TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Contabilidade

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.296 Palavras (18 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

Introduçao ............................................................................................... 4

Desenvolvimento .................................................................................... 5

Referencias..............................................................................................16

Introdução

Neste trabalho será apresentado o impacto da globalização e as mudanças introduzidas à contabilidade devido a lei 11638/07, a qual visa simplificar e aumentar a transparência das demonstrações contábeis, montando um comparativo do mercado consumidor atual e o da época de teorias clássicas e cientificas, e a influencia na globalização.

Será apresentado também o aspecto econômico e mudanças necessárias para que o Brasil esteja apto economicamente para atuar no contexto “economia globalizada”. Será descrito segundo Bauman as diferenças culturais, econômicas, políticas e sociais, entre comportamentos e a concepção da sociedade de produtores versus sociedade de consumidores

Descrever os aspectos econômicos no cenário da globalização e explicar o

que mudou no ambiente dos negócios bem como as políticas que deverão

ser implantadas no Brasil para que o país esteja apto economicamente para

atuar no contexto de economia globalizada.

No cenário atual da economia brasileira, podemos observar que leis estão sendo criadas para simplificar as dinâmicas comerciais e funcionais de empresas, observando este aspecto, podemos concluir que o crescimento econômico e a ampliação de parceiros comerciais estão em ascensão. A internet é a ferramenta que pode ser utilizada como o melhor exemplo destes aspectos, atualmente não é difícil encontrar sites de compra de outros países, encomendas da china desembarcam todos os dias nos portos brasileiros, isto é possível através da globalização da economia.

Antigamente sem o facilitador (internet) existiam mais empecilhos na area de importações, devido as menores taxas de produção os produtos chineses estão se inserindo no mercado brasileiro cada vez mais, a alta procura, menores preços e a facilidade de importação pelas pessoas físicas estão entre os “diferenciais” que tornam esta pratica cada vez mais comum no Brasil. Cada vez mais leis são criadas buscando inibir e dificultar a pratica de importação, com o intuito de alavancar os produtos internos.

A globalização da economia, abrangendo a internacionalização da produção, o incremento do comércio e a absorção de tecnologia, é um processo que tem gerado discussões no âmbito acadêmico e empresarial, além

de implicar novos desafios para os Estados Nacionais.

A reestruturação produtiva decorrente implica profundas transformações tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. A indústria tem o seu perfil alterado, com a crescente participação dos investimentos diretos estrangeiros, impulsionados em grande parte pelas fusões e aquisições, a privatização, e o aumento do coeficiente de comércio externo no produto. O setor de serviços ganha nova dimensão, tanto pelo peso crescente na pauta de exportações dos países, quanto ao seu papel nas novas formas de geração de riqueza.

O Brasil, nesse contexto, convive simultaneamente com o impacto das transformações de âmbito internacional e o processo de estabilização da economia. Ambos afetam significativamente o desempenho econômico e o complexo produtivo, implicando novos desafios para a política econômica e a atuação das empresas.

Muitos desses setores estavam sob o controle do governo e, após privatização, alcançaram uma maior flexibilização organizacional e capacidade competitiva. Como exemplo maior, basta ver os ganhos de eficiência e lucratividade da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), antes deficitária, empresas outras do setor siderúrgico, que passaram a ter desempenho favorável, econômico e financeiro, já que - segundo o professor Paulo Haddad - foram destravadas das amarras da burocracia estatal, constituindo-se num fator relevante e decisivo para o processo de competitividade global do País. A globalização levou as demais empresas brasileiras a profundas transformações produtivas e organizacionais em termos de tecnologia, marketing, engenharia financeira, gestão de recursos humanos para que se tornassem competitivas e lucrativas. Surgiu, então, o imperativo da criação de um conjunto de micro e pequenas empresas (MPEs) nas suas cadeias produtivas para a formatação de parcerias imprescindíveis de sobrevivência. O impasse maior incide no denominado ´Custo-Brasil´ ou seja: elevada carga tributária e previdenciária, custos financeiros e administrativos astronômicos, má qualidade da infra-estrutura, ao lado de uma concorrência internacional com seus baixos custos, seus elevados padrões tecnológicos. A empresa brasileira vive um ´choque competitivo´ com a liberação do comércio para gigantes da economia como Estados Unidos, Canadá, União Européia, China e Japão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (158.7 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com