TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos em contabilidade

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.146 Palavras (17 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MARIO PETRUS LANA AZEVEDO

FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE

[pic 6]

Viçosa

  2015

MARIO PETRUS LANA AZEVEDO

[pic 7]

Viçosa

    2015

FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE

                                                               Produção  textual   do  curso   Ciências

                                                               Contábeis  apresentado à Universidade

                                                               Do   Norte    do  Paraná    –    UNOPAR

                                             Para nota parcial semestral.    

  Orientadores: Profº Alcides José da Costa Filho

                                                                                                         Profª. Suzi Bueno de Almeida

                                                                                                           Profª Clevia Israel Faria Franca

                                                                                                             Profª Maria Eliza Correa Pacheco


SUMÁRIO

1 .INTRODUÇÃO        3

2 .DESENVOLVIMENTO        4

3 .CONCLUSÃO        12

4 .REFERÊNCIAS        

13



  1. .INTRODUÇÃO

    A contabilidade, assim como, todo tipo de estudo tem seu desenvolvimento de comum acordo com a sociedade e seus inventos. A história mostra que a contabilidade se torna cada vez mais abrangente e humana, pois descobre-se que a contabilidade não se trata só de números mas de informações, passadas a seus usuários. Até se desenvolver nesse pensamento mostraremos que as ciências contábeis tiveram várias ramificações. Historicamente a Itália teve grande participação em seu desenvolvimento, pois lá desenvolveu o livro “la summa de arithimetica,geometria, proportioni e proportionalita” de Francisco Luca Pacioli que tornou o método das partidas dobradas conhecida em seu meio.

    Com as invenções das revoluções industriais o mundo desenvolvera muito rapidamente e com isso a contabilidade teve que se tornar mais agiu e ampla pois o mundo se tornou mais agiu e acessível, surgindo assim um cenário propicio para a globalização que se entende como uma integração social, cultural, político e econômico.

    Com a ampliação de empresas e as comunicações, países abriram suas fronteiras vendo vantagens em ter empresas globais em seus territórios, e essas empresas vendo em que territórios elas teriam mais vantagens competitivas. A contabilidade precisou passar por grandes processos de desenvolvimento principalmente nas comunicações com os seus usuários.

   No meio desse cenário internacional o Brasil adotou as normas da contabilidade internacional. O Brasil então, tentará se equiparar as normas internacionais efetuando de forma gradativa para aumentar a confiabilidade internacional conseguindo um aporte maior de investimentos.  

2.DESENVOLVIMENTO

    Desde de que o frade Francisco Luca Pacioli revolucionou a contabilidade expondo com o livro chamado “la summa de arithimetica,geometria, proportioni e proportionalita” o método das partidas dobradas em 1494 na Itália dá início a uma grande evolução na contabilidade. Com isso deu-se o início a muitos pensamentos contábeis como a escola contista, escola administrativa, escola personalista, escola matemática, escola controlista, escola norte-americana, escola alemã e escola patrimonialista. Muitas de essas escolas foram derrubadas por seus pensamentos serem as vezes antiquadas para as evoluções que iam acontecendo na área contábil.

    A escola contista que foi a grande revolucionaria do início do século XV, destacava-se nela o processo de escrituração, a personificação das contas. Na época era iniciado o abandono do feudalismo dando um grande desenvolvimento de atividades comerciais que necessitava de saber o que se tinha e o que se devia.  Com a teoria contista a contabilidade se tornou uma ciência, ela tomou conta do mundo durante 246 anos de 1494 à 1840 que foi conhecida como período de estagnação para escola contábil, mas não creio nisso, creio que com as grandes conquistas marítimas e grandes conquistas continentais descobertas de matérias primas e possíveis guerras por colônias o objetivo era conquistar terras e acumular riquezas materiais deixando de lado as evoluções nos pensamentos.

    Até que surgiu a escola administrativa com Francesco Villa com a obra “la contabilitá applicata alle amministrazioni private e pubbliche” assim deu-se início aos pensamentos da contabilidade tendo como o seu principal objetivo as entidades, o seu controle sobre cifras e números, dando ideia assim de que um contador não faria apenas o trabalho de escrituração mas também de gestão.

    Mas para eu começar a falar das escolas desse período de 1830 ou 1840 tenho que citar que no período as revoluções industriais, a primeira e a segunda fase, promoveram uma grande mudança social e comercial usando energia a vapor inventada por James Watt em 1776 e após isso as invenções da eletricidade, substituição do ferro pelo aço,  motor de combustão interna e muitas outras que modificaram os pensamentos sociais, empresariais e todos os ramos inclusive a contabilidade dando início à economia liberal tendo como os grandes pioneiros os britânicos, os intercâmbios de ideias a meio a tudo que estava acontecendo também ia em pleno vapor surgindo tratados de comercio, pois assim que foram surgindo os primeiros vestígios da globalização os países tendo que se ajudar e promover cada vez mais comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (169.2 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com