TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Princípios Fundamentais da Contabilidade

Por:   •  27/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE

INTRODUÇÃO

A contabilidade é uma ciência, e como tal possue princípios que a norteia. Os Princípios Fundamentais da Contabilidade foram estabelecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), através da Resolução CFC 750/93, e mais tarde foi atualizado e melhor explicado pela da Resolução CFC 1.282/10.

Segundo Sérgio Iudícibus e José Carlos Marion (2002, p. 89), os Princípios Fundamentais de Contabilidade são os conceitos básicos que constituem o núcleo essencial que deve guiar a profissão na consecução dos objetivos da contabilidade, que consiste em apresentar informação estruturada para os usuários.

O principal objetivo da adoção dos Princípios de Contabilidade é tornar as informações contábeis divulgadas uniformes, confiáveis e úteis para os usuários internos e externos. O segundo objetivo principal é o processo de harmonização. Com todos os contadores trabalhando sob as mesmas regras, todas as demonstrações contábeis estarão sendo elaboradas dentro do mesmo arcabouço teórico e regulatório e poderão ser entendidas por todos os usuários, independente da empresa que apresente suas demonstrações contábeis. (PADOVEZE, 2012, p. 101).

Antes da Resolução CFC 1.282/10, os princípios eram chamados de Princípios Fundamentais da Contabilidade, com a mudança, passam a ser tratados como Princípios de Contabilidade. Também, antes das alterações possuíam 7 (sete) princípios de Contabilidade. Com a mudança, restaram somente 6 (seis). O princípio da atualização monetária foi incorporado ao princípio do registro pelo valor original, uma vez que aquele foi considerado uma variação desse último.

De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, em seu Art. 3º da Resolução CFC 750/93, atualizada pela Resolução CFC 1.282/10, os Princípios de Contabilidade são:

I) o da Entidade;

II) o da Continuidade;

III) o da Oportunidade;

IV) o do Registro pelo Valor Original;

V) o da Atualização Monetária;

VI) o da Competência; e

VII) o da Prudência.

PRINCÍPIO DA ENTIDADE

Define o patrimônio como objeto da Contabilidade, afirmando a autonomia patrimonial. Com isso, enfatiza a necessidade de separação do patrimônio dos sócios ou proprietários do patrimônio da entidade. O patrimônio da entidade jamais pode se confudir com aqueles de seus sócios ou proprietários.

A contabilidade de uma empresa não deve se misturar com a de sócios.Portanto, a empresa deve registrar somente fatos que se refiram a seu patrimônio. Por exemplo, não deve registrar com despesa da empresa a conta de telefone particular do sócio.

O PATRIMÔNIO pertence à ENTIDADE, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econômico contábil. (Parágrafo único, art. 4°, Resolução CFC 750/93).

Exemplificando, o patrimônio (dinheiro do sócio investido) pertence a entidade e seu patrimônio não se mistura, se a recíproca não é verdadeira, o sócio não tem o direito de misturar o patrimônio da entidade com o seu.

PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE

O Princípio da Continuidade considera que a entidade continuará em operação por tempo indeterminado e que esta condição deve ser levada em consideração quando da classificação e avaliação das variações patrimoniais.

A Contabilidade atua pressupondo que a empresa não será instinta, portanto terá continuidade e mesmo diante do fim da mesma, do encerramento da continuidade a contabilidade assume esta postura prevendo seu encerramento e suas perdas.

Exemplificando: quando uma instituição é criada, se considera como de duração Ilimitada. Se ela conseguir se manter nesta forma temos o princípio da continuidade aplicado, pois haverá contabilidade enquanto existir a empresa. O mesmo raciocínio é aplicado para empresas de temporada. Uma empresa abre pra funcionar apenas nos 3 meses do verão. Ela está definindo sua continuidade (3 meses), logo só haverá contabilidade neste período. Quando da falência também tem-se o princípío aplicado. Assim que a empresa é fechada encerra-se a contabilidade, demonstrando que, com o fim do uso do princípio da continuidade, não há mais atividade contábil na mesma.

PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE

O Princípio da Oportunidade diz respeito à tempestividade e à integridade dos registros patrimoniais. A aplicação desse princípio assegura a confiabilidade das informações relativas ao patrimônio da entidade em determinado período.

Refere-se ao momento em que devem ser registradas as variações patrimoniais. Por exemplo, as provisões para férias e 13º salário são feitas mensalmentemesmo sendo registrados como despesas futuras.

PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL

O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com