TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operações Financeiras de Empréstimo

Pesquisas Acadêmicas: Operações Financeiras de Empréstimo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.615 Palavras (11 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 11

TEMA 5 – Operações Financeiras de Empréstimo

1- Modalidades Operações Bancárias para Pessoas Jurídicas

Um banco é um tipo de empresa em que seu produto é sempre o mesmo, ou seja, dinheiro.

Enquanto uma indústria compra matéria-prima e a transforma em produtos destinados à satisfação das necessidades de seus clientes, o banco capta fundos junto aos seus depositantes em outras fontes e os empresta aos clientes tomadores. Desse modo, o banco pode fornecer fundos para uma empresa comprar uma nova máquina para uso na produção, com financiamento pelo prazo de cinco anos, como pode fazer um empréstimo rural para um plantador de feijão, que liquidará a dívida em três meses. Pode abrir um limite de cheque especial para um cliente pessoa física. Em qualquer dessas três situações que estamos exemplificando, o banco forneceu fundos.

Há, porém, diferenças importantes quanto às linhas de empréstimos e financiamentos com as quais os bancos trabalham.

Os fundos destinados a atender às necessidades ocasionais do cliente pessoa física, por meio de um limite de cheque especial, não poderiam ser utilizados para financiar a máquina que a indústria está necessitando. Entre outras razões possíveis, o banco deveria financiar a máquina por um prazo de cinco anos utilizando fontes que foram captadas também a longo prazo.

As diversas linhas de empréstimos e financiamentos dos bancos variam conforme as características operacionais dos respectivos bancos, quanto ao tipo de cliente e aos produtos destinados a esses clientes.

Há situações de bancos que estruturam operações para atender exatamente às necessidades de seus clientes, quanto ao montante, prazo e forma de pagamento, entre outros fatores. Ao mesmo tempo, há no mercado bancário diversos produtos que. mesmo aparecendo com nomes diferentes de um banco para outro, são praticamente iguais.

No tópico precedente, discutimos algumas das características das necessidades de empréstimos e financiamentos das empresas. Nos próximos tópicos que seguem como detalhamento deste item, apresentamos alguns dos produtos bancários, como uma tentativa de auxiliá-los na compreensão da adequação desses produtos às necessidades dos clientes.

2.1 CONTAS GARANTIDAS

Grande parte dos bancos oferece as chamadas contas garantidas, que são contratos de abertura de crédito rotativo para empresas e para pessoas físicas, que nesse caso são chamados cheques especiais. Consiste em atribuir um

limite dentro do qual a empresa pode emitir cheques que são honrados pelo banco, mesmo que não tenha provisão de fundos.

Esse tipo de recurso deveria ser utilizado pela empresa para cobrir suas necessidades ocasionais, enquanto entra dinheiro em sua conta decorrente de recebimento de clientes. O objetivo deste tipo de linha é atender às emergências e à medida que vão entrando recursos na conta, o saldo devedor vai sendo reduzido até que seja coberto totalmente. O banco cobra os encargos basicamente em função do volume e do tempo de uso dos fundos. A conta garantida é um facilitador para atender às necessidades imediatas de recursos do cliente.

Do lado do banco representa um negócio de empréstimo, porém dificulta o dimensionamento da necessidade de recursos devido o banco não ter previsão de quanto e quando o cliente utilizará a conta garantida.

2.2 HOT MONEY

O hot money é empréstimo por um prazo curtíssimo para atender às necessidades também de curtíssimo prazo das empresas. A cobertura de uma folha de pagamento no dia 5 de determinado mês, numa situação em que a empresa está esperando que nos próximos cinco dias devam entrar recursos suficientes para liquidar o hot money. De certo modo, o hot money e a conta garantida têm finalidades parecidas. Há algumas diferenças operacionais: na conta garantida, o limite está disponível e pode ser utilizado a qualquer momento, enquanto que no hot rnoney tende a ser necessário a formalização de cada operação que seja feita. O custo (a taxa de juros) da conta garantida tende a ser maior, porém o cliente só paga pelo tempo de uso dos recursos. No hot tende a pagar em função do prazo e do valor.

2.3 DESCONTO DE DUPLICATAS

O desconto de duplicatas é também uma fonte alternativa de recursos para atender às necessidades de giro da empresa. A empresa negocia as duplicatas com a instituição financeira, avalizá-as, ou seja, responsabiliza-se pelo pagamento, caso o sacado não o faça. O banco cobra uma taxa de juros (desconto). O desconto de duplicatas é uma espécie de antecipação feita pelo banco às empresas em troca de duplicatas a cobrar, ou seja, é uma forma de antecipar o caixa ao seu cliente. Normalmente, o banco, além de avaliar seu cliente, o cedente da duplicata, quer saber quem são os sacados para julgar também a qualidade das duplicatas. Geralmente, o prazo do desconto de duplicatas varia entre 30 a 60 dias, conforme a atividade do cliente do banco e o contexto econômico que o país esteja vivendo. Caso o título não seja pago no vencimento, o banco pode debitá-lo na conta do cedente (que assume o papel de avalista) e, se for o caso, cobrar multa e juros de mora pelo atraso.

2.4 DESCONTO DE NOTAS PROMISSÓRIAS

O desconto de Notas Promissórias assemelha-se ao desconto de duplicatas, com a diferença de que a duplicata refere-se a uma operação mercantil entre uma empresa e seu cliente. O banco pode fazer um empréstimo de capital de giro com garantia de uma Nota Promissória emitida pelo seu cliente, pode descontar uma Nota Promissória para um cliente, que seja representativa de um direito desse cliente para com um terceiro, ou pode descontar uma Nota

Promissória emitida pelo próprio cliente. Esta opção é a que melhor caracteriza o desconto de Nota Promissória, como um produto que pode atender às necessidades dos clientes (pessoas jurídicas) do banco, no suprimento de recursos. A tendência é que qualquer operacão respaldada por Nota Promissória tenha um custo superior ao de duplicatas mercantis.

2.5 FINANCIAMENTO DE TRIBUTOS

O financiamento de tributos é uma espécie de empréstimo que o banco concede ao cliente para recolher tributos, por um prazo normalmente curto. Para a empresa, este tipo de operação é uma fonte de recursos que contribui

para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com