TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.219 Palavras (9 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Os estudos têm como objetivo esclarecer as mudanças principais da sociedade e acordo com a contabilidade. Este trabalho tem como objetivo relacionar a Contabilidade ao processo de Globalização, atendendo as novas expectativas e buscando melhoria em sua qualificação, para atender o mercado globalizado.

Assim vamos utilizar uma plataforma teórica sobre a evolução da contabilidade, com intuito de esclarecer as mudanças significativas que ocorreram.


DESENVOLVIMENTO

As mudanças experimentadas pela sociedade contemporânea modificaram as formas de interpretar o mundo.

A Globalização e a evolução tecnológica abriram o mercado internacional, criando novas oportunidades e fronteiras com países mais distantes. Com essas evoluções o profissional contábil necessita de algumas atualizações, ao qual deverão ser mais flexíveis, estudiosos e bem informados para atuar, não somente a nível nacional, mas internacional, neste mercado cada vez mais competitivo. O perfil do contador moderno é o de um homem de valor que precisa acumular muitos conhecimentos para que tenha um mercado de trabalho garantido.

Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecendo melhor o organismo, suas enfermidades e tratamentos, trata de normatizar a formação dos médicos e disciplinar o exercício da Medicina (SOUZA, 2001, p. 39).

  1. O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO

Assim, é importante definir O movimento de inclusão e destaque que o país adotou no cenário econômico mundial nos últimos anos acabou acelerando este processo, pois na medida que investidores começaram a enxergar o Brasil como o centro das oportunidades de crescimento, a obrigação da adoção de um padrão internacional para elaboração e divulgação das demonstrações contábeis para as nossas empresas tornou-se peça fundamental deste contexto. A opção foi única: adoção ou perda de muitas oportunidades de investimento.

A Lei 11.638/07 começou a regulamentar as alterações em importantes conceitos que vinham como diretrizes fundamentais desde a promulgação da chamada Lei das S.A’s (Lei 6.404/76), que era até então a base da ciência contábil para as empresas do Brasil. Tais alterações se impunham em virtude do processo de adequação das normas brasileiras de contabilidade em relação as normas internacionais (IFRS), visto que era necessário a redação de uma base legal a fim de dar transparência e legitimidade ao processo.

  1. Mercado consumidor atual x Mercado consumidor da época clássica

Ao que se percebe de acordo com o mercado de consumo na época clássica entendem se um consumismo pautado em segurança, de acordo com os desejos humanos em um ambiente confiável, ordenado regular e transparente, consumindo –se mercadorias pesadas e duráveis que lhe proporcionavam segurança diante das incertas do destino.

Atualmente, o mercado consumidor está muito exigente. A globalização afeta diretamente a competitividade entre as empresas. Essa competitividade tem exigido das empresas a busca contínua em aprimorar a qualidade em todos os processos e atividades que executam, a fim de alcançar a aceitação dos seus produtos e/ou serviços, a permanência no mercado que atuam, e também seus objetivos almejados. Alguns dos aspectos que influenciam fortemente a obtenção desses objetivos são aqueles que dizem respeito à análise dos custos e suas influências nas decisões que impactam a formação do preço de venda. O preço de venda, no passado foi muitas vezes definido e analisado de forma empírica, com base em informações e dados subjetivos. Este tipo de análise e decisão não mais atende as necessidades que a competitividade trouxe, principalmente em períodos recessivos e de crise, quando a demanda cai de forma relevante, surgindo uma verdadeira “briga de preços”, fato que permite, por exemplo, a existência de duas empresas com a mesma estrutura física e de recursos financeiros, praticando preços muito diferentes. Percebe-se então que o preço de venda não pode mais ser objeto de decisões empíricas, mas, sobretudo, objeto de estudo, o que torna necessário conhecer todos os elementos que o compõem, sejam internos ou externos. E como muitas vezes o mercado exige e até define o preço de venda, é imprescindível o conhecimento de todos os custos e despesas da empresa, e mais do que isto é fundamental a correta mensuração e rateio destes custos aos produtos e/ou serviços vendidos. Somente com estas informações teremos um cenário real de nosso negócio, e não trabalharemos no “escuro”. Por isso a necessidade de conhecer não somente a metodologia de formação de preços de venda, mas também definir qual sistema de rateio de custos mais se adequa à sua realidade. Não existe fórmula ideal para mensuração de custos e formação de preço de venda. É imprescindível conhecer as metodologias para estas análises e usufruirmos os benefícios proporcionados pelo seu uso e assim garantirmos uma maior competitividade no mercado.

Aumentando o número de consumidores torna-se necessário aumentar a produção e está sendo baixa desperta a necessidade de abastecimento vindo de outros lugares e assim começa a ideia da produção voltada para um mercado externo. Na antiguidade já era praticado o mercado de importação e exportação dos produtos entre as nações. E os grandes navegadores se encarregavam desse trabalho.

A tentativa de aproximação entre os povos era real, mas demorada, em função dos recursos precários da época. Com o avanço tecnológico as fronteiras geográficas encurtaram e a comunicação passou a ser em tempo real tornando o mundo global.

  1. Aspectos Econômicos

O mundo com a globalização passa a ser uno, generalizado onde estão envolvidas as sociedades, as organizações, as nações e todos os componentes econômicos, sociais, culturais e políticos que fazem parte da aldeia global e que afetam as organizações.

Chiavenato (1999) cita oito elementos como componentes desse ambiente geral a saber:

Condições econômicas-  é a forma como os integrantes da sociedade lidam com sua produção e a distribuem em consonância com os serviços e com os bens por ela gerados.

Condições Sociais – reflete a maneira como a organização opera nos aspectos sociais e comportamentais dos indivíduos na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (157.2 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com