TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos Especiais em Contabilidade

Por:   •  11/4/2017  •  Resenha  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno: Ramonn nascimento da silva melo

Matricula: 201201776767

Matéria: Tópicos Especiais em Contabilidade             Campus: P/Vargas

CPC 31 - Este CPC tem por objetivo formalizar a contabilização de ativos não circulantes mantidos para venda e a divulgação de operações descontinuadas, que deverão ser mensurados pelo menor valor entre o valor contábil registrado e o valor justo e identificados separadamente no balanço patrimonial e as operações descontinuadas apresentadas separadamente na demonstração do resultado.

  1. CLASSIFICAÇÃO

A classificação de um ativo não circulante como mantido para venda ocorre se o valor contábil será recuperado, principalmente por meio de venda, onde há um comprometimento do setor de venda para a conclusão da geração e caixa. O ativo deve possuir um preço a seu valor justo em vigência. Em caso de atraso na venda por fatos onde a empresa não possa controlar, o ativo pode passar de doze meses desde que o compromisso de venda continue firme.

  1. MENSURAÇÃO

Deverá ser feito pelo menor entre o valor contábil e justo menos as despesas, em caso de distribuição aos sócios não contará as despesas financeiras geradas. Quando a venda ocorrer após o período de um ano, sua venda deverá ser feita com base o valor presente.

  1. RECONHECIMENTO DE PERDAS POR REDUÇÃO OU VALOR RECUPERÁVEL E REVERSÃO 

   Aplica-se impairment, como há uma previsão de uma provável perda do valor recuperável de ativos aplicam-se os critérios do CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos, onde ocorre a mensuração de ativos que geram benefícios presentes e futuros, calculando depreciações e valor justo (mercado). A perda ou o ganho devera ser reconhecido anterior à venda, mas se não ocorrer no primeiro momento poderá ocorrer na baixa do ativo. A depreciação só ocorre se ela estiver classificada como mantida para venda. Os passivos deverão ser reconhecidos por sua competência, um exemplo são os juros.

  1. ALTERAÇÃO SOBRE PLANO D EVENDAS

Se a entidade reclassificar um ativo (ou grupo de ativos) diretamente de mantido para venda para mantido para distribuição aos proprietários, ou diretamente de mantido para distribuição aos proprietários para mantido para venda, então, a mudança na classificação deve ser considerada como continuação do plano original de alienação.  A entidade deve mensurar o ativo não circulante (ou grupo de ativos) que deixar de ser classificado como mantido para venda ou como mantido para distribuição aos proprietários (ou deixar de ser incluído em grupo de ativos classificado como mantido para venda ou como mantido para distribuição aos proprietários) pelo valor mais baixo entre

Operações descontinuadas as empresas devem evidenciar: um montante único na demonstração do resultado, uma análise do montante único referido (contendo as receitas e as despesas, as despesas com os tributos, os ganhos e as perdas reconhecidas no período e as despesa do imposto de renda relacionada), os fluxos de caixa líquidos e o montante do resultado das operações continuadas e o das operações descontinuadas. Essas análises podem ser apresentadas através das notas explicativas e DRE, separadas das operações em continuidade. Essa exposição tem por objetivo destacar as operações correntes e as operações a serem descontinuadas auxiliando a tomada de decisões pelos prováveis investidores na entidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com