TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TOPICOS ESPECIAIS EM CONTABILIDADE

Por:   •  5/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.707 Palavras (11 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE  DO  GRANDE  RIO  UNIGRANRIO  

COMPANHIA  NILZA  CORDEIRO  HERDY  ED.  CULTURA.

ESCOLA  DE  CIÊNCIA  SOCIAIS  E  APLICADAS

CIÊNCIAS  CONTÁBEIS

Tópicos especiais em contabilidade

Duque  de  Caxias  (RJ)  –  2022

Tópicos especiais em contabilidade

Relatório  Técnico  apresentado  à  Universidade  do  Grande  Rio  –  “COMPANHIA  NILZA  CORDEIRO  HERDY  ED.  CULTURA”  como  parte  dos  requisitos  necessários  a  aprovação  na  disciplina  Finanças publicas

Orientador:  André da Silva Braga 

Duque  de  Caxias  (RJ)-2022

Sumário

INTRODUÇÃO1

DESENVOLVIMENTO2

PARTE 1 SISTEMA DA INFORMAÇÃO3

PARTE 2 MICROEMPRESAS E GESTÃO CONTABIL4

CONCLUSAO5

REFERENCIAS6

INTRODUÇÃO

Neste presente trabalho, irei abordar questões sobre a era digital das empresas, a quantidade de MPES no Brasil em 2021 e  fundamentações de como a Contabilidade, especialmente a parte relacionada a custos poderia ajudar estás empresas. O propósito desta pesquisa é mostrar a importância da tecnologia da informação e dos sistemas para a contabilidade, destacando os aspectos para a tomada de decisão dentro e fora da empresa e também estudar a importância dada pelos profissionais contábeis, quanto à utilização da informática na execução dos serviços contábeis.

DESENVOLVIMENTO

A era digital das empresas

A era digital tem como origem a participação ativa das pessoas, trabalhando em adjacente com as novas tecnologias por meio de dispositivos individuais conectados à internet. É a fase que inicia após a Revolução Industrial, no qual há uma mudança no acesso à informação, no modo como nos comunicamos e consumimos. Com isso, as empresas também precisam se apropriar, pois as pessoas exigem novos diferenciais.

 Essa comunicação gera uma quantidade enorme de informações hábil de, entre outras coisas: personalizar as experiências dos usuários;

 

  • tornar os processos mais ágeis, dividindo responsabilidades entre máquinas e pessoas; “ensinar” às máquinas a agirem e a reagirem aos estímulos externos por conta própria;
  • reduzir as falhas humanas com a ajuda da capacidade computacional lógica;
  • minimizar custos e prazos, além de aumentar a autonomia de colaboradores e melhorar a experiência dos seus parceiros de negócios por meio da mobilidade corporativa;
  • melhorar as relações entre empresas, sociedade e meio ambiente com base na coleta constante de dados, tanto dos seus processos quanto dos impactos das atividades produtivas.

O que são os sistemas de informação?

São elementos que coletam (ou recuperam), manipulam, processam, armazenam e transferem dados.isto é, administram fluxos de informações de uma empresa de forma mais eficaz e ágil. O objetivo principal do sistema de informações deve ser o de amplificar e expandir as bases para as decisões administrativas. Sugere-se que esse sistema seja estimado como um órgão de staff, não apenas para as tarefas de planejamento propriamente ditas, como também para os demais setores da empresa, os quais poderão dele receber ou solicitar informações.

“O sistema de informação como o conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros agregados segundo uma seqüência lógica para o processamento dos dados e tradução em informações, para seu produto, permitir as organizações o cumprimento de seus objetivos principais.” (Padovezze).

No meio empresarial, a implantação de um sistema de informação é um importante diferencial competitivo no mercado,pois permite estudar dados com um olhar tanto  individual como integrado a outros parâmetros externos. Com isso, a empresa poderá conhecer mais sobre si, seu público e, até mesmo, sua concorrência.

Como o sistema de informação pode ajudar a sua empresa?

O sistema de informação é muito importante para as empresas pois é justamente esse agrupamento de informações, o que acaba ajudando bastante a organizar todo esse montante de dados, bem como interpretá-los e usá-los a favor da empresa. As empresas precisam investir trabalhoso no que diz respeito à disponibilidade e confiabilidade das informações que são emitidas pelos sistemas de informação. Não é uma tarefa fácil administrar esse tipo de sistema, contudo sem ele muitos processos, especialmente os que demandam decisões seriam muito demorados.

segue abaixo exemplos e como eles podem ajudar a sua empresa atingir suas metas;

  • Sistemas de Apoio às Operações: São sistemas aplicados ao nível operacional, Sua missão está relacionada com atividades diárias de uma empresa, como o processamento de transações, controle de processos e banco de dados. São exemplos desses sistemas:
  • Sistema de Processamento de Transações (SPT): Tem a função de registrar transações como pagamentos a colaboradores, impostos, valores recebidos, emissão de notas fiscais e controle de estoque
  • Sistema de Automação de Escritório (SAE) : São sistemas planejados para acrescentar a produtividade e diminuição de custos do escritório por meio da utilização de equipamentos e programas de criação, armazenamento, manipulação e repartição de informações entre os colaboradores.

  • Sistemas de Apoio Gerencial : Estes sistemas de informação são os responsáveis por centralizar e transmudar os dados em informações palpáveis para os gestores entrementes a tomada de decisões. Alguns exemplos são: 
  • Sistema de Apoio à Decisão (SAD): Eles possuem uma grande habilidade analítica. São capazes de analisar, modelar e oferecer uma resposta rápida a um grande volume de dados, sejam internos ou externos à empresa. 
  • Sistema de Informação Gerencial (SIG): Os SIG produzem relatórios com informações contextualizadas que irão oferecer uma visão ampla, permitindo aos gestores a monitorizarão e o conhecimento verdadeiro do negócio. O grande objetivo dele é prover detalhes sobre a empresa de forma a auxiliá-lo a atingir suas metas.

A que ponto o profissional deve estar preparado para utilização das informações geradas pelo sistema?

O Contabilista necessita estar disposto para adaptar-se a esse movimento globalizado que se encontra presentemente. A tecnologia da informação tem avançado e a compressão competitiva tem forçado inovações incluso das organizações, as maneiras habituais dos profissionais de propiciar informações aos seus gestores, têm se tornado cada vez mais insuficientes para as necessidades de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (561.6 Kb)   docx (963.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com