidor atual e da época das teorias Clássicas e Científica e a mudança desse mercado consumidor na globalização e os aspectos econômicos e as mudanças no ambiente dos negócios da economia globalizada a políticas implantadas no Brasil, e as diferencias culturais econômicas e políticas entre os comportamentos e as concepções da sociedade dos produtores e de consumidores.

2 O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO SOBRE CONTABILIDADE

O impacto exercido pela globalização no mercado de trabalho, no comércio internacional, na liberdade de movimentação e na qualidade de vida da população aumentou a liberdade de comércio, como imagem de mercados comuns, como modificação do ambiente exógeno, influindo diretamente sobre a vida das empresas e dos indivíduos e atingindo as células sociais, também atingindo os domínios da Contabilidade.

O Processo de convergência as normas internacionais de Contabilidade reflete o momento de globalização que estamos vivendo. A economia globalizada esta forçando a Contabilidade e suas praticas a também serem globalizadas.

2.1 MUDANÇAS INTRODUZIDAS NA CONTABILIDADE DEVIDO A LEI 11.638/2007

Em 28 de Dezembro de 2007 foi publicada a Lei 11.638 que alterou a Lei 6.404/76 a antiga Lei das Sociedades por Ações, vários Leis da antiga foram alterados, revogados e introduzidos com o intuito de adequar a Contabilidade brasileira à IFRS.(Normas Internacionais de Informação Financeiras)

As mudanças relativas as Demonstrações Financeiras substituem a Doar ( Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos) pela DFC (Demonstração de Fluxo de Caixa) e incluem a DVA (Demonstração do Valor Adicionado).

Em 1º de Janeiro de 2008 as Demonstrações Financeiras exigidas pela Lei são: Balanço Patrimonial (BP), Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA), Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido (DMPL), Demonstrações de Fluxo de Caixa (DFC), demonstrações do Valor Adicionado (DVA).

O Balanço Patrimonial que é a demonstração contábil que tem por finalidade apresentar a posição contábil, financeira e econômica de uma entidade em determinada data também foi alterada pela Lei 11.638e pela MP449/08. Proposta da Lei :

Ativo Circulante

Ativo Não Circulante

Ativo Realizável a Longo Prazo

Investimentos

Imobilizado

Intangível

Passivo Circulante

Passivo Não Circulante

Patrimônio Líquido

Capital Social

Reservas de Capital

Ajustes de Avaliação Patrimonial

Reservas de Lucros

Ações em Tesouraria

Prejuízos Acumulados

A Demonstração do Resultado do Exercício consiste na demonstração das receitas e despesas referente ao exercício social. Evidencia o resultado econômico, o lucro ou prejuízo obtido pela empresa no período.

A Demonstração do Resultado do Exercício já constava na Lei 6.404/76, apenas foi incluída uma nova linha com Participações de debêntures de empresas e administradores e de instituições ou Fundos de assistência de previdência de empregados.

A Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados tem a finalidade de evidenciar o destino dado ao lucro líquido apurado ao fim do exercício social. Após a Lei 11638 a conta Lucros ou Prejuízos Acumulados foi excluída do Patrimônio Líquido,a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados era utilizada para evidenciar as mutações nesta conta.

A partir disto todo o Lucro Liquido deve ser destinado a compensar prejuízos, constituir reservas de capital, ou ser distribuído entre os sócios.Mesmo com a extinção da conta objeto da Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados esta demonstração deve continuar sendo elaborada, pois seu disposto não foi alterado e esta pode continuar a evidenciar as mutações das outras contas a que o Lucro Liquido possa se destinar.

A Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido visa evidenciar todas as variações ocorridas no Patrimônio Liquido, em todas as contas que o compõe.

A Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido já existia na antiga Lei S.A, mas esta não fixou uma estrutura para a mesma, portanto as empresas podem elaborá-los de forma a montar sua estrutura.

A Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos foi substituída pela Demonstração de Fluxo de Caixa. E visa evidenciar as mudanças que ocorrem em um determinado período que provoquem alterações na conta Caixa.

Também não foi estipulado pela nova Lei das S.A um modelo no que diz respeito à estrutura desta demonstração a ser seguido. Mesmo não sendo obrigadas a Demonstração do Fluxo de Caixa algumas empresas já se utilizavam desta como forma de controle interno.

A Demonstração do Valor Adicionado busca evidenciar o quanto de riqueza a empresa possui, o quanto foi agregado e de que maneira foi distribuída esta riqueza entre governos, sócios, empregados, entre outros. Esta demonstração foi introduzida pela Lei 11.638, esta não regulamenta e estrutura da Demonstração do Valor Adicionado, deixando a cargo de instituições regulamentadora e das empresas os itens que integrarão a mesma.

3 . MERCADO CONSUMIDOR ATUAL

Com o advento das mídias sociais e da internet, facilitando o acesso a informações, o mercado consumidor está passando por várias mudanças, tornando-se mais exigente e questionando muito mais que antes.

A globalização afeta diretamente a competitividade entre as empresas. Essa competitividade tem exigido das empresas a busca contínua em aprimorar a qualidade em todos os processos e atividades que executam, a fim de alcançar a aceitação dos seus produtos e serviços, a permanência no mercado que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com