TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MATERIAIS DIRETOS

Por:   •  12/6/2019  •  Resenha  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade Estadual da Paraíba Centro de Ciências Humanas e Exatas Campus VI – Poeta Pinto do Monteiro Curso Ciências Contábeis

Componente Curricular – Contabilidade de Custos

Docente – Lilian Perobon Mazzer Discente – Matheus Batista Soares da Silva

Resenha Crítica – Materiais Diretos

MONTEIRO 2019


RESENHA CRÍTICA - MATERIAIS DIRETOS

O artigo em questão é sobre os materiais diretos, de ALTINI, Marlene Zanghelini. Materiais Diretos. PHMP Advogados. Out, 2011. Traz-nos uma abordagem geral sobre onde estão inseridos os materiais diretos na contabilidade de custos, cuja importância foi evidenciada pela necessidade de a entidade ter um controle sobre os valores atribuídos a cada produto. Além disso, explana que a contabilidade de custo vai além de controle de estoques, onde fornece informações cruciais para o planejamento de modo geral.

Traz-nos o conceito de material direto, tipo de material direto, custo do material direto adquirido, métodos de avaliação dos estoques, custo médio ou média ponderada, tratamento contábil das perdas de materiais e tratamento contábil dos subprodutos e das sucatas e exemplifica com modelos de fácil compreensão para tornar o conteúdo ainda mais prático e menos cansativo.

Conforme citado e de acordo com Crepaldi (1999, p. 41), material direto é o custo de qualquer material que pode ser diretamente identificado no produto, de forma que faz parte dele. As matérias-primas, os componentes adquiridos prontos, as embalagens e outros materiais usados na produção são apropriados aos produtos por seu valor de compra. Pode ser matéria prima que é o material que compõem o produto final ou ser secundária que não compõem o produto, mas é identificado nele.

Expostos tais conceitos, a autora também frisa sobre os custos desses materiais adquiridos, tais como IPI e ICMS, caso sejam recuperados e exemplifica de modo simplista citando compras com notas fiscais, fretes e seguros.

Em si tratando de estoques, citou os métodos de PEPS, que é o primeiro a entrar e primeiro a sair; o Custo Médio e o UEPS, que é o último a entrar e primeiro a sair. E como em se tratando de estoques, Ela nos apresenta a forma com que a contabilidade para as possíveis perdas de matérias primas.

Diante de exposto, fica evidenciado que o artigo além de didático é muito prático perante seus exemplos para com os alunos do curso de ciências contábeis, com citações importantes como Crepaldi e Elizeu Martins, conceitua bem e atinge o objetivo do artigo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com