TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento publico

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Contabilidade e Orçamento Público

Aula-tema 03: Introdução: Receita Pública

NOME

RA

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Contabilidade e Orçamento Público

Aula-tema 03: Introdução: Receita Pública

Atividade de Autodesenvolvimento

Atividade desenvolvida para a disciplina Contabilidade e Orçamento Público apresentada

à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (Leandro Duarte Dutra).

Anhanguera Educacional

2015

  1. O que é a Lei Rouanet?

É uma lei criada desde 1991 é uma lei Federal de Incentivo à Cultura (Nº 8.313), conhecida como Lei Rouanet, o objetivo da lei é promover, proteger e valorizar as expressões culturais nacionais por meio de incentivos fiscais.

A lei tem como prioridade assegurar e conservar o patrimônio histórico e artístico no país por meio do estímulo e à divulgação da cultura brasileira e da diversidade regional e etnocultural. Na prática, assegura benefícios às empresas e pessoas que aplicarem uma parte do Imposto de Renda (IR) em ações culturais.

  1. De acordo com os textos lidos, quais as vantajens para as empresas que doam recursos para o desenvolvimento de projetos culturais?

A Lei Rouanet, estabelece que empresas com base no lucro real pudesse, através de renúncia fiscal, abater até 4% do Imposto de Renda. A vantagem está no fato de que a empresa pode se valer desse beneficio para associar sua marca a uma exposição de um artista de renome, agregando um enorme valor, unindo a marca da empresa patrocinadora com a “marca” do artista escolhido. A empresa obterá sempre vantagens, pois poderá usar uma porcentagem (4%) de um valor cuja obrigação é compulsória, e contribuindo para o desenvolvimento do país.

  1. Na sua opnião, qual a importância da Lei Rouanet no desenvolvimento da cultura no Brasil. Esta lei é eficaz ou limitada?

        Esse incentivo é muito importante para o desenvolvimento cultural do país, isso faz com que cada vez mais a populaçao brasileira tenha contato com projetos culturais.

        A desvantagem é que essa lei ainda é limitada, porque na maioria das vezes as empresas não tem total conhecimento, isso porque o investimento é feito antes e somente depois a empresa é ressarcida pelo governo, mesmo com a falta  de mais divulgação dessa lei as empresas estão cada vez mais contribuindo e tendo uma conscientização de colaborar com o desenvolvimento do pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (165.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com