TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de Contabilidade

Por:   •  6/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 6

A contabilidade existe desde o início da civilização, com a organização da agricultura e do pastoreio, surgiuram as divisões e o senso de propriedade, onde cada pessoa criava sua riqueza  individual. A herança era passada aos filhos, surgindo assim o que chamamos hoje de patrimônio.

A contabilidade teve sua origem com a necessidade de registro nos comércio. As pessoas que possuíam valores, preocupavam-se em saber quanto rendiam e como poderiam aumentar suas posses.Foi com esse pensamento e com a necessidade de controle que surgiu a contabilidade.

No período Antigo, já tinha como objeto o Patrimônio, que era representado por rebanhos e outros bens quantitativos. O inventário era importante, pois a contagem era o método adotado para o controle dos bens. As primeiras escritas contábeis foram por desenhos e gravações.

O sistema contábil era dinâmico e evoluiu  com a duplicação de documentos e “selos de sigilo”.Os primeiros registros eram diários e depois em determinados períodos. Acredita-se que os egípcios foram os primeiros a utilizar o valor monetário em seus registros.

Há também relatos bíblicos, que relatam bens e patrimônios de pessoas naquela época.

No ano aproximado de 1200 na Itália, estudavam-se técnicas matemáticas, pesos e medidas, câmbio...Foi um período importante com invenções como moinho de vento, aperfeiçoamento de bússula...Surgiram novas técnicas de mineração e metalurgia, começou-se a utilizar débito e crédito e p livro caixa.

Na Itália, surgiu a conta Capital e o método da partidas dobradas, e também foi criado o livro da Contabilidade de Custos.

No período Moderno a Contabilidade tornou-se necessária para estabelecer o controle das inúmeras riquezas que o Novo Mundo representava. O aparecimento da obra de Frei Luca Pacioli, marca o início da fase moderna da Contabiliddae.

Pacioli foi matemático,teólogo, contabilista entre outras, e escreveu o livro Contabilidade por Partidas Dobradas. A Itália foi o primeiro país a fazer  restrições  a pratica da contabilidade por qualquer pessoa, só reconhecia como contadores pessoas qualificadas para seu exercício.

No período cientifico surgiram três escolas de pensamento contábil,nessa época a contabilidade chegou a universidade. Em 1923, Vicenzo Mazi definiu patrimônio como objeto da contabilidade.

Nos Estados Unidos, as escolas eram favorecidas pela estrutura econômica e politica e também  pela pesquisa  e trabalho serio dos órgãos associativos.com  acriaçao de grandes empresas, foram estabelecidas teorias e praticas contábeis  que permitissem correta  interpretação das informações pelos interessados.

No Brasil hoje, as funções do contador  tem um mercado em destaque, podem ser auditores, fiscais, controladores, entre outros.

Para alguns pensadores, a contabilidade é uma técnica ou arte, já para outros é uma ciência. Essa controvérsia vem despertando interesse dos acadêmicos e associações profissionais, pois poderá gerar reflexo direto em blocos econômicos, onde se pretende uma harmonização das normas e procedimentos contábeis.

        Atualmente a contabilidade traz uma série de questionamentos, estes causados pela tecnologia da informação e das telecomunicações. Coma a criação da internet, a informação contábil pode ser acessada a qualquer hora e em qualquer lugar do mundo. Mas essa tecnologia é criticada por alguns, especialmente sobre a satisfação dos usuários, pois para alguns estudiosos as redes mundiais de informação apresentam deficiências na estrutura disponível. Apesar de a contabilidade existir a muito tempo, ainda não se entrou em consenso em torno das questões contábeis.

        A contabilidade tem várias definições, uma elas é da Accounting  Terminology  Bulletin que define contabilidade como “a arte de registrar, classificar e sumariar de uma maneira significativa e em termos de moeda as transações e eventos que possuem, pelo menos em parte, características financeira, além de interpretar seus resultados”.

        Pode ser  vista também como técnica, que é a utilização de recursos e forças da natureza endereçadas a satisfazer as necessidades humanas. A atividade contábil caracteriza-se por um conjunto de atitudes e atividades racionais que objetiva o sistemático conhecimento econômico e financeiro de uma entidade e não pode ser reduzida a uma técnica realizatória de uma atividade. A contabilidade se relaciona com a Economia e Admnistração.

        Para Schmidth, ‘’ciência é todo conhecimento que se deduz pela razão,  portanto reflexivo, sustentado na racionalidade lógica. Deve-se analisar a natureza da ciência pela dimensão compreensiva que diz respeito aos conteúdos, significados e aspectos substantivos da ciência. E também pela metodológica que abrange aspectos lógicos e técnicos.

        O objetivo de uma ciência  é a preocupação em distinguir a característica comum ou as leis gerais que regem determinados eventos. O objeto é tudo aquilo a que se dirige o ato consciente de um sujeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com