TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento Público

Por:   •  12/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ORÇAMENTO E PLANEJAMENTO PÚBLICO

PROFESSOR: ELOI DALLA VECCHIA

ACADÊMICOS: ADRIELI MACHADO, BIANCA MEMLAK, CAROLINE TRAMONTINA, MARINA KARCZESKI, RAFAEL PRESTES E THAINA TOSETO

TRABALHO 2

O que é orçamento público?

O orçamento público é uma lei que, entre outros aspectos, exprime em termos financeiros a alocação dos recursos públicos. Trata-se de um instrumento de planejamento que espelha as decisões políticas, estabelecendo as ações prioritárias para o atendimento das demandas da sociedade em face da escassez de recursos. Apresenta múltiplas funções – de planejamento, contábil, financeira e de controle.

Este documento é elaborado pelos três poderes da República em 4 fases: a elaboração da proposta, feita no âmbito do Poder Executivo; a apreciação e votação pelo Legislativo - no caso do governo federal, o Congresso Nacional; a sua execução; e o controle, consubstanciado no acompanhamento e avaliação da execução. Ele não pode, em absoluto, fixar despesas em valores superiores às receitas previstas, e é essa limitação a qual obriga o governo a definir prioridades na aplicação dos recursos estimados. As metas para a elaboração da proposta orçamentária são definidas pelo Plano Plurianual e reguladas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias e pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Elaborado, e decorrente a sua aprovação, as contas públicas são classificadas. As classificações são utilizadas para facilitar e padronizar as informações que se deseja obter. Por meio desta é possível visualizar o orçamento por poder, por instituição, por função de governo, por subfunção, por programa, por projeto, atividade, operações especiais, ou ainda por categoria econômica.

O orçamento público pode se apresentar de diferentes maneiras, seguindo algumas tipologias. No orçamento clássico constam apenas a fixação da despesa e a previsão da receita, sem nenhuma espécie de planejamento das ações do governo. O orçamento de Desempenho é o tipo em que o gestor começa a se preocupar com o resultado do gasto e não apenas com o gasto em si. O orçamento – programa funciona como um plano de trabalho, um instrumento de planejamento da ação do governo, pela identificação dos seus programas de trabalho, projetos e atividades, além do estabelecimento de objetivos e metas a serem implementados, bem como a previsão dos custos relacionados (a Constituição Federal de 1988 implantou definitivamente o orçamento – programa no Brasil, ao estabelecer a normatização da matéria orçamentária pelo PPA). E o orçamento de base zero consiste basicamente em uma análise crítica de todos os recursos solicitados pelos órgãos governamentais. Neste tipo de abordagem, na fase de elaboração da proposta orçamentária, questionar-se-ão as reais necessidades de cada área, sem compromisso com nenhum montante inicial de dotação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com