TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.453 Palavras (14 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 A GLOBALIZAÇÃO É UM PROCESSO DE INTERLIGAÇÃO DAS ECONOMIAS.....

2.1.1Globalização e adequação da Contabilidade Brasileira as normas Internacionais.         e 5 

2.1.1.1 Lei de nº 11.638/2007        5 e 6

3 MERCADO CONSUMIDOR ATUAL E  ANTIGO(CIENTÍFICA E CLÁSSICA)..7

3.1 INFLUENCIA DO MERCADO CONSUMIDOR SOBRE A GLOBALIZAÇÃO.....8

3.1.1 Aspectos econômicos no cenário da globalização ...............................8 e 9

3.1.1.1 Politicas implantadas no Brasil no contexto da economia globalizada....9 e 10

3.1.1.1.1 Sobre Zygmunt Bauman ................................................................10 e 11

4 CONCLUSÃO......................................................................................................12

REFERENCIAS......................................................................................................14



  1. INTRODUÇÃO

 Neste trabalho, procura-se demonstrar, de forma condensada, as mudanças nas normas contábeis brasileiras a partir do advento da globalização. Com a interligação das economias surge a necessidade da padronização aos moldes internacionais contábeis. Mostra também as tendências recentes dos países em adotar as normas internacionais. Tem como objetivo também mostrar como a globalização influenciou a inserção e colocação da contabilidade internacional no Brasil.

Analisa-se a contabilidade no cenário brasileiro e a relação com a contabilidade no mundo. A relação estabelecida da contabilidade brasileira com os padrões contábeis  internacionais, faz surgir assim a necessidade da adoção das normas contábeis internacionais, como forma de ganhar e conquistar confiabilidade no meio internacional. O Brasil inclui-se em tais padrões ,consequentemente conquista a credibilidade para inserir-se nos padrões Internacionais.

Abordando também o advento da Lei nº 11.638/2007, e sua grande revolução no cenário da contabilidade brasileira , que encontrou-se a necessidade do Brasil se adaptar a regulação contábil internacional e isso implicou em impactos no balanço patrimonial. Entre os principais objetivos desta lei, é atualizar a Lei 6.404/1976, para obter resultado de providenciar maior transparência às atividades empresariais brasileiras.

Constantemente se fala de globalização como um fenômeno atual. Surgido como conseqüência dos avanços tecnológicos. Porém ao olharmos o passado, a literatura registra que  ela já existia desde a antiguidade, quando o homem buscava expandir seus territórios e impor pra outros povos sua cultura. Sabendo assim, que a globalização vem desde os tempos antigos podemos fazer um comparativo do mercado consumidor atual em relação ao da época das teorias Clássica e Científica e relatando também influencia do mercado consumir na globalização.

Cabe também a este trabalho citar os aspectos econômicos que implicaram na mudança econômica do Brasil, se moldando a economia globalizada. Evidenciado também a mudança do mercado consumidor dos tempos antigos aos atuais em relação a globalização.

Colocando em relance o pensamento Zygmunt Bauman   a respeito da globalização, que tal pensamento influencia e se verifica-se nos dias atuais, em que o consumidor consome para alimentar seus status mediante a sociedade , assim tornando-se o seu oposto.


  1. DESENVOLVIMENTO

A contabilidade passou por diversas transformações desde tempos muito primitivos onde, como sempre, o principal objetivo era o controle das riquezas, como relatam variados autores até chegar a ser reconhecida como ciência. Nesse processo, as escolas de pensamento contábil disseminaram teorias que deram origem a vários conceitos que ainda são usadas na organização dos bens das empresas. No Brasil a contabilidade foi se desenvolvendo à medida que o mercantilismo se proliferava país afora. Enquanto a globalização se expandia a contabilidade internacional nasceu da necessidade de uniformizar as normas contábeis numa maneira mais compreensiva para os usuários de diversos países. O Brasil é um deles onde adequação já é uma realidade.

2.1 A GLOBALIZAÇÃO É UM PROCESSO INTERLIGAÇÃO DAS ECONOMIAS

É importante definir que a globalização é um processo de integração cultural, socioeconômico, político e social visando diminuir as barreiras existentes entre os países. A Contabilidade é tratada com tais aspectos citados acima, estando completamente envolvida na globalização , sendo assim mais uma arma de um mundo tão globalizado. Desta forma a globalização atingi o cenário internacional da contabilidade, o que gera a necessidade de um padrão contábil e uma tendência à adoção padronizada para se encaixar em tal integração, adotada assim pela maioria dos países.

 No meio deste processo do cenário internacional é inserido o Brasil.  Comparando-se a situação contábil brasileira com as internacionais surge a necessidade da adoção das normas contábeis internacionais, como forma de ganhar confiabilidade no meio internacional. A equiparação das normas brasileiras com as internacionais tem sido efetuada de forma gradativa. Com a confiabilidade internacional, por consequência, haverá um aporte maior de investimentos, gerando assim um mercado consumidor.

2.1.1 Globalização e adequação da Contabilidade Brasileira as normas Internacionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (226.3 Kb)   docx (62.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com