TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Papéis de Trabalho

Por:   •  20/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 5

1 – Defina papel de trabalho.

Papel de trabalho ou documentação de auditoria é o registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e das conclusões alcançadas pelo auditor. Os papéis de trabalho constituem a documentação preparada pelo auditor ou fornecida a este por terceiros na execução da auditoria. Eles integram um processo organizado de registro de evidências de auditoria através de informações.

2 – Quais são as finalidades do papel de trabalho?

As finalidades são apresentar na justiça as evidências do trabalho realizado, caso seja movido uma ação contra auditor e a defesa da conduta ético-profissional do auditor e da firma de auditoria junto a sua entidade de classe.  Eles também fornecem evidência do embasamento do auditor para uma conclusão quanto ao cumprimento do objetivo da Auditoria; e evidência de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas de auditoria e exigências legais e regulamentares aplicáveis.

3 – Quais os pontos essenciais que devem ser observados nos papéis de trabalho?

Concisão: devem ser claros, de forma que todos entendam sem necessidade de explicações da pessoa que os elaborou;

Objetividade: com        objetivos        claros,        de        forma        que        se        entenda aonde o auditor quer chegar;

Limpeza: os papéis devem estar limpos, de maneira a não prejudicar o seu entendimento.

Lógica        : os        papéis        devem         ser        elaborados        de        forma        lógica        de raciocínio, na sequência natural do objetivo a ser atingido;

Completude: conter todas as informações julgadas necessárias para fundamentar a opinião do auditor, quando da realização do  relatório e parecer

4 – Cite exemplos de papéis de trabalho.

Informações sobre a estrutura organizacional e legal da entidade, cópias de contratos e atas, evidências do processo de planejamento, avaliação dos riscos e conclusões do auditor, análises de transações e índices, cópias das demonstrações contábeis, etc. Existem certos tipos, que podem ser: análise de contas, balancetes, lançamentos de acertos, entre outras.

5 – Quais são as características básicas dos papéis de trabalho?

Devem ser completos, cada folha deve ter sua utilidade e ser esclarecedoras por si mesma; devem também ser cuidadosamente controlado por referências cruzadas; cada folha deve ter um cabeçalho completo contendo informações da empresa e descrição dos itens; cada folha deve ser rubricada ou assinadas pelos auditores, com data e ela também deve ser legível.

6 - Papéis de trabalho são os documentos que constituem o suporte de todo o trabalho desenvolvido pelo auditor relacionados a auditoria, contendo o registro das informações utilizadas, das verificações a que procedeu e das conclusões a que chegou, incluindo a fundamentação e o alcance do planejamento, do trabalho executado e das constatações da auditoria. Sobre os papéis de trabalho, analise as seguintes assertivas.

Os papéis de trabalho não podem ser confundidos com simples cópias de documentos. É necessário que sobre as cópias existam observações, anotações, demonstrações, vistos e o que mais couber para sua correlação com o relatório e pronta localização nos arquivos para serem considerados papéis de trabalho.

( X ) Certo

(  ) Errado

7 - Papéis de trabalho (ou documentação de auditoria) são os documentos que suportam o trabalho de auditoria, contendo o registro das informações utilizadas pelos auditores internos governamentais, das verificações realizadas e das conclusões a que chegaram.

Sobre os papéis de trabalho em auditoria, assinale a alternativa incorreta.

a) Devem ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciar a compreensão do planejamento, da natureza e da extensão do trabalho, bem como para suportar as conclusões alcançadas.

b) Têm objetivo de auxiliar no planejamento, na execução e na supervisão dos trabalhos de auditoria.

c) Facilitam revisões por parte de terceiros.

d) Somente podem ser preparados pelo auditor.

8 - Segundo Almeida (2010), os papéis de trabalho podem ser classificados, quanto à sua natureza, em correntes e em permanentes. Assinale o tipo de papel de trabalho considerado como corrente:

a) composição da estrutura organizacional.

b) balanço patrimonial da entidade.

c) extrato bancário.

d) planos e metas de longo prazo.

e) Manual de procedimentos da entidade.

9 - No que tange aos papéis de trabalho, julgue os itens subsequentes.

Os papéis de trabalho podem se dividir em duas partes: pasta de papéis permanentes e pasta de papéis em curso. Dados históricos, contábeis, contratuais e de controle interno são exemplos de pasta de papéis em curso.

(  ) Certo

( X ) Errado

10 - De acordo com Marcelo Cavalcanti Almeida, os papéis de trabalho representam o registro de todas as ocorrências obtidas ao longo da execução do serviço de auditoria (ALMEIDA, 2017). Acerca do tema, assinale a alternativa correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com