TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos Especiais Em Contabilidade

Monografias: Tópicos Especiais Em Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  883 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Estruturada

Tópicos Especiais em Contabilidade

Questões:

1- O que é governança corporativa?

R: è o conjunto de processos, costumes, politicas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada.

2- O que é o conselho de administração, qual sua missão, atribuição e responsabilidades?

R: Um Conselho de administração é um corpo de membros eleitos ou designados, que conjuntamente supervisiona as atividades de uma empresa ou organização. Os membros do conselho são administradores em primeiro lugar, que são vinculados por tanto a um próprio regime geral. A organização interna do conselho pode ser livremente decidida por cada empresa. No entanto, há uma série de elementos necessários em quase toda a legislação

3- O que é o código de conduta de uma empresa?

R: é um conjunto de regras para orientar e disciplinar a conduta de um determinado grupo de pessoas de acordo com os seus princípios. O Código de Conduta Empresarial da descreve a posição e expectativas em relação àquilo que considera ser uma conduta empresarial e individual

adequada.

4- O que são conflitos de interesse? como as empresas podem minimizá-los?

R: inicialmente a expressão conflito de interesses foi conceituada como a situação na qual um profissional integrante de uma organização empresarial, qualquer que fosse o seu cargo, tinha interesses contrários ao da empresa em uma decisão que devesse ser por ele tomada, ou da qual devesse participar ou a qual poderia influenciar. A empresa pode minimizar os conflitos com fundamentos éticos e legais.

5- O que é responsabilidade social?

R: Responsabilidade social é quando as empresas decidem, voluntariamente, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.

6- Quais os principais objetivos da responsabilidade social?

R: Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão ética e transparente que tem a organização com suas partes interessadas, de modo a minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. Ser ético e transparente quer dizer conhecer e considerar suas partes interessadas objetivando um canal de diálogo.

Pesquisa de campo

Nome: Petrobras

Perfil: Sociedade anônima de capital aberto, cujo acionista majoritário é o governo brasileiro, atuamos como uma empresa integrada de energia nos seguintes setores: exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica, gás-química e biocombustíveis.

Principais mercados de atuação: Geração de energia elétrica, Petroquímica, Exploração e produção de petróleo e gás, refino de petróleo e gás, distribuição, Produção de biocombustiveis, transporte e comercialização.

Principais fornecedores e concorrentes: A petrobrás possui o monopólio da extração de petróleo no País, ou seja, só ela pode extrair petróleo aqui no Brasil.

Compromissos com a política de responsabilidade social:

- Atuação corporativa: Assegurar que a governança corporativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com